Novos ônibus vão melhorar transporte de alunos da educação especial | MUVUCA POPULAR

Domingo, 19 de Maio de 2019

GOVERNO Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2019, 09h:58 | - A | + A




Inclusão

Novos ônibus vão melhorar transporte de alunos da educação especial

Serão beneficiados aproximadamente 380 alunos de escolas estaduais de educação especial de Cuiabá e Várzea Grande

(redacaomuvucapopular@gmail.com)
Redação

oni.jpg

 

As escolas de Educação Especial da rede estadual de Cuiabá e Várzea Grande contam agora com 10 novos ônibus para o transporte de alunos com deficiência física. Os novos veículos foram entregues oficialmente para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na tarde desta segunda-feira (11.02), pela Votorantim Cimentos.  

A doação dos ônibus é uma ação do Programa de Apoio à Gestão Educacional Inclusiva, da Votorantim Cimentos, resultado de um termo de acordo firmado com a Seduc, a Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), com a intermediação do Ministério Público Estadual (MPE).  

Serão beneficiados aproximadamente 380 alunos das escolas estaduais de educação especial Livre Aprender, Raio de Sol, Luz do Saber, Professora Celia Rodrigues Duque, além do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Professora Almira de Amorim Silva, que também atende alunos especiais.

A Secretária Marioneide Kliemaschewsk, destacou que os novos veículos vão garantir o atendimento dos alunos com um transporte escolar de qualidade, possibilitando a melhoria no acesso dos alunos às unidades educacionais. “A educação inclusiva ainda é muito recente no Brasil e até pouco tempo atrás nossas crianças, que tinham algum tipo de deficiência, eram excluídas de processos educacionais. Mas hoje nós temos outros olhos e a educação avançou no sentido de garantir o direito a todos como cidadãos”.

Os ônibus têm toda a infraestrutura adequada para atender os alunos cadeirantes ou com dificuldade de mobilidade, com elevador e rampa automática.

O gerente geral de Planejamento e Desenvolvimento Social da Votorantim, Rafael Gioielli, explicou que são dois modelos diferentes de ônibus, com toda a estrutura adequada para atender os alunos. Os modelos são especificados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Votorantim, em comum acordo com a Seduc, resolveu utilizar os dois em Mato Grosso.  

“A cadeira móvel permite que o estudante siga melhor acomodado dentro do ônibus e a plataforma elevatória permite que ele adentre o veículo com a própria cadeira dele, ou seja, permite atender necessidades que são diferentes, pois cada pessoa com deficiência tem uma necessidade especial e os dois veículos dão mais flexibilidade para esse atendimento”.  

Segundo Rafael Gioielli, a Votorantim tem uma atuação antiga em Mato Grosso e o ano passado construiu a parceria com a Seduc. “A Votarantim escolheu essa linha temática para comemorar o seu centenário. E construímos a ideia desse acordo de doação dos ônibus. Além disso, vamos trabalhar também a melhoria da gestão das unidades educacionais que trabalham com a educação especial”, destacou.  

Participaram do evento o vice-governador Otaviano Pivetta, o controlador Geral do Estado, Emerson Hideki, o secretário adjunto da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso, Luiz Otávio Trovo, o gerente da fábrica da Votarantim em Cuiabá, Rivo Lima, e secretário executivo da Seduc, Alan Porto.    

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários