EJA
Assessoria
As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas escolas da rede pública municipal de educação, estão abertas e podem ser feitas nas próprias unidades educacionais. Em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Educação (SME) oferta a modalidade de EJA em dez unidades educacionais urbanas, três do campo e, em quatro Centros de Convivência de Idosos (CCI), que realizam a alfabetização e ofertam o ensino fundamental para jovens e adultos.
Pessoas com 15 anos completos ou mais podem se matricular na modalidade. Para a matrícula, basta o interessado levar RG, CPF e comprovante de endereço na unidade educacional. A Educação de Jovens e Adultos possibilita que em 3 anos, os estudantes estejam alfabetizados e ainda concluam o Ensino Fundamental.
A líder da equipe de Ensino de Jovens e Adultos e Educação do campo, da Secretaria Municipal de Educação (SME), Marilene de Souza Carvalho avalia como positivo o interesse dos jovens e adultos de retomarem os estudos e lembra que muitos voltam a estudar por exigência do próprio mercado de trabalho.
“Os estudantes que interromperam os estudos estão buscando retornar para as salas de aula primeiro, pela vontade de estudar e de seguir crescendo, enquanto cidadãos. E depois, devido à exigência do mercado de trabalho, que lhes pede um nível mínimo de instrução. Para nós, é gratificante perceber que cada vez mais alunos buscam a rede, movidos pela busca do conhecimento e ter uma vida melhor”, explicou.
No ano passado, os estudantes frequentaram as salas de aulas até o dia 15 de março quando as atividades presenciais na rede pública municipal de Ensino foram suspensas devido à pandemia. As aulas passaram a ser ministradas de forma remota, com apoio dos kits pedagógicos e de material escolar, além das tarefas impressas, no caso das escolas do campo onde o acesso à internet é mais precário. Segundo monitoramento realizado pelos assessores pedagógicos 1.048 estudantes acompanharam as atividades pedagógicas.
Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia |
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.
22.01.2021 14h:02 » Sefaz apreende mercadorias sem nota no posto fiscal Flávio Gomes
22.01.2021 08h:08 » Dois municípios registram alto risco de contaminação pela Covid-19
22.01.2021 07h:07 » Secretaria de Assistência Social avança na construção do Plano Estratégico
22.01.2021 07h:07 » Mais de 200 pessoas são vacinadas no primeiro dia de imunização
21.01.2021 07h:07 » Governo firma parceria com o Google para melhorar ensino público
21.01.2021 07h:07 » Vice-prefeito garante participação efetiva de entidades
21.01.2021 07h:07 » Prefeitura divulga edital convocando 130 aprovados