Da Redação
Alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Professora Salvelina Ferreira da Silva receberam, nesta quinta-feira (04), a visita de um dos idealizadores do projeto ‘Esporte Para Além das Fronteiras’, Rogério “Minotouro” Nogueira. A presença do ex-lutador de MMA marca o quarto mês de implementação do projeto na Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL). O projeto atende cerca de 500 crianças, com idade entre 7 e 14 anos, nas Emeb Professora Salvelina Ferreira da Silva e Abdala José de Almeida.
Presente no evento, o vice-prefeito de Várzea Grande, José Hazama, contou que nasceu e cresceu na região e, por isso, ficou ainda mais contente em poder ver esse e outros projetos sendo desenvolvidos na cidade. “Além de emocionante, é gratificante saber que o prefeito Kalil e sua gestão estão no caminho certo. Por meio da SMECEL, estamos dando continuidade aos projetos da Educação e desenvolvendo iniciativas importantes como essa”, disse e parabenizou o trabalho dos servidores envolvidos.
Em seu discurso, Rogério Minotouro agradeceu ao prefeito Kalil Baracat e ao secretário Silvio Fidélis por acreditarem no projeto e disse que ficou feliz em ver a adesão de tantas crianças após poucos meses. “Nosso objetivo é formar faixas-pretas na vida. Queremos que as crianças estudem, participem do projeto e que sejam reconhecidas na rua pelo exemplo, pelos valores que ensinamos e queremos que elas sigam” disse.
O ‘Esporte para Além das Fronteiras’ foi desenvolvido pelos Irmãos Nogueira em parceria com a editora Escola da Inteligência e envolve, além da prática de artes marciais, uma metodologia pedagógica para reforçar os valores ensinados nas artes marciais.
O professor Nelson Amorim, coordenador do projeto, explica ainda que as aulas são desenvolvidas com momentos de reflexão e de atividade física. “Sempre no início das aulas temos o momento do mestre, em que o sensei conversa com as crianças por 10 minutos sobre os valores do faixa-preta, orienta eles sobre os valores, trabalhando um deles por mês. Depois eles têm as atividades de treino mesmo e, ao final da aula, repetem o juramento do faixa-preta”, concluiu.
Durante a visita, Minotouro falou com os alunos e fez um pequeno treino com os participantes do projeto. Ao final, assistiu a uma apresentação do Coral Salvelina Ferreira da Silva.