Curso capacita gestores de 18 unidades de conservação  | MUVUCA POPULAR

Segunda-feira, 17 de Junho de 2019

CIDADES Domingo, 14 de Abril de 2019, 08h:37 | - A | + A




Qualificação

Curso capacita gestores de 18 unidades de conservação

Os gestores de dezoito unidades de conservação estaduais de Mato Grosso participaram de capacitação para conhecer ferramentas de mobilização, governança e gestão para ampliar a capacidade de influência dos gestores e conselheiros no gerenciamento das áreas. O curso trouxe conteúdos que vão desde a apresentação de boas práticas até a proposição de iniciativas para a aumentar a participação da população nos processos de tomada de decisão das unidades de conservação.

Para a gerente do Parque Estadual Serra Azul, localizado em Barra do Garças, Cristiane Schnepfleitner, a formação foi uma grande oportunidade de trocar conhecimento e experiências. “Foi muito importante aprofundarmos no tema específico do papel dos conselhos. Essa é a instância e debate das diferentes posições que visam um objetivo comum que é a gestão da unidade de conservação para que esta cumpra os objetivos para os quais ela foi criada”, complementou.

De acordo com o Superintendente de Biodiversidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Elton Silveira, a capacitação dos gerentes de UC na implantação dos conselhos é de fundamental importância para estabelecer a integração com a sociedade civil organizada para a gestão das unidades de conservação estaduais. “Essa formação também irá acompanhar os gestores durante a implantação dos conselhos. Dessa forma, a capacitação também atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado que nos indicou a necessidade de implantação dos Conselhos”.

Entre os casos práticos apresentados, esteve o Parque Nacional Serra da Bodoquena, unidade gerenciada pelo ICMBio em Mato Grosso do Sul. “O Sandro Pereira [chefe da unidade] falou do ponto de vista prático sobre como gerir uma unidade de conservação que tem vários conflitos, inclusive, fundiários, como é o caso da Serra de Ricardo Franco”, explicou o gerente do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, Mauro Crema, reforçando que os ensinamentos serão úteis para a gestão da UC sediada no município de Vela Bela da Santíssima Trindade.

O Programa de Capacitação em Ferramentas de Mobilização, Governança e Gestão – eUConservo é uma iniciativa que visa oferecer estratégias para ampliar e fortalecer a capacidade de influência dos gestores e conselheiros das unidades de conservação (UCs) na Bacia do Alto Paraguai. A iniciativa é fruto da parceria entre o Programa do Cerrado Pantanal do WWF-Brasil e o Programa Corredor Azul da Wetlands International, implementado no Brasil pela -Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal.

Em Mato Grosso, a capacitação foi realizada nos dias 04 e 05 de abril e teve apoio da Sema. Além dos parques estaduais Serra Azul e Serra de Ricardo Franco, também participaram os gestores das UC´s do Araguaia, Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô, Massairo Okamura, Encontro das Águas, Serra Santa Bárbara, Cristalino, Xingu, Águas de Cuiabá e Estação Ecológica Rio Ronuro. Também estiveram presentes as estradas parque MT-251, Transpantaneira, Cachoeira da Fumaça, Santo Antônio e Porto Cercado, além das Áreas de Proteção Ambiental (APA) Nascentes do Rio Cuiabá, Nascentes do Rio Paraguai. Servidores da Coordenadoria de Unidades de Conservação (Cuco) também participaram do curso.

 

 
VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários