Bolsonaro e o Combustível | MUVUCA POPULAR

Quarta-feira, 08 de Abril de 2020

ARTIGOS Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2020, 11h:42 | - A | + A




Faissal Calil

Bolsonaro e o Combustível

A situação é antiga. Já há quatro séculos antes de Cristo, Lao Tsé reclamava: “As pessoas estão morrendo de fome porque são esmagadas pelo Estado com seus impostos.”.
A história renasce. O preço do combustível impacta o poder aquisitivo e, em consequência, restringe a circulação da moeda no comércio local e compromete as iniciativas de investimento. Ou seja, cria obstáculos para outras fontes de arrecadação, além de baixar o nível de vida de cada um.
O desafio do presidente Bolsonaro, lançado em 5 de fevereiro, não deve ser descartado. Acredito na negociação. O cidadão está revoltado com a alta carga tributária que é paga sem o devido retorno. E, sem dúvida alguma, qualquer elevação no preço do combustível incorpora um efeito cascata nefasto.
A proposta é o diálogo. Há espaço para atender o indicado por Bolsonaro: “O que eu quero é que o ICMS seja cobrado lá na refinaria, e não na bomba.”.
Caso a contrapartida federal seja insuficiente, causando instabilidade econômica no âmbito estadual, os poderes têm que caminhar juntos para discutir alternativas de como atravessar os momentos de crise. Afinal, o problema é do Estado, não do Executivo.
Sendo assim, os poderes e órgãos que recebem duodécimos têm que participar da redução da máquina pública, compartilhando as dificuldades.
Deixo à reflexão o alerta de Dante Aliguieri : “No inferno os lugares mais quentes estão reservados àqueles que escolheram a passividade em momentos de crise.”.

 

Do deputado Faissal

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Campanha “Vem Ser Mais Solidário”
Impacto do coronavírus
União contra o Covid-19
Governo concedeu feriado prolongado
Servidores 'encheram o saco' sobre consignados

Últimas Notícias
07.04.2020 - 21:48
07.04.2020 - 21:15
07.04.2020 - 20:33
07.04.2020 - 19:45
07.04.2020 - 19:21


Carlos Fávaro (PSD)

Coronel Rúbia (Patriota)

Elizeu Nascimento (DC)

Gisela Simona (Pros)

José Medeiros (Podemos)

Júlio Campos (DEM)

Nilson Leitão (PSDB)

Otaviano Piveta (PDT)

Procurador Mauro (PSOL)

Reinaldo Morais (PSC)

Valdir Barranco (PT)

(Nenhum deles)

Feliciano Azuaga



Informe Publicitário