Escolas municipais de Várzea Grande iniciam atividades do Proerd | MUVUCA POPULAR

Domingo, 19 de Maio de 2019

GOVERNO Terça-feira, 23 de Abril de 2019, 14h:47 | - A | + A




Programa Antidrogas da PM

Escolas municipais de Várzea Grande iniciam atividades do Proerd

Neste ano programa irá atender 13 escolas municipais


redacaomuvucapopular@gmail.com

As Escolas Municipais de Educação Básica- EMEB Ana Francisca de Arruda, Abdala José de Almeida e Julio Domingos Correa, localizadas nos bairros 23 de Setembro, Centro Norte e Capão Grande, respectivamente receberam pela primeira vez o Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência (PROERD), que tem como objetivo combater, prevenir e reduzir o número de crianças e adolescentes que fazem ou que possam vir a usar drogas, bem como diminuir a violência praticada dentro e fora do ambiente escolar e familiar. As turmas atendidas pelo Programa são alunos dos 1°, 5°e 7°anos. Neste ano programa irá atender 13 escolas municipais.

O cabo da Policia Militar Juldeni de Souza Lima, em palestra com as crianças do 1° ano da EMEB Ana Francisca priorizou orienta-los quanto aos procedimentos a serem adotados em diversas situações do dia a dia, como por exemplo: não aceitar doces de estranhos, obediência aos pais e responsáveis, não sair da escola em horários não permitidos, não provocar desavenças, dentre outros aspectos. 

Segundo Juldeni de Souza Lima, as palestras que são ministradas nas escolas da rede pública visam identificar o que a criança precisa e necessita de conhecimento para se defender. “ De forma simples, o diálogo é extrovertido, com uso de linguagem lúdica ensinamos sobre os meios de segurança correto, legislação de transito, como sentar corretamente nos veículos automotores, como e porque deve usar o cinto de segurança, não conversar com estranhos na saída do colégio e tantas outras dicas importantes que garantam mais segurança as crianças e jovens”, explicou.

“O conteúdo muda quando é dado aos alunos do 5° e 7°anos. Visando conscientizar os adolescentes sobre como tomar decisões de maneira correta, no curso ,os agentes da Policia Militar de Várzea Grande falam sobre Sinais de Tensao, Bullying, dentre outros.Por exemplo, para as crianças do primeiro ano temos que abordar de maneira mais dinâmica lúdica, já para os alunos maiores que já entendem melhor temos que ser mais rigorosos, energéticos, pois assim eles transmitem o que aprenderam aqui para os seus familiares e amigos, e assim nos ajudam a disseminar conhecimentos. Ao todo serão aproximadamente 2 meses e meio de curso, totalizando 10 aulas”, explicou.

Escolhemos o modulo sobre prevenção e uso de drogas, para os alunos do 7° ano. “Eles estão nessa fase considerada crítica, pois muitas vezes são influenciados por amigos e algumas vezes por familiares, e vendo isso desenvolvemos uma aula interativa aonde vai levar aquele aluno a fazer escolhas seguras e responsáveis em sua vida”, explicou o cabo PM Juldeni de Souza Lima.

Em Mato Grosso o Programa é desenvolvido há mais de 18 anos e consiste em atividades educacionais preventivas, que tem como principal foco a orientação e a conscientização do público alvo, sendo considerada uma forma de prevenção primaria. O Programa conta com um extenso material de apoio, como livro, cartazes, e assessórios que são utilizados pela corporação incluindo boné e colete.

O conteúdo desenvolvido pelo Proerd também proporciona um trabalho cooperativo entre a escola e a família, que visa fornecer informações sobre drogas, violência, resolução de conflitos, estratégias para o fortalecimento do vínculo familiar, fatores de proteção e risco, entre outros.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários