Igreja Batista Getsemâni

Comissão de Saúde articula relatório de irregularidades em hospitais

Deputados aguardam última visita para cobrar melhorias ao Governo

Redação
redacaomuvuca@gmail.com

A equipe técnica da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social comunicou que aguarda a última visita aos hospitais no interior do estado e região metropolitana de Cuiabá para divulgar o relatório final das ações parlamentares. Também está definido que o documento será encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde para as providências necessárias apontadas em texto.

De acordo com o cronograma, até o momento, os membros da comissão visitaram oito unidades de saúde nos seguintes municípios: Barra do Bugres, Cáceres, Rondonópolis, Água Boa,Várzea Grande (Hospital Metropolitano), Cuiabá (Hospital Adauto Botelho e Cermac) e Sinop, além da realização de uma audiência pública na capital.

“Estamos priorizando as unidades hospitalares que são administradas pelo Estado. São visitas técnicas, durante as quais solicitamos números e indicadores daquelas unidades”, disse o presidente da Comissão de Saúde, deputado Paulo Araújo (PP). Conforme o parlamentar, a equipe técnica pretende apresentar o relatório final após a última visita que será realizada no dia 23 de agosto no município de Alta Floresta.

“Visitamos in loco todas as unidades de saúde pela ótica do paciente, e no segundo semestre daremos continuidade a essas visitações. Em cada uma delas produzimos um relatório técnico com o objetivo de ajudar em recursos e melhores estruturas, propondo soluções e alternativas junto a gestão estadual, bem como forma de financiamentos”, lembrou Araújo.

O deputado citou como exemplo a visita da comissão ao Hospital Regional de Rondonópolis, quando a diretoria da unidade informou  que o local tem cobertura de atendimento 100% pública pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cujos serviços são classificados como de média e alta complexidade,amparando 19 municípios da região sul de Mato Grosso com população total estimada em 523 mil pessoas. Só no primeiro trimestre de 2019, o total de atendimentos registrados pelo hospital foi de 24.895 atendimentos.

Segundo informações da equipe técnica da comissão, o relatório final será concluído após o término das visitas nos unidades de saúde. “A comissão de saúde convocará uma reunião extraordinária para a discussão e aprovação do relatório. O documento macro é subdividido em partes com todas as deficiências dos hospitais apontadas individualmente, e comprovadas”, disse Maria de Lourdes Almeida Bisco, que junto com Ana Denise da Silva Pinto Teixeira e Elizete Lúcia de Araújo compõe a equipe técnica da comissão de saúde.

O deputado disse também que o grupo tem pautado o cronograma de visitas às unidades de saúde, priorizando as gerenciadas pela Secretaria de Estado de Saúde. “Em todos eles constatamos muitas irregularidades que foram repassadas pela equipe médica e que, posteriormente, serão encaminhadas para a SES tomar as providências necessárias”, ressaltou Araújo.

O presidente da comissão explicou ainda que as oito unidades tecnicamente visitadas representam 74 municípios. “Isso representa aproximadamente 65% da população do Estado e essas melhorias devem ser realizadas em caráter urgente”, justificou ele. Pelo calendário de reuniões da comissão de saúde, foram realizadas seis até o momento, com 46 projetos de leis tendo voto favorável dos deputados.  

Veja o calendário das visitas técnicas:

Barra do Bugres – 01/04 – realizada.

Cáceres – 15/04 – realizada.

Rondonópolis – 06/05 – realizada.

Várzea Grande (HM) – 14/05 – realizada.

Água Boa – 17/05 – realizada.

Cuiabá (Adauto Botelho_ - 30/05 – realizada.

Cuiabá (Cermac) – 04/06 – realizada.

Sinop – 01/07 – realizada.

Sorriso – 09/08 – agendada.

Colíder e Alta Floresta – 23/08 – agendada.


Fonte: MUVUCA POPULAR

Visite o website: https://muvucapopular.com.br