VG realiza verificação de cadastro e vacina em segunda dose  | MUVUCA POPULAR

Segunda-feira, 17 de Maio de 2021

GERAL Terça-feira, 20 de Abril de 2021, 20h:40 | - A | + A




VG realiza verificação de cadastro e vacina em segunda dose

Município está a procura de idosos que deixaram de ser vacinados


redacaomuvuca@gmail.com

Nesta quarta-feira (21), os idosos que se cadastraram até o dia 15 de março e não foram chamados, serão atendidos para atualização do cadastro

Várzea Grande está a procura de idosos que deixaram de ser vacinados, por algum motivo ou outro, e devem ser imunizados. Por isso nesta quarta feira, 21 de Abril, Dia de Tiradentes, na vacinação no Ginásio de Esportes do Fiotão, essas pessoas estão sendo convidadas a comparecer e promover a regularização de sua situação e até mesmo receber a primeira dose de vacina contra a COVID 19.
“As vezes as pessoas preenchem suas inscrições com erros de digitação como número de celular para contato sem o total de algarismo, CPF ou Cartão do SUS com números errados ou trocados, entre outros problemas que impedem a Secretaria de Saúde de entrar em contato e efetivamente confirmar o pré-cadastro e a vacina de forma efetiva”, disse o secretário de Saúde, Gonçalo Barros lembrando que nesta quarta-feira na parte da tarde este pessoal terá que se apresentar e regularizar apresentando documentos pessoais, cartão do SUS, comprovante de residência.
O secretário de Saúde de Várzea Grande aproveitou para apontar que a vacinação de 1.523 pessoas no Corujão da Vacinação realizado na segunda-feira a noite, 19 de Abril, estimulou a Prefeitura de Várzea Grande, o Centro Universitário Várzea Grande (UNIVAG) e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, novo parceiro do município no trabalho de imunização de toda a população da segunda maior cidade de Mato Grosso a planejarem a execução de novos Corujões de Vacinação.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina Silva de Moura, as pessoas serão atendidas para atualização do cadastro, de acordo com horários definidos por ordem alfabética. O objetivo é não congestionar ou tumultuar os atendimentos. "Começaremos os atendimentos a partir das 12h, pelos nomes iniciados com a letra A, na sequência, 12h40 para nomes de B a F; 13h30 de G a J; 14h10 de K a M; 15h de N a Z. Este chamamento, por ordem alfabética, permite à equipe atender de forma organizada, sem tumulto, e ainda respeitando as normas de biossegurança”, explicou a superintendente. Para atualizar o cadastro, é necessário portar Cartão SUS, comprovante de endereço e documento com foto.
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, divulgou ainda para os próximos dias mais uma prévia do cronograma de vacinação contra a Covid-19, destinando dias específicos para a segunda dose além do alinhamento de cadastro e aplicação da primeira dose, para idosos acima de 60 anos.
O secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, classificou como positiva as ações e estratégias adotadas pelo município para atingir o maior número possível de pessoas a serem vacinadas. “No último sábado (17), abrimos mais um ponto de vacinação, em sistema drive-thru, no Parque Berneck - que é fruto de parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, e continuamos vacinando no Centro Universitário - UNIVAG, também em parceria. Ontem, em caráter experimental, adotamos o “Corujão da Vacinação”, cujo resultado foi considerado excelente, com mais de 1.523 pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina, para os acima de 60 anos. Para os próximos dias desta semana, adotamos um plano de ação que consiste em continuar vacinando os 60 anos acima, aplicar a segunda dose, ajustar inconsistências no cadastro, como endereço ou número do cartão SUS informados errado. Após tais correções, a pessoa toma a vacina na hora”, explicou o secretário, Gonçalo de Barros.
Na quinta-feira, 22, no Centro Universitário UNIVAG, em sistema de drive-thru, no horário das 8h às 16h, serão vacinados segunda dose da CoronaVac – e primeira dose para idosos acima de 60 anos, agendados e confirmados pela equipe de Vigilância em Saúde, além dos profissionais de saúde que se vacinaram até o dia 27 de março, que devem, portanto, tomar a segunda dose da CoronaVac.
Na sexta-feira, 23, ponto fixo no Ginásio Poliesportivo Fiotão, das 8h às 16h, tendo como público-alvo, idosos acima de 60 anos.
No sábado, 24, a vacinação ocorre em sistema drive-thru, das 8h às 16h, no Centro Universitário UNIVAG e Parque Berneck. No Centro Universitário UNIVAG serão vacinados, neste dia, pessoas acima de 60 anos, e os profissionais da saúde imunizados com a primeira dose nos dias 31 de março e 01 de abril, para receberem a segunda dose da CoronaVac. Já no Parque Berneck, a vacinação ocorre para as pessoas cadastradas e confirmadas acima de 60 anos e os profissionais da saúde vacinados entre os dias 03 de fevereiro e 12 de fevereiro com a AstraZeneca.
De acordo com o secretário de Saúde, Gonçalo de Barros, cada faixa etária receberá a segunda dose em uma data diferente, sempre respeitando o intervalo de até 28 dias entre as aplicações da CoronaVac e 90 dias da AstraZeneca. “Muitos estão preocupados com o tempo de espera para finalizar a imunização. Seguimos rigorosamente o sistema de controle para administração de vacinas, por isso todos têm sido vacinados no prazo correto. Muitas pessoas perdem a data marcada para vacinação do grupo ao qual pertencem e, para que a campanha atinja o máximo de pessoas, a Secretaria de Saúde abre novas chamadas para esta semana. Existem ainda casos daqueles que não foram porque não ficaram sabendo, ou por algum imprevisto. Além disso, recomenda-se o adiamento da vacinação para as pessoas com sintomas respiratórios, estejam elas com COVID ou não, até que haja recuperação clínica total. Sendo assim, oferecermos outra oportunidade é essencial para conquistar nosso objetivo de imunizar todos”, explicou Gonçalo de Barros.
Vale destacar que aos domingos, continua a vacinação em domicílio dos idosos acamados ou com dificuldades de locomoção, já agendados e confirmados.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
‘Fim da paz’
Pedem dinheiro em seu nome
Até as últimas consequências
Aplausos a assassinatos
Vestiu a camisa

Últimas Notícias
17.05.2021 - 16:43
17.05.2021 - 16:25
17.05.2021 - 15:19
17.05.2021 - 15:00
17.05.2021 - 14:10




Informe Publicitário