Senadora de Mato Grosso apoia proposta para dificultar prescrição de penas | MUVUCA POPULAR

Quinta-feira, 09 de Abril de 2020

GOVERNO Quinta-feira, 07 de Novembro de 2019, 18h:20 | - A | + A




Senadora de Mato Grosso apoia proposta para dificultar prescrição de penas


redacaomuvuca@gmail.com

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O PLS 658/2015 que altera o Código Penal para dificultar a prescrição de penas está pronto para ser votado em plenário e conta com o apoio da senadora de Mato Grosso, Juíza Selma (Podemos). O texto da proposição é de autoria do senador Álvaro Dias. Na última semana, presidente do STF, Dias Toffoli, apresentou uma proposta similar ao projeto já apresentado pelo senador.
Atualmente, a prescrição acontece quando o Estado já não pode condenar o réu, porque o processo não foi concluído a tempo. A proposta modifica dois artigos do Código Penal (Decreto-Lei 2.848/1940). Pelo texto do PLS 658/2015, a prescrição começa a correr a partir do dia em que transita em julgado a sentença condenatória (quando não há mais possibilidade de recursos) ou a que revoga a suspensão condicional da pena ou o livramento condicional, eliminando o inciso que distingue o prazo para prescrição da acusação (Ministério Público), e da defesa do réu.
“A modificação é relevante porque evita que a defesa retarde intencionalmente a alegação de nulidade absoluta que lhe seja favorável com o objetivo de obter a prescrição do crime”, pontua a parlamentar.
Atualmente, a prescrição começa a correr a partir do oferecimento da acusação. Entretanto, em várias comarcas do País, o juiz demora muito para receber a denúncia e os crimes acabam prescrevendo. O projeto determina que o prazo de prescrição seja a partir do recebimento da denúncia pelo juiz, evitando, dessa forma, esse tipo de problema.
“As alterações contribuem substancialmente para o aperfeiçoamento de nossa legislação, incidindo em um dos maiores problemas do sistema penal brasileiro que é a impunidade”, ressalta Selma.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Figueiredo reforça confinamento
Enfrentamento contra coronavírus
Unanimidade
Campanha “Vem Ser Mais Solidário”
Impacto do coronavírus

Últimas Notícias
08.04.2020 - 18:30
08.04.2020 - 18:00
08.04.2020 - 15:51
08.04.2020 - 12:00
08.04.2020 - 10:12


Carlos Fávaro (PSD)

Coronel Rúbia (Patriota)

Elizeu Nascimento (DC)

Gisela Simona (Pros)

José Medeiros (Podemos)

Júlio Campos (DEM)

Nilson Leitão (PSDB)

Otaviano Piveta (PDT)

Procurador Mauro (PSOL)

Reinaldo Morais (PSC)

Valdir Barranco (PT)

(Nenhum deles)

Feliciano Azuaga



Informe Publicitário