Boletim Informativo de hora em hora tem 80% de curados e menor taxa de contaminação | MUVUCA POPULAR

Domingo, 20 de Setembro de 2020

GERAL Terça-feira, 04 de Agosto de 2020, 20h:22 | - A | + A




Boletim Informativo de hora em hora tem 80% de curados e menor taxa de contaminação

Novo decreto mantém aulas suspensas, amplia funcionamento de conveniências e mantendo delivery’s e drive thru


redacaomuvuca@gmail.com

Novidades surgiram no combate a COVID 19 em Várzea Grande. Uma é o sistema com os dados atualizados da doença de hora a hora, uma das menores taxas de contaminação entre as o 5º Informativo Epidemiológico de Várzea Grande realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

“Nossa intenção é que as pessoas saibam os principais números da pandemia e o que Várzea Grande está fazendo para debelar a doença e ampliar de forma considerável o número de curados que chegaram a 80%”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos, para quem um dos maiores aliados contra a doença é o papel da imprensa ao prestar informações corretas que evitem que a pandemia se torne de informações truncadas e sem necessidade.

Ela lembrou que estudo da Secretaria Municipal de Saúde e da UFMT, aponta que as medidas adotadas pela administração municipal estão surtindo os efeitos esperados e sinaliza que no mês de julho passado deve ter acontecido o pico da propagação da COVID 19.

“Essas informações que são técnicas e estão disponibilizadas a população, através do site www.varzeagrande.mt.gov.br/boletim-corona-virus nos permite saber que estamos no caminho certo, mas não são motivo para se relaxar no isolamento social e nas medidas constantes e severas de distanciamento de 1,5 metros, uso de máscaras e de meios de higienização”, disse a Lucimar Sacre de Campos.

Os dados apresentados, no estudo, segundo o secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes, demonstram que na última semana, houve queda no número de casos novos da COVID 19 e crescimento expressivo no número de recuperados chegando 80%.

“Os números bons estão crescendo e os ruins caindo e isto estimula a todos a trabalharem mais e a efetivamente buscar a cura da COVID 19. Na semana de 26 de julho a 1 de agosto, houve uma redução dos novos casos e de óbitos quando comparados com a semana anterior. Isto é muito significativo porque estamos falando do período em que adotamos medidas mais firmes no combate”, disse Diógenes Marcondes.

Segundo ele, desde o último domingo, 02 de agosto, por ordem da prefeita Lucimar Sacre de Campos, as Secretarias Municipais de Saúde e de Comunicação Social, colocaram em prática o Boletim de Monitoramento da COVID 19 em Várzea Grande atualizado de hora em hora e que pode ser consultado no site oficial da Prefeitura Municipal pelo endereço www.varzeagrande.mt.gov.br bem como todas as demais informações inerentes a COVID 19 na página especial.

Segundo o secretário de Saúde de Várzea Grande, provavelmente, a cidade é pioneira no atual modelo em ofertar informações precisas quanto ao número de casos confirmados, os recuperados, os óbitos, internados e em isolamento domiciliar.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para se chegar aos casos ativos, subtraia do total de casos confirmados, os recuperados e os que foram a óbito.

O resultado da subtração será dividido pelo número total de confirmados para se obter o percentual de recuperados e de óbitos. Já com os Casos Ativos definidos, se divide eles com os internados e em isolamento domiciliar para então se obter os devidos percentuais.

“É fundamental se saber os casos ativos porque eles são os que podem propagar a doença para outras pessoas, já que os curados e os em óbitos supostamente não contaminam mais novas pessoas, enquanto os ativos, internados ou em isolamento domiciliar, se não se cuidarem podem piorar seu quadro e contaminar pessoas sadias”, acrescentou.

Diógenes Marcondes sinalizou ainda que no Boletim do Governo do Estado divulgado na noite de segunda-feira passada, quando Várzea Grande em comparação com as outras 140 cidades de Mato Grosso que apareceram classificadas como moderada ou baixa, o município ficou com o 18º menor índice com 4,17%, o que demonstra os efeitos das medidas adotadas ao longo dos últimos dois meses.

