Na reta final do planejamento da segurança para as Eleições 2022, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) aprovou o plano operacional para utilização de drones na véspera, dia do pleito e após a votação. O assunto foi tratado nesta segunda-feira (19), na penúltima reunião ordinária do GGI, realizada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
O coordenador de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), tenente-coronel PM Miguel Augusto Alves de Amorim, afirmou que a utilização de drone é recente no âmbito da segurança pública. “Buscamos, no primeiro momento, providenciar o aparato legal que a atividade exige, depois fizemos um treinamento dos profissionais que vão pilotar os equipamentos. As equipes da Polícia Militar irão atuar em pontos pré-determinados e em outros, de acordo com a necessidade”.
O plano da PM-MT prevê a distribuição de equipamentos de forma a contemplar todo o estado de Mato Grosso, seguindo a organização da Sesp-MT, que está dividida em 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP’s). A atuação ocorrerá em parceria com a Polícia Federal (PF).