Caiubi Kuhn | MUVUCA POPULAR

Sábado, 24 de Agosto de 2019

ARTIGOS Terça-feira, 09 de Julho de 2019, 11h:30 | - A | + A




Somos poeira de estrelas

Caiubi Kuhn

CAIUBI.jpg

 

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. Isso pois há 150 anos atrás o cientista russo Dmitri Mendelee criou o sistema atual de organização dos elementos químicos. Mas você sabe como surgiram e como surgem os elementos químicos?

Tudo começou com o big bang. Por volta de 13,7 bilhões de anos atrás surgiram os três primeiros elementos químicos após a grande explosão, sendo eles hidrogênio, parte do hélio e do lítio existente no universo. Além destes três são encontrados naturalmente na natureza outros 91 elementos químicos. Todos esses outros elementos foram formados a partir de um processo chamado de núcleo síntese dentro de alguma estrela no universo. Neste processo os núcleos de dois ou mais átomos são somados dando origem a um novo elemento químico.

O universo é composto por diferentes tipos de estrelas, como anãs amarelas (igual o sol), anãs Marrons, anãs vermelhas, estrelas de nêutrons, gigantes azuis, gigantes vermelhas, estrelas supergigantes entre outras. A evolução de uma estrela depende de sua massa e temperatura, e dentro de cada uma delas conforme o tipo de estrela, são formados determinados elementos químicos.

“No ano internacional da tabela periódica precisamos lembrar o quanto a ciência e os elementos químicos são importantes na nossa vida”

O Sol, nossa estrela, possui a mesma idade que a Terra, se formou a 4,6 bilhões de anos quando o universo já possuia mais de 8,1 bilhões de anos. Nossa estrela e todos os planetas do nosso sistema solar surgiram a partir da explosão de uma estrela maior que deu origem a uma supernova. Em nosso planeta existem elementos químicos que se formaram dentro de diferentes tipos de estrelas, e para quem tiver curiosidade de saber qual elemento químico se forma em cada tipo de estrela, na internet pode ser encontrado facilmente uma tabela periódica que diz em qual tipo de estrela cada elemento é formado.

Mas falando um pouco mais sobre o sol e o núcleo síntese, atualmente nossa estrela transforma átomos de hidrogênio em átomos de hélio, processo esse que libera a energia que aquece nosso planeta. Daqui a aproximadamente 5 bilhões de anos, o sol irá se transformar em uma gigante vermelha, nesta fase o Sol irá aumentar seu tamanho e também irá começar a formar outros elementos químicos em seu interior.

Então quando você escuta por aí que nós somos poeiras de estrelas, é verdade. O nosso corpo utiliza diversos elementos químicos, sendo os principais o hidrogênio, carbono, nitrogênio, oxigênio e fosforo, mas além desses outros 20 elementos são encontrados no nosso interior e outros 21 deles são usados de forma medicinal. Ou seja, boa parte da tabela periódica está em nós. E o que não usamos no nosso corpo, é utilizado no nosso dia a dia nos mais diversos utensílios tecnológicos da sociedade moderna.

No ano internacional da tabela periódica precisamos lembrar o quanto a ciência e os elementos químicos são importantes na nossa vida.

Caiubi Kuhn é geólogo, especialista em Gestão Pública e mestre em Geociências pela UFMT.      

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(1) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

lima - 09-07-2019 13:49:56

Mumu, cita ou comente para nós, o que o Pavão tem espalhado por ai? Não tem coragem?? Não é imparcial para isso? KKKK. Ele jogou bosta na cara dos sodomitas, pederastas e afins. Que coisa. Eu já supunha que Aerowilys, fazia tudo por grana. Não a esse ponto!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!

Responder

0
0


1 comentários