Incêndio florestal já atingiu 11% do território da Chapada dos Guimarães | MUVUCA POPULAR

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019

GOVERNO Sábado, 17 de Agosto de 2019, 14h:05 | - A | + A




Parque Nacional

Incêndio florestal já atingiu 11% do território da Chapada dos Guimarães

Área total atingida pelas chamas, dentro e fora do Parque Nacional, já ultrapassa 9.500 hectares

 Foto: Luiz Gustavo Gonçalves/ICMBio 

Na última sexta-feira (16), o incêndio florestal instalado no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (PNCG) completou uma semana. O fogo teve início em 8 de agosto, nas proximidades do distrito de Água Fria, zona rural de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá).

Neste período, aproximadamente 3.800 hectares queimaram no interior da unidade de conservação (11% de sua área total). Apenas com o incêndio que atingiu o norte da unidade foram 3.550 hectares queimados. A área total atingida pelas chamas, dentro e fora do Parque Nacional, já ultrapassa 9.500 hectares.

Brigadistas do ICMBio e IBAMA e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso trabalharam no combate ao incêndio florestal, que foi controlado no interior da unidade. Na quinta-feira (15) foram feitos trabalhos na cabeça do incêndio, situada em uma das nascentes do rio Claro, nas regiões mais baixas do Parque. Nos períodos vespertino e noturno, até as 22h, foram realizadas ações de combate indireto na região da Cidade de Pedra, atrativo localizado no planalto. No momento, o incêndio está controlado.

Sobrevoos de avaliação e lançamento de água foram realizados ao longo dos dias 15 e 16. Quatro aeronaves de asa fixa, contratadas pelo ICMBio, seguem dando apoio aéreo ao combate. Por questão de segurança, os atrativos da Cidade de Pedras e Vale do Rio Claro seguem fechados à visitação.

Unidade de Coservação

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é Unidade de Conservação Federal com 33 mil hectares, localizada nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Criado em abril de 1989, o parque protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.

O ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela administração, proteção e fiscalização das Unidades de Conservação da União.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários