05 de Agosto de 2021

Da informação ao conhecimento | MUVUCA POPULAR

 

ARTIGOS Segunda-feira, 14 de Junho de 2021, 10h:20 A | A

Da informação ao conhecimento

Da informação ao conhecimento

 

A era do conhecimento não está materializada apenas nos modernos aparelhos de smartphones, ela se concretiza justamente no abstrato, na tecnologia e na hiperconectividade das pessoas. A possibilidade de acessar e compartilhar dados o tempo todo e em quase todo lugar é a grande chave para superar as barreiras ainda existentes e experimentar modelos mais eficientes, sejam de processos, de produção ou de vida. Voltando na história, a civilização é marcada por suas revoluções.

A primeira delas, a agrícola, foi justamente a que viabilizou a sistematização do cultivo de plantas e criação de animais colando fim ao meio de vida nômade. É o surgimento das primeiras sociedades. Com o tempo, a revolução industrial chega marcando a produção em massa a partir do uso de máquinas, o que também garantiu o aprimoramento das técnicas agropecuária, permitindo assim aumentar a escala de produção de alimentos e intensificar o processo de urbanização da sociedade.

Por fim, veio a revolução digital, e com ela a integração em rede das pessoas e das máquinas permitindo que as informações sejam compartilhadas sem limitações geográficas, sociais ou temporais. E esta revolução tem reverberado, mais uma vez, lá no campo. Recentemente foi lançado o Observatório da Agropecuária Brasileira, um portal que disponibiliza a integração, a gestão e o acesso às informações estratégicas para o setor. É uma multiplataforma desenvolvida a partir de dados estatísticos e geoespaciais que poderão ser utilizados por pesquisadores, investidores, produtores rurais, indústrias e consumidores de todo o mundo.

É uma revolução. Todas essas informações disponíveis agora precisam ser transformadas em conhecimento. A partir deste banco de dados, o setor produtivo poderá planejar de forma muito mais assertiva seus investimentos, reduzindo os riscos e melhorando os resultados. Assim, o setor pode utilizar as informações na construção de estratégias. Em meio à tanta inovação, o grande desafio é transformar este volume de informação em conhecimento. O campo e a cidade precisam estar conectados para que a era digital seja de fato uma revolução para melhorar a civilização moderna.   

Luciano Vacari é gestor de agronegócios e diretor da Neo Agro Consultoria.  


COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários





Denuncie no muvuca popular

Email: redacaomuvuca@gmail.com / Tel: - (65) 3359-0112 - Whats: (65) 9.8167-8899

Edifício Helbor Dual, Sala 1314, cuiabá / MT 78048250

Todos os Direitos Reservados - Muvuca Popular - 2021