Visitas são canceladas em presídio por suspeita de surto de meningite | MUVUCA POPULAR

Segunda-feira, 17 de Junho de 2019

GERAL Sexta-feira, 11 de Janeiro de 2019, 14h:48 | - A | + A




Penitenciária Central do Estado

Visitas são canceladas em presídio por suspeita de surto de meningite

Ao menos 8 presidiários pré-diagnosticados com meningite na Penitenciária Central do Estado (PCE) foram encaminhados para ala de isolamento do Pronto-Socorro Municipal Cuiabá (PSMC). Os detentos estavam no raio 4, o mesmo em que as visitas foram canceladas no dia 5 deste mês, após o preso Luis Freideriano de Souza também ser diagnosticado com a doença e acabar falecendo no mesmo dia, dentro da unidade.

Durante entrevista, a fonte, que preferiu não ser identificada, contou que o Estado alega que a doença é do tipo não contagiosa, porém, todos os profissionais da Saúde contratados pelo governo foram medicados e os mais de 200 funcionários, contando agentes prisionais, não tomaram a medicação. Os remédios são comprados pela associação do presídio e não pelos cofres públicos.

As únicas medidas adotadas para os profissionais que trabalham em uma escala de 24h/72h é atuar com máscaras nas celas, lavar as mãos frequentemente e não compartilhar objetos e comida.

"Temos alguns colegas que estão com muito medo porque tiveram contato com o primeiro detento que foi diagnosticado e logo morreu. Estamos sem saber o que fazer porque não temos segurança e muitos menos apoio da administração sendo que neste raio são quase 400 presos", lamentou.

Outro lado

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Justiça e Direitos Humanos e a assessoria do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC) foram procuradas para posicionamentos.

A assessoria da unidade médica explicou que teve conhecimento de apenas dois casos, sendo que o primeiro é de Luis Freideriano, que recebeu o diagnóstico da doença e logo morreu.

Já a assessoria da Sejudh-MT explicou que 6 presidiários passaram mal na tarde de quinta-feira (10) e todos foram consultados pelos médicos do presídio. No entanto, apenas um deles foi levado para o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá por estar com os sintomas mais semelhantes ao da doença. Foi realizado o teste, porém, deu negativo.    

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários