Tumor de Bruno Covas regride e prefeito fará mais cinco sessões de quimioterapia, dizem médicos | MUVUCA POPULAR

Quinta-feira, 06 de Agosto de 2020

BRASIL Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019, 13h:42 | - A | + A




Luta contra o câncer

Tumor de Bruno Covas regride e prefeito fará mais cinco sessões de quimioterapia, dizem médicos

Coletiva aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (9) com equipe médica do prefeito no hospital Sírio Libanês, na Bela Vista, região central de São Paulo.

Reprodução

covas.jpg

 

O tumor de Bruno Covas (PSDB) na cárdia, região entre o esôfago e o estômago, regrediu e o prefeito da cidade de São Paulo deve fazer mais cinco sessões de quimioterapia, informou o infectologista David Uip nesta segunda-feira (9). A lesão de Covas no fígado também está tendo uma resposta expressiva. O tratamento quimioterápico deve durar quatro meses.

Durante coletiva de imprensa no hospital Sírio Libanês, na Bela Vista, região central de São Paulo, a equipe médica afirmou que Covas deve ter alta médica após cada sessão de quimioterapia com duração de 30 horas. Ao todo, o prefeito fez três sessões, sendo a última no dia 26 de novembro, e fará mais cinco.

"Os exames de imagem feitos de ontem pra hoje mostraram uma redução expressiva das lesões dele. O tumor na transição esofogástrica a endoscopia mostrou que está cicatrizando. Os linfonodos estão diminuindo de tamanho e a única lesão que ele tem no fígado está tendo uma resposta expressiva", disse o oncologista Túlio Pfiffer.

O infectologista David Uip afirmou que o quadro clínico é "muito bom" e que Covas tem frequentado a academia. “Garanto que ele não emagreceu. Pelo contrário, ele recuperou peso.”.

Uip disse ainda que o prefeito não tem apresentado efeitos adversos das drogas utilizadas na quimioterapia. "O prefeito até agora não apresentou efeitos adversos das drogas quimioterápicas, o que favorece a ideia de nós continuarmos no mesmo ritmo, uma terapia forte e agressiva contra o tumor. O prefeito está ótimo, de muito bom humor e continuará no seu dia a dia normal entendendo que ele consiga ultrapassar um novo ciclo de quimioterapia sem efeitos adversos", disse o infectologista.

O infectologista disse também que marcou sua festa de aniversário com Bruno no dia 7 de abril." Festa. Hoje comemoramos ótimas notícias" finalizou.

Covas voltou a ser internado, na noite de domingo (8), para realizar exames e passar por uma nova avaliação médica para definir as próximas etapas do tratamento contra o câncer na cárdia, região entre o esôfago e o estômago, com metástase no fígado.

Participaram da coletiva a equipe médica que está cuidando de Covas: o professor doutor David Uip, o professor doutor Roberto Kalil, o doutor Artur Katz e o doutor Túlio Pfiffer.

Covas voltou ao hospital 11 dias após ter alta médica para a realização da terceira sessão de quimioterapia, que durou 30 horas. O prefeito está com restrições a aglomerações e teve sua agenda de trabalho modificada.

Descoberta do Câncer
O prefeito foi internado pela primeira vez no dia 23 de outubro, quando chegou ao hospital com erisipela (infecção na perna), que evoluiu para trombose venosa profunda (coágulos) na perna direita. Os coágulos subiram para o pulmão, causando o que é chamado de embolia.

Durante os exames pra localizar os coágulos, médicos detectaram um câncer na cárdia, região entre o esôfago e o estômago, com metástase no fígado. Por isso, ele já foi submetido a duas sessões de quimioterapia de 30 horas cada.

No dia 4 de novembro, exames detectaram outro coágulo: no coração. Os últimos exames mostraram redução dos coágulos.

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Liderança no Xingu
Tudo online
Tensão entre novatos e “velha guarda”
"Injustiça"
Hospital divulgou boletim médico nesta quarta (05)

Últimas Notícias
06.08.2020 - 16:12
06.08.2020 - 15:09
06.08.2020 - 14:00
06.08.2020 - 13:33
06.08.2020 - 13:15




Informe Publicitário