Igreja Batista Getsemâni

‘Diálogos Democráticos’ promove debate sobre a atual situação dos partidos brasileiros

Na sua segunda edição, o evento conta com a presença de parlamentares, analistas políticos e pesquisadores

De Brasília, da Sucursal

O Pacto pela Democracia, coalizão de organizações e movimentos da sociedade civil, realiza no próximo dia 17 de junho, em São Paulo, o evento ‘Diálogos Democráticos’. A intenção do encontro é discutir a crise de confiança nos partidos e analisar, por meio de um debate entre especialistas e atores políticos, caminhos e soluções para seu revigoramento.  

Representantes do Pacto pela Democracia expressam preocupação com os crescentes dados de desconfiança nas instituições brasileiras. De acordo com levantamento recente feito pelo Datafolha, sete em cada dez brasileiros declaram não ter confiança nas organizações partidárias. “O índice de desconfiança dos brasileiros nos partidos quase dobrou nos últimos quatro anos. É por isso que estamos pautando sua construção e oxigenação, uma vez que candidaturas a cargos políticos no Brasil devem, necessariamente, passar pela estrutura partidária”, afirma Ricardo Borges Martins, cientista político e coordenador-executivo do Pacto pela Democracia.   

O encontro será dividido em duas mesas de discussão, uma com pesquisadores e estudiosos da área de política e outra com parlamentares, ambas mediadas pela diretora do Nexo Jornal, Paula Miraglia. O painel composto por analistas contará com a presença do cientista político e professor da USP, André Singer, da professora da Unicamp, Rachel Meneguello e do representante da consultoria Pulso Público, Vítor Oliveira. Entre os parlamentares, participarão do debate Áurea Carolina (Muitas/Psol/MG), Paulo Teixeira (PT/SP), Rodrigo Cunha (PSDB/AL) e Renata Abreu (Podemos/SP).  

A reunião também debaterá o papel dos partidos para a Democracia. A última eleição foi marcada pela emergência de novas formas de organização política para a disputa eleitoral. “Essas organizações criam uma lógica de agremiação pluripartidária, muitas vezes com candidaturas independentes e coletivas. Por isso é importante entender os motivos pelos quais os partidos não promovem mais identificação e o que eles estão fazendo para superar essa realidade”, diz Borges Martins.  

O Pacto Pela Democracia é constituído por mais de cem diferentes movimentos e organizações da sociedade civil, e procura promover o pluralismo e a tolerância política. Essa coalizão foi criada em abril de 2018, apoiado por pessoas físicas e entidades privadas, comprometida com o resgate e aprofundamento das práticas e valores democráticos.  

Os Diálogos Democráticos são um ciclo de debates e palestras promovido pelo Pacto em defesa e para o fortalecimento da democracia no país e se propõem a pautar e debater aspectos fundamentais à construção democrática no Brasil. Os eventos, abertos ao público.  

Mais informações: https://www.pactopelademocracia.org.br/


Fonte: MUVUCA POPULAR

Visite o website: https://muvucapopular.com.br