NOVO DECRETO

A prefeita Lucimar Sacre de Campos, baixou novo decreto prevento a retomada de alguns programas sociais executados pela municipalidade, vinculou o retorno das atividades escolares a uma decisão conjunta com o Governo do Estado, portanto, ainda sem previsão de retomada das aulas nas escolas públicas municipais particulares de Várzea Grande, autorizou ainda o funcionamento de cursos de idiomaas particulares com limitações no atendimento as pessoas, além de flexibilizar o horário de funcionamento das conveniências em postos de combustíveis desde que mantidos os serviços delivery e drive thru sem a venda para consumo no local.

“Estamos de forma paulatina adotando novas medidas para que haja o funcionamento de setores sem riscos de novas contaminações e que a vida volte ao normal para todos”, disse o presidente do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (COVID 19), Silvio Fidélis.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(1) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

jose a silva - 05-08-2020 06:11:15

A sra. exma prefeita de V. Grande e seu secretário de saúde, querendo colher alguns "louros"! Mas deveriam deixar de ser hipócritas e covardes e dizerem de que forma estão fazendo isso, se realmente e de fato quiserem ajudar! É o KIT CLOROQUINA? Não? Divulguem! Estão com medo de que ou de quem? Das e de autoridades inépcias? Ou temendo perder "capital" politico?

Responder

0
0


1 comentários

coluna popular
Ansiosos pelas eleições municipais
Mais esperada que o fim da quarentena
Parlamentares buscam estratégias
Deputado quer apoiar coronel Fernanda
Expulsou profissionais da TV Centro América

Últimas Notícias
20.09.2020 - 19:00
20.09.2020 - 18:54
20.09.2020 - 14:25
20.09.2020 - 12:15
20.09.2020 - 12:13


Muvuca (PL)

Adevair Cabral (PTB)

Chico 2000 (PL)

Misael Galvão (PTB)

Ricardo Lobo (PL)

Aladir (PL)

Sargento Joelson (SD)

Juca do Guaraná (MDB)

Luluca Ribeiro (MDB)

Macrean

Ralf Leite (MDB)

Renivaldo Nascimento

Toninho de Souza

Edna Sampaio (PT)

Robson Cireia (PT)

Ricardo Saad

Oseas Machado (MDB)

Rogério Varanda

Alex Ribeiro (PP)

Maurélio (PSDB)

Dudu Santos

Marcelo Bussiki

Vinícyus Clovito

Diego Guimarães

Mário Nadaf

Marcos Veloso

Gisele Almeida

Orival do Farmácia

Wilson Kero-Kero

Dr. Xavier

Justino Malheiros

Zidiel Coutinho

Sargento Vidal

Dídimo Vovô

Clebinho Borges

Júlio da Power

Jamilson Moura

Emídio de Souza (PSL)

Adalberto Cavalcanti

Ricardinho

Kako do CPA

Dilemário Alencar

Max Campos (PSB)

Cezinha Nascimento

Edienes Hadassa

Dr Luiz Fernando

PF Rafael Ranalli

Gabriel Henrique

Itamar Jefferson (PL)

Cristiano Paraqueda

Sebastião Moraes

Daniel

Justino Campos

Rafael "Faré"

Darley Gonçalves

Osmar Rodrigues "Chefinho"

Elenir Pereira

Prof.instrutor Joaquim Neto

Diogo Fernandes

Ade Silva

Sargento Ozeni

Dito Paulo

Paulo Macedo

Luiz BA

Professor Frankes

Paulo da VGDI

Valdemir MM

Weto Salgado

Dr. Daúde

Bob Medina

Wagner Vinícius

Luis Carlos

Carlos Henrique do Correio

Adv Cris

Elenir Pereira

Zé Carlos

Luis Cláudio

Huelton Souza

Rosenil Luiz (Canelinha de pacu) (PL)

Sargento Ozeni

Luiz Poção (PL)

Edilson Odilon (PL)

Paulinho CPA

Germânio Araújo

Chico do Leblon

Delegado Garcia

Renato Anselmo

Cleber Adôrno

Doidinhoducorte

Neno do Pascoal Ramos

Prof. Jorginho



Informe Publicitário