Entidades fazem campanha para combater dengue em Cuiabá | MUVUCA POPULAR

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019

CUIABÁ Domingo, 23 de Junho de 2019, 08h:19 | - A | + A




Entidades fazem campanha para combater dengue em Cuiabá

Há seis meses desde a tragédia que assolou Brumadinho (MG), a cidade ainda vive muitos problemas decorrentes do rompimento da barragem que deixou 240 mortos. Falta de água potável nas torneiras e surto de dengue são parte da crise da situação vicenciada no município mineiro. Para combater o mosquito transmissor da doença, a Cruz Vermelha em parceria com a SBP realiza campanha nas cidades de Brumadinho e Rio Doce (MG); Canindé e Itatira (CE); São Vicente (SP); Cuiabá (MT) e Uarí (PR).

A ação Todos Contra o Mosquito, lançada no início de junho, em Brumadinho, consiste na visita de casa em casa, orientando a comunidade sobre a prevenção e combate ao Aedes Aegipty. Nas visitas, kits da SBP contendo inseticida, repelente e folheto informativo são distribuídos gratuitamente aos moradores.

Cada conjunto dura por cerca de dois meses, tempo suficiente para controle e extinção do mosquito no local. “Distribuir os kits é nossa maneira de poder ajudar e o objetivo é desenvolver nas pessoas a cultura da prevenção”, explica Mariana Chacon, gerente da SBP.

Além da distribuição, é feito do acompanhamento, por 3 meses, das famílias atendidas pelo projeto que está na 2° edição. Conforme estudo desenvolvido pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), antes do rompimento não havia registros de dengue no município. Porém, os registros da Secretaria de Saúde de Minas Gerais apontou 437 casos prováveis da doença, na cidade, até o dia 3 de junho.

A ligação entre o surto da dengue e a tragédia é estabelecida pela Fiocruz , que pontua a contaminação do Rio Paraopepa e o corte no abastecimento de água como agravantes para a situação.

O estudo constata que com o comprometimento do abastecimento, muitos moradores passaram a armazenar água para consumo, o que representa criadouros em potencial. Além disso, o entulho acumulado representa fator de risco para a proliferação do mosquito.

Além da campanha nas casas, também é escolhido um dia específico para realização de atividades concentradas. Na data são realizadas ações educativas com crianças, orientação aos moradores e distribuição de refil dos kits para que as medias preventivas sejam intensificadas.

Em Cuiabá, foram distribuídos 1.200 kits e o “Dia D” com atividades educacionais junto às crianças ocorrerá ainda em junho.

A parceria com a Cruz Vermelha foi idealizada pela credibilidade da instituição, que já atua na cidade e contribuiria para a distribuição dos kits nas casas por meio da confiança que a comunidade tem nos voluntários.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Representando Mato Grosso
Noite decisiva
Fortalecimento de cadeias produtivas
Compartilhando Fake News
Educação Básica em pauta

Últimas Notícias
10.12.2019 - 19:03
10.12.2019 - 18:14
10.12.2019 - 17:07
10.12.2019 - 15:41
10.12.2019 - 14:56




Informe Publicitário