Igreja Batista Getsemâni

Desmatamento da Amaz├┤nia em Mato Grosso equivale a 14,5 campos de futebol

GD

Em junho deste ano, houve o desmatamento de 140 km² da área correspondente à Amazônia Legal em Mato Grosso. Com isso, o estado fica em 4º lugar, atrás apenas do Amazonas, Pará e Rondônia. Os dados são Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD).  A área desmatada corresponde a 14,5 campos de futebol.

A Amazônia Legal é o nome dado pelo governo brasileiro a uma determinada área da Floresta Amazônica que pertence ao Brasil. Além de Mato Grosso, Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantis e Maranhão também entram na denominação.

Colniza (1.065 km a noroeste de Cuiabá) é um dos municípios considerados críticos pelo levantamento. Neste mês, foram 18 km² de área desmatada, correspondente a 2,5 campos de futebol.

Apesar da maioria dos desmatamentos terem sido em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse, foi registrado desmatamento também em área indígena, como Piripkura, com 0,4 km² de território desmatado, e em assentamento como o Japuranomann, com 2 km² desmatados.

Segundo o levantamento, contudo, há uma redução de 31% se comparado à análise feita do mesmo período de 2018, com redução de 368 km² da área total desmatada.

Com relação à degradação das florestas, Mato Grosso figura em segundo da lista, com 8 km² de floresta degradada, o que corresponde a 17% do território total. O primeiro colocado é Roraima, com 27 km² desmatados.


Fonte: MUVUCA POPULAR

Visite o website: https://muvucapopular.com.br