Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, realiza nesta quinta-feira (29), a partir das 8h30, a 4ª Edição do Mutirão Pop Rua. A ação, que tem como objetivo oferecer uma diversidade de serviços essenciais e de cidadania, acontecerá no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). O mutirão seguirá até às 15 horas.
Na última edição, realizada no mês de maio deste ano, foram atendidas em média 428 pessoas. Os serviços mais procurados foram, ‘Cabide Solidário’, Saúde Bucal, Oftalmologia, Sine, Consultório na Rua, Serviços de Beleza (cortes de cabelo), ações da Defensoria Pública, Atendimento em saúde, entre outros. Ainda foram contabilizados pedidos para emissão de segunda via de documentos, Higiene pessoal, Podologia, Cadastro Único, dentre outras demandas.
Nessa edição, serão ofertados os mesmos serviços, além de encaminhamentos de emprego e cadastros para cursos de qualificação; cadastramentos para acesso aos programas sociais; referenciamento para as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras; Serviços de Saúde (aferição de pressão, teste glicêmico, Teste rápido de HIV, distribuição de preservativos); doação de sangue; Atendimento odontológico com distribuição de kits de escovação; cortes de cabelo; cabide solidário; Serviços do Cartório do 3º Ofício, dentre outros.
No projeto Cabide Solidário, cada pessoa terá o direito de escolher duas peças de vestuário de sua preferência. “Realizamos esses eventos de mobilização popular, a fim de reunir num mesmo espaço, serviços nas mais diferentes áreas, a fim de proporcionar mais qualidade de vida e dignidade à essa população. Essa é uma característica da gestão, que tem o trabalho pautado na humanização dos atendimentos. A meta é atender um número cada vez maior de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.