Inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional  | MUVUCA POPULAR

Sábado, 19 de Junho de 2021

GERAL Sexta-feira, 14 de Maio de 2021, 10h:00 | - A | + A




Aripuanã

Inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional

Cursos são composto por aulas teóricas e práticas, na modalidade presencial


redacaomuvuca@gmail.com

As inscrições dos novos cursos de qualificação profissional estão abertas para jovens e adultos de Aripuanã e região. A ação faz parte de uma iniciativa da Nexa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), iniciada em 2019. São 66 vagas para cursos administrativos e outras 70 destinadas a diferentes áreas já ofertadas nos últimos anos, totalizando 136 vagas. O curso é de curta duração (160 horas) e o início das aulas está programado para o dia 18 de maio de 2021.

As inscrições são feitas pela internet, até o preenchimento das vagas, no site do Projeto Aripuanã, por meio do endereço eletrônico www.projetoaripuana.com.br. Os cursos de qualificação são oferecidos àqueles que possuem o Ensino Fundamental completo e desejam aprender uma nova profissão, além de ter idade mínima, que varia conforme a área escolhida. Os cursos são composto por aulas teóricas e práticas, na modalidade presencial no Centro de Formação Profissional, no antigo prédio da Escola Elídio, em Aripuanã.

A Analista de Gestão Social da Nexa, Sofia Furmanski, explica que parte das vagas destinadas aos cursos administrativos serão reservadas à Associação Comercial e Empresarial de Aripuanã (ACIA). Segundo ela, a proposta é fortalecer os comerciantes e empreendedores do município. “O nosso objetivo é qualificar e capacitar jovens e adultos de Aripuanã para que possam aproveitar as oportunidades que estão sendo geradas no mercado de trabalho em geral”, contextualiza.

Conforme a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Aripuanã (ACIA), Fabiane Lima, as áreas administrativa e financeira possuem um déficit de mão de obra especializada no município. A empresária do ramo da construção civil revela que vai ficar atenta aos participantes do programa, porque há demanda por profissionais. “Trata-se de uma oportunidade para os jovens se especializarem e quem sabe conquistar uma nova carreira profissional”, avalia.

Cursos administrativos – As vagas oferecidas são de Assistente de Recursos Humanos (30), Assistente Financeiro (18) e Assistente Administrativo (18). Os cursos ofertados no período vespertino são: Assistente de Recursos Humanos e Assistente Financeiro. Já o curso de Assistente Administrativo será realizado no período noturno.

Mão de obra feminina: Assim como em outras edições do programa, a expectativa é atingir o maior número de mulheres, uma demonstração clara do interesse delas por espaço no mercado de trabalho e também na indústria mineral, em alinhamento a meta da Nexa de valorização de mão de obra feminina.

Na percepção do gerente da unidade do Senai Aripuanã, Odair Dias, a parceria é muito importante para o desenvolvimento econômico e social do município. “A iniciativa visa atender as demandas de formação profissional de acordo com as necessidades, fortalecendo a mão de obra através de treinamentos de iniciação, qualificação e aperfeiçoamento profissional atualizados e direcionados às necessidades locais”, afirma.

Outros cursos de curta duração – Em parceria com a Nexa, o Senai MT também está ofertando vagas em turmas de Eletricista de Instalações Prediais (18); Soldador no Processo Eletrodo Revestido (18); Operador de Computador (16) e Pintor de Obras Imobiliárias (18). Os cursos disponibilizados no período vespertino são de Soldador no Processo Eletrodo Revestido e Operador de Computador. Já os cursos de Eletricista de Instalações Prediais e Pintor de Obras Imobiliárias serão realizados no período noturno.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Luto
Vice-governador lembrou de parceria com Blairo
Acusado de calúnia e difamação
Meta é ser governadora
Disputou o Senado em 2018

Últimas Notícias
19.06.2021 - 16:21
19.06.2021 - 12:31
19.06.2021 - 12:06
19.06.2021 - 08:43
19.06.2021 - 08:11




Informe Publicitário