Crime Ambiental
Reprodução
A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (4) uma operação para combater organização criminosa que atuava na extração ilegal de aroeira na região da Terra Indígena Sararé, no município de Conquista D’Oeste, Mato Grosso. O local fica cerca de 538 km da capital Cuiabá.
A investigação apontou a participação de lideranças indígenas na estrutura da organização. De acordo com a PF, os índios envolvidos permitiam a exploração da reserva em troca de pagamentos periódicos ou outros benefícios.
Cerca de 65 agentes cumprem 25 ordens judiciais, entre eles, 12 mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Nova Lacerda/MT e Conquista D’Oeste/MT. A ação inclui a prisão de indígenas e madeireiros.
"Os presos estão sendo conduzidos para a Delegacia de Polícia Federal em Cáceres onde serão ouvidos e encaminhados à cadeia local permanecendo à disposição da Justiça", informou em nota a assessoria da PF.
Policiais também apreenderam uma propriedade rural de grande extensão apontada como receptora da madeira da reserva indígena.
O foco da exploração ambiental investigada na operação foi a extração da aroeira, espécie que tem o corte proibido em floresta primária desde 1991 por uma portaria normativa expedida pelo IBAMA.
A investigação teve início em 2017, a partir de uma prisão em flagrante durante fiscalização de terra indígena para coibir a prática de crimes ambientais no interior das reservas.
No período da investigação foram apreendidas mais de 1200 lascas de aroeira avaliadas em mais de 50 mil reais. "A operação visa também identificar outras pessoas responsáveis pela aquisição da aroeira, as quais serão indiciadas pelo crime ambiental e pela organização criminosa, bem como os imóveis serão apreendidos para ressarcimento ambiental", acrescentou a PF.
Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia |
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.
09.12.2019 13h:01 » Forças Armadas são âncora do governo, diz Bolsonaro
09.12.2019 13h:01 » Congresso prorroga vigência de MP que institui 13º para Bolsa Família
06.12.2019 09h:09 » Bolsonaro recua em licitação de jornais que excluiu "Folha de S.Paulo"
06.12.2019 09h:09 » Inflação oficial sobe para 0,51% em novembro deste ano
06.12.2019 09h:09 » Novo saque do FGTS deve beneficiar 9,1 milhões de brasileiros
05.12.2019 11h:11 » Bolsonaro recebe líderes sul-americanos para 55ª Cúpula do Mercosul
05.12.2019 09h:09 » Coordenadores têm até amanhã para preencher questionário do Enade
05.12.2019 09h:09 » Produção industrial tem terceira alta consecutiva
04.12.2019 11h:11 » Câmara instala comissão para debater a PEC da prisão em 2ª instância