A convenção do MDB, que aconteceu de forma virtual nesta quarta-feira (27), oficializou a candidatura da senadora Simone Tebet (MS) à Presidência da República. Ela é a primeira candidata mulher à Presidência pela sigla.
“É uma alegria muito grande estar aqui neste dia ao lado de partidos tão democráticos”, afirmou Simone. “Em 2020, o Brasil viu o MDB continuar sendo a maior força política partidária deste país. Agora, temos condições de nos tornar gigantes. Estamos preparados para chegar ao segundo turno das eleições com o PSDB e o Cidadania.”
O evento começou com a apresentação do presidente do Diretório Nacional do MDB, o deputado Baleia Rossi. “Estamos aqui para provar que lugar de mulher é onde ela quiser”, disse Rossi.
De acordo com a senadora, os ideais democráticos do Brasil estão abalados pelo discurso de ódio do “nós contra eles”. Para ela, somente o MDB está preparado para unir o Brasil novamente. “Será o nosso amor e a nossa coragem que vão fazer o Brasil ter, pela primeira vez em sua história, condições de garantir igualdade e oportunidade para todos”, explicou.
Já Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, disse que “Simone representa todos nós neste momento em que o país luta pela democracia. Ela é a mulher que vai carregar essa esperança.”
O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, disse que este evento é histórico. “Hoje, não temos ditadura no Brasil. Contudo, existe uma democracia contestada pela Presidência da República”, afirmou. “Simone é uma das mulheres que vêm me surpreendendo a todo o momento. Vamos estar juntos, a partir de 2023, governando este país.”
Participaram ainda do início da convenção emedebista, o ex-presidente Michel Temer, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e outros integrantes e representantes da sigla.
Durante uma convenção na sede do PSDB, em Brasília, a federação PSDB-Cidadania oficializou o apoio à senadora. A decisão foi tomada por unanimidade em convenção do colegiado nacional, com 19 votantes, nesta quarta-feira (27). O evento ocorreu em formato virtual e presencial, em que a senadora participou on-line. O vice de Simone ainda não foi divulgado.