Confira 3 locais que têm atendimento psicológico gratuito | MUVUCA POPULAR

Quarta-feira, 01 de Abril de 2020

MATO GROSSO Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2020, 13h:48 | - A | + A




SAÚDE

Confira 3 locais que têm atendimento psicológico gratuito

Transtornos psicológicos têm levado muitas pessoas ao sofrimento e ao limite de desistirem de viver. Ansiedade, depressão, traumas e tantos outros desequilíbrios afligem as pessoas e podem ser tratados com acompanhamento psicológico adequado.

 

No entanto, a saúde mental não tem recebido a devida atenção nas instituições públicas, que não têm profissionais nem estrutura para atender quem os procura. Por outro lado, uma grande parcela da população não tem condições financeiras de pagar pelas consultas particulares.

 

A fim de contribuir com informações que levem à melhora de quem sofre com algum transtorno psicológico, a reportagem enumerou 4 instituições, em Cuiabá e Várzea Grande, que oferecem atendimento gratuito para quem quer superar esse momento de dificuldade. Todos os locais contam  com profissionais adequados tal acompanhamento.

 

Cine Teatro
Os atendimentos são feitos em grupo, todas as terças-feiras, no teatro. A consulta é em grupo e começa às 19h30. O acompanhamento é indicado para todas as pessoas que tenham ansiedade, depressão ou qualquer outro transtorno que desestabilize a emoção. O objetivo é orientar essas pessoas a lidarem com o desequilíbrio. Quem suspeita de algum desses problemas também é bem vindo ao grupo. Mais informações pelo telefone (65) 2129 3848.

 

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) tem duração 6 meses e abre inscrições a cada início de semestre. Os atendimentos são individuais e ocorrem entre 8h e 20h. Os estudantes de Psicologia do 9º e 10º semestres auxiliam o profissional nos atendimentos dos pacientes. O acompanhamento é oferecido às crianças, adolescentes, adultos, idosos e a comunidade acadêmica em geral. Para realizar a inscrição, o interessado precisa ter em mãos os documentos básicos, como RG e CPF, assim como deixar o contato de familiares e pessoas mais próximas na ficha de inscrição como questão de segurança. Depois disso, o Serviço de Psicologia Aplicada deve entrar em contato por telefone e agendar a primeira entrevista, que é a triagem. Mais informações sobre inscrição e vagas pelo telefone (65) 3615 8492.

 

A UFMT também oferece tratamento semelhante em Rondonópolis (215 km ao Sul). Com o nome “Escolha Viva: Atendimento Psicológico para Pessoas em Risco de Suicídio. Há Outras Escolhas”. A terapia é feita em grupo, a assistência psicológica é destinada às pessoas com risco de cometer o suicídio e seus familiares, que convivem com a situação. Dependo do caso, a pessoa é encaminhada para atendimentos individuais e, se necessário, avaliação psiquiátrica.
Os interessados em participar do atendimento podem ir ao ambulatório de saúde mental, localizado na Policlínica de Rondonópolis ou diretamente ao projeto, nas quartas-feiras, às 17h, no mesmo local. O Facebook do “Escolha Viva” pode ser acessado pelo link https://www.facebook.com/projetoescolhaviva/ e o contato via WhatsApp pelo telefone (66) 99237-7557.

 

Universidade de Várzea Grande (Univag)
A instituição não tem um projeto fixo de atendimento, no entanto oferece acompanhamento de acordo com a disponibilidade de profissional. A expectativa é que os atendimentos comecem no dia 10 de março. As consultas são gratuitas e mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3688-6133 e (65) 3688 6153.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Sargento Vidal irá assumir o cargo
Medida foi tomada devido à pandemia
Idosos estão lotando unidades
Benefício inconstitucional
Entrevistado de quarta

Últimas Notícias
01.04.2020 - 15:32
01.04.2020 - 14:30
01.04.2020 - 13:59
01.04.2020 - 13:55
01.04.2020 - 13:28


Carlos Fávaro (PSD)

Coronel Rúbia (Patriota)

Elizeu Nascimento (DC)

Gisela Simona (Pros)

José Medeiros (Podemos)

Júlio Campos (DEM)

Nilson Leitão (PSDB)

Otaviano Piveta (PDT)

Procurador Mauro (PSOL)

Reinaldo Morais (PSC)

Valdir Barranco (PT)

(Nenhum deles)

Feliciano Azuaga



Informe Publicitário