Estratégia para adotar tecnologia da informação é traçada em MT | MUVUCA POPULAR

Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019

CIDADES Domingo, 14 de Abril de 2019, 16h:40 | - A | + A




INOVAÇÃO

Estratégia para adotar tecnologia da informação é traçada em MT

Membros do Conselho Superior do Sistema Estadual de Tecnologia da Informação (Cotec) se reuniram pela primeira vez este ano. Durante o encontro foram definidas novas estratégias para a política de tecnologia da informação do Estado. A reunião foi realizada na sede da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), no final da tarde da última quinta-feira (11.04).

O Conselho também ratificou a política de governança que será adotada. A pauta incluiu, ainda, a análise de resoluções que serão editadas pelo Cotec, entre elas a normatização e organização das aquisições de tecnologia da informação do Estado para hardware e software.

Um dos projetos apresentados na reunião e que deve ter a sua estratégia de implantação definida pelo grupo no próximo encontro é com relação a gestão centralizada de um único data center, que atenda todas as secretarias do governo.

“Há secretarias que possuem, cada uma, o seu data center. Essas estruturas são caras e exigem manutenções mensais que despendem altos custos para o Estado”, comentou o secretário adjunto de Planejamento e Políticas Públicas da Seplag, Anildo Correa.

Outro projeto é a interligação de todos os sistemas corporativos, a exemplo do Sistema Estadual de Administração de Pessoas (Seap) que, segundo o secretário, não trabalha de forma integrada. Os serviços digitais e a proposta de criar uma central única de serviços, que de forma rápida e inteligente identifique e redirecione o usuário para o atendimento de sua necessidade, também estão no radar do grupo, afirmou.

O Cotec é um órgão colegiado, vinculado e presidido pela Seplag. A Secretaria de Fazenda (Sefaz), a Casa Civil, a Controladoria Geral do Estado (CGE), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) são membros natos do Conselho. O grupo deve se reunir novamente no próximo mês.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(7) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

João Paulo - 15-04-2019 13:14:04

A importância, meu amigo, é que você quando vai fazer uma matrícula para seu filho não precisará amanhecer na fila a espera de vagas.. matrícula on-line. Não precisa ficar horas na fila da vistoria no DETRAN. Além de facilitar o atendimento do cidadão, a arrecadação de impostos, a transparência do gasto do dinheiro público, a fiscalização e a desburocratização.. São inúmeros casos.. desde a emissão de um RG, CNH, combate ao crime organizado, auditoria em gastos públicos, investigação da sonegação fiscal. Além de manter a estrutura de funcionamento do estado, compras, contabilidade, RH, controle de ponto, pagamentos.. A TI do estado centralizada e bem gerida reduz desperdícios e melhora a vida da sociedade.

Responder

17
1


Bando de manés - 15-04-2019 09:46:09

O avanço da tecnologia e o atraso do povo

Responder

1
12


Selma - 15-04-2019 09:36:12

Precisa melhorar a segurança. O negócio tá complicado. Se essa tecnologia nos ajudar nisso até que dá

Responder

8
3


raissa - 15-04-2019 09:35:11

um caos no centro da cidade cheio de drogado prostituta e ninguém fazem nada ate que da pra morar e estão preocupados com TI tá bom cara colegas

Responder

2
11


Jeferson - 15-04-2019 09:32:34

Só a nata da sociedade articulando contra o dinheiro publico rsrsr

Responder

2
12


Edmundo - 15-04-2019 09:30:23

Na minha opinião isso nem devia existir Não serve para nada! E só gasto. Nada de bom para aproveitar

Responder

2
14


Mads - 15-04-2019 09:28:37

Tá, mas qual a importância disso para a população?

Responder

1
7


7 comentários