Igreja Batista Getsemâni

Congresso debate negras e negros nos espaços de poder e em defesa da vida

Racismo ainda é uma realidade na vida da população negra do Brasil e de Mato Grosso

Thays Amorim
redacaomuvuca@gmail.com

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Unegro

 

O racismo ainda é uma realidade na vida da população negra do Brasil e de Mato Grosso. Entretanto, buscando diminuir a violência sofrida pela população negra e discutir pautas raciais será realizado o III Congresso Estadual da Unegro (União de Negros pela Igualdade) Pantanal, que acontece no próximo sábado (7), a partir das 13h30, na Adufmat (Universidade Federal de Mato Grosso).  

O tema principal do congresso é “Negras e negros nos espaços de poder e em defesa da vida”. O evento terá mesas de palestrantes e diversos debates. José Pereira Filho, organizador do evento, ressaltou a importância de se discutir sobre a questão racial. “Nós vivemos em um momento muito obscuro no país, com percas de direitos. Nós estamos, o tempo todo, tentando agregar para conseguir os nossos direitos”, afirmou Pereira. 

O evento também irá abordar questões trabalhistas, a juventude negra, o feminicídio e pautas da população LGBTQ+. O vice-presidente da Unegro nacional, Edson França, e também o Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-MT, Aurelio Augusto Filho, entre outros debatedores, irão participar das discussões. 

Pereira afirmou ainda que a discussão sobre racismo em Mato Grosso tem avançado, ainda que sutilmente. “Nós somos vários movimentos, e cada um dentro da sua lógica e dos seus trabalhos tem discutido isso constantemente. O movimento tem crescido, ainda que timidamente”, disse.   

O evento está previsto para encerrar às 18h, com apresentações culturais.

Confira a programação completa:

Divulgação/Unegro

Congresso Unegro

Programação conta com temas sobre mercado de trabalho, feminicídio, questões LGBTQ+, entre outros.

 


Fonte: MUVUCA POPULAR

Visite o website: https://muvucapopular.com.br