Ufa!... Já Sei | MUVUCA POPULAR

Quinta-feira, 01 de Outubro de 2020

ARTIGOS Terça-feira, 04 de Agosto de 2020, 21h:16 | - A | + A




Ufa!... Já Sei

Ufa!... Já Sei

Vive-se hoje um “bum” das especialidades. Especialidades várias, para todos os gostos e serventias, decantadas em prosa e verso, com os especialistas de um tudo sendo divulgados pelas redes sociais. “Isto é bom” – diria alguém, com olhar jovial, sem ter chegado à adolescência. “Mais do que bom” – outro, de igual idade, trataria de corrigir aquele.  “Viva a época do marketing” – completaria a adolescente. “Uau!...” – balbuciaria o descolado, com piercings no nariz, orelhas e no lábio inferior. “A democracia é mesmo maravilhosa!” – observaria o de meia-idade. “É à força da liberdade de expressão” – acrescentaria a esposa, aparentando-se mais nova que o esposo. “Não se pode impedir a opinião” – tratou-se, logo, de acrescentar o de terceira idade. “Sufocá-la é autoritarismo, é ditadura” – concluiu-se o idoso. Grupo bastante eclético. Antenados aos acontecimentos, às tendências do momento vivido e defensores, pelo que pareciam ser do livre-alvedrio.  

Tripé importante. Bem mais do que se possa imaginar, e em especial quando se percebe a aproximação de pequenas nuvens de sombras, ameaçadoras tanto para o pássaro e o que ele simboliza com suas asas a desafiarem o vento e a navegarem em águas feitas de ar, como para o canteiro e o que nele foi plantado, pois, sobre eles, despejam insetos e pulgões, sugadores e transmissores de vírus para o sorgo, causando-lhe dano direto quando da sucção de seiva, e na transmissão de viroses com potencial na redução da produção ou mesmo a morte de plantas jovens. Daí a necessidade de se matar as pragas ou de se munir de instrumentos para impedi-las de aparecerem, sem se descuidar das sementes, que irão aflorar, tão logo venham romper com o ventre que a fizera germinar, e, uma vez transformada em planta viçosa, começa a florir. O que não deixa de ser um processo. Processo que se inicia lá atrás, no plantio, prossegue na fase de crescimento, e vai, nessa toada, até o fechamento do ciclo.

Nem toda planta, contudo, é um sorgo. Ainda que uma porção de outros, também são cereais, e ricos em propriedades nutricionais. Mas sorgo é sorgo, e jamais poderia ser trigo, cevada, painço, centeio, arroz, etc. E estes todos, cereais de verdade, jamais poderão ser confundidos com grãos, também ricos em nutrientes, a exemplo da soja e da lentilha. Do mesmo modo não se pode, nem deve confundir os grãos com as sementes (linhaça, chia, abóbora, girassol, etc.). Cada qual é cada qual. Detalhe relevante, porém deixado de lado pelo grupo eclético, mencionado no início deste texto.

A liberdade de opinião, de se expressar, que é democrático e deve ser preservada e garantida, não faz de qualquer pessoa um especialista nas mais variadas especialidades, como parecem levar a crer as redes sociais, cujas ondas veem carregadas de “críticas” a estudiosos, de fato. Outro dia, inclusive, um cientista de renome mundial, foi demitido do posto de comando do INPE, simplesmente porque o presidente da República não gostou dos dados científicos apresentados; o ministro da saúde, que nada entende de medicina ou de saúde pública, ignorou as recomendações do comitê sanitário do próprio ministério. Seguiram-nos religiosamente muitos dos internautas. Propagandeiam remédios, sem jamais terem estado por um só instante pela sala de aula da Faculdade de Medicina. Ano passado, eles refutaram livros do patrono da educação do país, embora, sequer, tivessem lidos um único parágrafo de apenas um deles. Rejeitam qualquer voz que lhes soa diferente aos ouvidos. Rejeitam os fatos que contrariam suas “verdades”, e abraçam o negacionismo como se esta fosse uma seita a ser cegamente seguida, e a seguem, e ai de quem os contesta. Ainda assim se dizem defensores da liberdade de expressão, e, por conta disso, sentem no direito de opinar sobre quaisquer coisas, mesmo que nada saibam a respeito. Especializar-se, obviamente, demanda dedicação, estudos e pesquisas sobre uma área do saber. Mesmo assim, sujeitos a erros. É isto.

Lourembergue Alves é professor universitário e analista político. E-mail: lou.alves@uol.com.br.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Saúde em 1º lugar
Corona nas eleições
Distribuição de absorventes 
Lucas do Rio Verde
Atingidos pelo fogo

Últimas Notícias
01.10.2020 - 15:05
01.10.2020 - 14:15
01.10.2020 - 14:07
01.10.2020 - 14:03
01.10.2020 - 13:49


Muvuca (PL)

Adevair Cabral (PTB)

Chico 2000 (PL)

Misael Galvão (PTB)

Ricardo Lobo (PL)

Aladir (PL)

Sargento Joelson (SD)

Juca do Guaraná (MDB)

Luluca Ribeiro (MDB)

Macrean

Ralf Leite (MDB)

Renivaldo Nascimento

Toninho de Souza

Edna Sampaio (PT)

Robson Cireia (PT)

Ricardo Saad

Oseas Machado (MDB)

Rogério Varanda

Alex Ribeiro (PP)

Maurélio (PSDB)

Dudu Santos

Marcelo Bussiki

Vinícyus Clovito

Diego Guimarães

Mário Nadaf

Marcos Veloso

Gisele Almeida

Orival do Farmácia

Wilson Kero-Kero

Dr. Xavier

Justino Malheiros

Zidiel Coutinho

Sargento Vidal

Dídimo Vovô

Clebinho Borges

Júlio da Power

Jamilson Moura

Emídio de Souza (PSL)

Adalberto Cavalcanti

Ricardinho

Kako do CPA

Dilemário Alencar

Max Campos (PSB)

Cezinha Nascimento

Edienes Hadassa

Dr Luiz Fernando

PF Rafael Ranalli

Gabriel Henrique

Itamar Jefferson (PL)

Cristiano Paraqueda

Sebastião Moraes

Daniel

Justino Campos

Rafael "Faré"

Darley Gonçalves

Osmar Rodrigues "Chefinho"

Elenir Pereira

Prof.instrutor Joaquim Neto

Diogo Fernandes

Ade Silva

Sargento Ozeni

Dito Paulo

Paulo Macedo

Luiz BA

Professor Frankes

Paulo da VGDI

Valdemir MM

Weto Salgado

Dr. Daúde

Bob Medina

Wagner Vinícius

Luis Carlos

Carlos Henrique do Correio

Adv Cris

Elenir Pereira

Zé Carlos

Luis Cláudio

Huelton Souza

Rosenil Luiz (Canelinha de pacu) (PL)

Sargento Ozeni

Luiz Poção (PL)

Edilson Odilon (PL)

Paulinho CPA

Germânio Araújo

Chico do Leblon

Delegado Garcia

Renato Anselmo

Cleber Adôrno

Doidinhoducorte

Neno do Pascoal Ramos

Prof. Jorginho



Informe Publicitário