Coronavírus cresce 290% em 3 dias e casos suspeitos vão a 59 | MUVUCA POPULAR

Segunda-feira, 30 de Março de 2020

GOVERNO Quinta-feira, 19 de Março de 2020, 18h:03 | - A | + A




COVID-19

Coronavírus cresce 290% em 3 dias e casos suspeitos vão a 59

Secretaria de Saúde notificou 28 casos de suspeita em Cuiabá


redacaomuvuca@gmail.com

Foto: Reprodução

O Estado de Mato Grosso contabilizou 59 casos considerados suspeitos do novo coronovírus, o Covid-19, até esta quinta-feira (19).

Na segunda-feira (16), Mato Grosso registrava 15 casos sob análise. Isso representa um aumento de 290% em 72 horas. Os números são atualizados diariamente às 16h (veja tabela abaixo).

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, são considerados casos suspeito pessoas que apresentem febre e pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios, como tosse, dificuldade para respirar, dor de garganta e/ou coriza. Atrelado ao fato de terem viajado a locais considerados endêmicos ou estado com pessoas próximas que tenham viajado para esses destinos.

Segundo a Secretaria, são contabilizados 28 casos em Cuiabá, quatro em Rondonópolis e Araputanga, três em Várzea Grande.

Em Aripuanã, Cáceres, Campo Verde, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina e São José do Rio Claro foram registrados dois casos em cada município.

Em cinco municípios foram registrados apenas um caso em cada. São eles: Campo Novo do Parecis, Ipiranga do Norte, Juína, Juruena, Poxoréu, Primavera do Leste, Sinop e Tangará da Serra.

Na plataforma ainda não consta nenhum caso confirmado no Estado. No entanto, já foram identificados por hospitais particulares três casos da doença no Estado: dois em Cuiabá e outro Rondonópolis.

Segundo a Secretária de Saúde (SES), os diagnósticos realizados em laboratórios privados aguardam para realização de exames de contraprova no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MT), para validação do resultado divulgado.

Nova metodologia

Conforme o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, a metodologia para o registros de casos suspeitos será modificada nos próximos.

“O Ministério da Saúde já está alterando o status para se classificar casos suspeitos e isso deve ampliar, de forma substancial, os casos no Pais e em Mato Grosso.

Agora, todos os cidadãos que, porventura, passarem por locais já com casos confirmados serão considerados casos suspeitos”, explicou o secretário.

Prevenção

Gilberto disse, ainda, que as pessoas que apresentam sintomas parecidos com gripe, mas sem febre e dificuldades respiratórias, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde. “UPAS, Unidades básicas, policlínicas, mas não nos hospitais de referência como o Hospital Julio Muller e Santa Casa. Esses estarão prontos para atender casos graves que serão identificados dentro dos exames realizados”.

“Sugerimos que não haja pânico e que todos atendam a recomendação do Governo do Estado de restrição de aglomerações, de eventos, que fiquem em casa, para evitar uma contaminação e controlarmos o máximo de casos que podem ser considerados positivos”, afirmou.

A SES recomenda que as pessoas adotem a chamada “etiqueta respiratória”. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. E caso não haja, usar álcool em gel 70%. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Veja a tabela de casos suspeitos em MT:

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(2) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

alexandre - 20-03-2020 07:01:58

Tem que tirar 30% dos duodécimos, do primo rico, que está fechado, e investir na saúde...pra vencer o corona vírus.. valorizar quem está na linha de frente e não pagar 90 mil pra conselheiro..

Responder

1
0


alexandre - 19-03-2020 18:39:23

NÃO TEM NOTIFICAÇÃO PORQUE NÃO TEM TESTAGEM EM MT....

Responder

3
0


2 comentários

coluna popular
"Muito bem e com muita energia", diz prefeito
Montante será utilizado para construir pontes
ALMT contra coronavírus
Adiamento é prematuro
Órgão quer suspender reabertura do comércio

Últimas Notícias
30.03.2020 - 15:45
30.03.2020 - 15:29
30.03.2020 - 15:12
30.03.2020 - 14:58
30.03.2020 - 14:36


Carlos Fávaro (PSD)

Coronel Rúbia (Patriota)

Elizeu Nascimento (DC)

Gisela Simona (Pros)

José Medeiros (Podemos)

Júlio Campos (DEM)

Nilson Leitão (PSDB)

Otaviano Piveta (PDT)

Procurador Mauro (PSOL)

Reinaldo Morais (PSC)

Valdir Barranco (PT)

(Nenhum deles)

Feliciano Azuaga



Informe Publicitário