Christian Aguilera | MUVUCA POPULAR

Quarta-feira, 08 de Abril de 2020

ARTIGOS Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2020, 12h:05 | - A | + A




O que é Universidade Corporativa?

Christian Aguilera

Universidade Corporativa é uma instituição de ensino vinculada a empresas públicas ou privadas. Também conhecida como Universidade Empresarial, a Universidade Corporativa pode oferecer treinamentos a colaboradores a partir de cursos técnicos ou de graduação a nível superior. A UC é considerada como o campo de atuação da Pedagogia Empresarial.

 

O objetivo da Universidade Corporativa é oferecer cursos específicos para funcionários de uma empresa. Deste modo, é possível que uma empresa crie cursos e treinamentos com alto nível de personalização para refletir as políticas, estratégias e objetivos empresariais.

 

 

O custo de um treinamento de uma Universidade Corporativa, por sua vez, é menor do que o de um curso normal. Organizar um treinamento interno, com foco nas diretrizes da empresa, elimina alguns investimentos externos e tem uma eficácia melhor, além de oferecer agilidade na absorção de aprendizagem e formação do pessoal envolvido.

 

De um modo geral, podemos dizer que a educação corporativa é um modelo mais moderno de uma tradicional área de treinamento e desenvolvimento. Ela tem como objetivo conectar as principais estratégias do negócio.

 

Universidade Corporativa x Universidade Tradicional

Se você não sabe o que é Universidade Corporativa pode ser mais fácil entender a partir da comparação com uma universidade acadêmica tradicional. Neste caso, a Universidade Corporativa difere no sentido de possuir características e funções próprias e específicas que na tradicional não existem.

 

Neste caso, os cursos e treinamentos da UC tem objetivos de aprendizagem muito bem definidos, onde estão ligados aos objetivos, interesses e estratégias empresariais ao promover a formação dos seus funcionários. Essa é a grande diferença.

A UC tem uma conexão com as competências da organização, pode ser dividida em escolas ou academias, trazendo modelos de educação continuada. Ou seja, de acordo com o momento de cada funcionário dentro da organização.

 

Enquanto treinamentos tradicionais são desenvolvidos em aulas específicas, a UC tem um conceito mais amplo. Dificilmente um treinamento vai alcançar o mesmo desenvolvimento e, até mesmo, engajamento de uma UC.

 

Além disso, as Universidades Corporativas têm como foco desenvolver e elaborar conteúdos, materiais e programas exclusivos para atender diretamente as aspirações, objetivos e estratégias da empresa.

 

Logo, enquanto o departamento de treinamento e desenvolvimento está preocupado em evoluir e desenvolver competências, atitudes e habilidades relacionadas a possíveis problemas existentes em uma organização, a Universidade Corporativa trabalha de forma mais direcionada e assertiva de acordo com o seu próprio universo empresarial.

 

Vantagens da Universidade Corporativa

Em um cenário econômico onde a concorrência se mostra cada vez mais competitiva, faz-se necessário adquirir vantagens competitivas em relação a outros players no mercado. Uma das maneiras mais eficientes para isso é trabalhar o comprometimento da empresa com o desenvolvimento dos seus funcionários.

 

Muitos profissionais de Recursos Humanos já perceberam isso. Cada vez mais eles vem se dedicando a implementar novos processos empresariais e a educação corporativa se mostra como um fator de extrema importância para a valorização do capital intelectual nesse processo.

 

A Universidade Corporativa, por sua vez, surgiu como forma de contribuir para a formação e retenção de profissionais, onde o mesmo se desenvolve, é educado e valorizado por isso. A UC se mostra como uma resposta das empresas aos desafios dos profissionais envolvidos em seus respectivos negócios.

 

Ainda sobre as vantagens da Universidade Corporativa, podemos citar também: possuem uma estrutura completa de aprendizagem, foco em gestão de resultados, desenvolvimento de competências, cultura empresarial e trilhas de aprendizagem.

 

A Universidade Corporativa no Brasil

O conceito de Universidade Corporativa surgiu em 1950 nos EUA e só chegou ao Brasil décadas depois, no início dos anos 90, aproximadamente. A AmBev foi uma das pioneiras, ao implementar o modelo UC em 1995. E, de lá para cá, muitas outras empresas começaram a desenvolver projetos nessa área.

 

O investimento em capacitação no Brasil ainda é baixo. Segundo a ABTD, Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, são gastas 22 horas por ano em treinamentos. Esse número é 38% inferior aos de treinamentos em países desenvolvidos.

 

Atualmente o Brasil conta mais de 150 Universidades Corporativas. Grandes empresas como Coca-Cola, Natura, Accor e Sadia possuem escolas. E, além de empresas particulares, órgãos públicos também investem nessa modalidade, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

 

Um dos maiores exemplo de UC é a Universidade do Hambúrguer, pertencente ao Mcdonald's, empresa norte americana. Ao todo, são sete unidades espalhadas pelo no mundo. Em solo brasileiro foi inaugurada em 1996 e atende a mais de dez países da América Latina.

 

Como trabalhar a Universidade Corporativa em uma empresa

A grande maioria dos cursos e treinamentos oferecidos a partir de uma Universidade Corporativa se dá em ambiente virtual. O ideal, nesse caso, é procurar no mercado uma solução de ensino a distância que contemple todas as funcionalidades e recursos necessários para o bom funcionamento da sua UC.

 

A Universidade Corporativa é um recurso considerado extremamente eficiente para o alcance de objetivos e metas empresariais. Se você é um profissional de Recursos Humanos e está buscando trabalhar a educação corporativa de forma eficiente em sua empresa, considere a criação de uma UC. A partir de uma plataforma EAD, é possível desenvolver colaboradores com foco em resultados práticos. A HeroSpark, por exemplo, é uma plataforma de empreendedorismo digital, que oferece diversas opções para trabalhar de forma eficiente a Universidade Corporativa de sua empresa.

 

*Christian Aguilera é Inbound Marketing na HeroSpark , plataforma de empreendedorismo digital. 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Enfrentamento contra coronavírus
Unanimidade
Campanha “Vem Ser Mais Solidário”
Impacto do coronavírus
União contra o Covid-19

Últimas Notícias
08.04.2020 - 12:00
08.04.2020 - 10:12
08.04.2020 - 10:00
08.04.2020 - 09:24
08.04.2020 - 08:06


Carlos Fávaro (PSD)

Coronel Rúbia (Patriota)

Elizeu Nascimento (DC)

Gisela Simona (Pros)

José Medeiros (Podemos)

Júlio Campos (DEM)

Nilson Leitão (PSDB)

Otaviano Piveta (PDT)

Procurador Mauro (PSOL)

Reinaldo Morais (PSC)

Valdir Barranco (PT)

(Nenhum deles)

Feliciano Azuaga



Informe Publicitário