31 de Julho de 2021

“Lawfare contra negros e antirracistas”, diz Silvio Almeida sobre ação da DPU contra Magazine Luiza | MUVUCA POPULAR

 

BRASIL Terça-feira, 06 de Outubro de 2020, 15h:29 A | A

Magazine Luiza

“Lawfare contra negros e antirracistas”, diz Silvio Almeida sobre ação da DPU contra Magazine Luiza

WhatsApp Image 2020-10-06 at 15.30.44.jpeg

 

O advogado e filósofo Silvio Almeida, autor do livro “Racismo Estrutural”, foi às redes sociais nesta terça-feira (6) para repudiar a ação da Defensoria Pública da União (DPU) contra o programa de contratação de trainees negros da Magazine Luiza. Para ele, trata-se de um “lawfare” contra a população negra.

“É uma reconfiguração do lawfare contra a população negra e aqueles que se colocam em posição antirracista. É uma tentativa de tomar o poder subvertendo a finalidade das instituições. Vemos o mesmo no MP, na Magistratura e nas Polícias. É o direito contra a democracia”, escreveu no Twitter.

Para ele, a peça está desconectada dos “debates jurídicos”, mas nem por isso deixa de ser perigosa. “A indigência técnica da peça não significa que ela seja inofensiva. Uma ação judicial movida por um órgão de Estado tem um efeito político devastador. É intimidatório. O seu propósito maior é constranger as empresas que resolverem estabelecer programas de ação afirmativa”, disse em outro trecho.

A Defensoria está pedind R$ 10 milhões da rede de varejo por supostos danos morais coletivos. Na ação, o defensor Jovino Bento Júnior, autor da petição, diz que o processo seletivo exclusivo para negros é racista e o classificou como “marketing de lacração” para “ganho político”.

O defensor chega a citar o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, como argumento contra o processo seletivo da Magazine Luiza. Camargo, no entanto, já atacou o movimento negro diversas vezes e negou a existência de racismo no Brasil..


COMENTÁRIOS

(2) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

olavo - 06-10-2020 20:51:12

Quotas até vá lá, mesmo que eu não concorde, agora suprimir vagas em detrimentos a um grupo de pessoas pelo amor de Deus parem com isso no brasil todos são negros, pardos, somos misturados até os brancos são misturados, não é igual ao EUA que realmente existe uma separação... vcs estão querendo uma guerra civil parem com isso, seus maléficos...

Responder

3
2


alex r - 07-10-2020 10:23:39

A maioria do povo se diz liberal no governo mas qdo o dono de uma empresa mostra o contrário do que de fato esse grupo quer sai dizendo que é errado. Parem de hipocrisia ! Se é livre mercado a empresa teria direito de contratar quem ela quisesse ... isso é u,ma amostra do que de fato é essa sociedade brasileira! Hipócrita, imoral, demagoga e ignóbil! Mal respeitam a constituição e dizem que há futuro essa nação...Que país é esse!

Responder

4
0


2 comentários





Denuncie no muvuca popular

Email: redacaomuvuca@gmail.com / Tel: - (65) 3359-0112 - Whats: (65) 9.8167-8899

Edifício Helbor Dual, Sala 1314, cuiabá / MT 78048250

Todos os Direitos Reservados - Muvuca Popular - 2021