Mato Grosso recebe 115 mil máscaras para servidores do sistema penitenciário | MUVUCA POPULAR

Quinta-feira, 04 de Junho de 2020

GERAL Terça-feira, 19 de Maio de 2020, 14h:25 | - A | + A




Mato Grosso recebe 115 mil máscaras para servidores do sistema penitenciário

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) será destinado aos servidores de todas as unidades penais


redacaomuvuca@gmail.com

Mato Grosso recebeu, nesta segunda-feira (18.05), o montante de 115 mil máscaras descartáveis e 232 óculos, que serão disponibilizados para os servidores do Sistema Penitenciário que atuam nas 52 unidades do estado. O repasse foi feito pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Governo Federal.

O recente incremento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é importante para continuar garantindo a segurança dos servidores que laboram dentro das unidades penais. Desde o início do enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), várias ações foram desenvolvidas com o emprego de mão-de-obra de reeducando na confecção de máscaras de tecido.

A ação começou na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, foi ampliada ao interior, por meio de parcerias com os conselhos da comunidade, associação dos servidores do Sistema Penitenciário, Poder Judiciário, Prefeitura e sociedade organizada.

São cerca de 130 presos trabalhando na produção de máscaras e, a cada três dias de trabalho nos ateliês, reeducandos conseguem um dia de remição na pena.

Na Cadeia Pública de Sorriso, oito pessoas trabalham na confecção de aproximadamente 600 máscaras, as quais são destinadas aos servidores das forças de segurança pública. O projeto iniciou no dia 06 de abril. Já na Penitenciária da Mata Grande, 10 recuperandos trabalham na confecção de 500 máscaras para a população carcerária e servidores da unidade.

Além dessas duas unidades, também são confeccionadas máscaras de pano na Penitenciária de Água Boa, Cadeia Pública de Alto Araguaia, Cadeia Pública de Chapada dos Guimarães, Cadeia Feminina de Colíder, Penitenciária Central do Estado, Cadeia Pública de Juara, Cadeia Pública de Peixoto de Azevedo, Cadeia Pública Feminina de Nortelândia, Cadeia Pública de Canarana e o Centro de Detenção Provisória de Pontes e Lacerda.

“Essa doação do Departamento Penitenciário Nacional soma-se à iniciativa do Conselho da Comunidade de Cuiabá, em parceria com o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), do Tribunal de Justiça, que também doaram insumos. Agradecemos imensamente a todos os órgãos envolvidos, pela possibilidade de somar forças no combate ao Covid-19”, enfatiza o secretário adjunto do Sistema Penitenciário, Emanoel Flores.

Novas aquisições

Por meio Conselho da Comunidade da Vara de Execução Penal (Concep), que doou R$ 87 mil, foram adquiridos aventais, luvas, termômetros infravermelhos, dentre outros, para atendimento dos reeducandos nas unidades penais. Os equipamentos já foram comprados e a previsão de entrega é ainda no mês de maio.

“O Conselho tem cooperado de forma significativa com o Sistema Penitenciário. Temos disponibilizado recursos e insumos para a confecção de EPI’s para os trabalhadores de saúde e aos privados de liberdade. Nós do Conselho entendemos como necessária e fundamental essas ações”, desta a presidente do conselho, Silvia Aparecida Tomaz.

Já a coordenadora de Saúde Penitenciária, Lenil da Costa Figueiredo, disse que tem mantido contato com a direção das unidades penais para suprir as demandas solicitadas na garantia do fornecimento dos equipamentos de segurança.

“Teremos outras parcerias para garantir a saúde dos nossos servidores e da população carcerária. Todos estes investimentos são importantes para ampliar a nossa rede de atendimento”, frisa.

Atualmente, 11.333 pessoas cumprem pena nas unidades prisionais de Mato Grosso.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Cinco pessoas próximas testaram positivo
Vírus se alastra no Governo Estadual
Possível contaminação em massa no Executivo
Reação pronta
Vítima de Covid-19

Últimas Notícias
04.06.2020 - 17:22
04.06.2020 - 16:20
04.06.2020 - 16:06
04.06.2020 - 16:02
04.06.2020 - 15:44




Informe Publicitário