Da Redação
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) enviou nesta segunda-feira (3) um requerimento para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra os métodos de apuração das pesquisas eleitorais dos principais institutos brasileiros. Ele defende investigar o sistema e os modelos adotados na realização dos levantamentos.
“A gente precisa discutir e ver o que está acontecendo. Precisamos intimar esses proprietários, sabatinar os técnicos, investigar a fundo”, disse o senador, em entrevista nesta terça-feira (4), ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan.
Segundo o parlamentar, a comissão seria necessária para “aferir as causas das expressivas discrepâncias entre as referências prognósticas, principalmente de curtíssimo prazo, e os resultados apurados”.
Houve erros grosseiros, como os mais de 10 pontos porcentuais em relação ao que apontavam as pesquisas na véspera da eleição e o resultado das urnas no domingo (2), em desfavor do presidente Jair Bolsonaro (PL). A diferença foi de 5 pontos: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou com 48% e Bolsonaro com 43%. Também houve erros significativos para os cargos de governador e senador em vários Estados.