Governo apresenta estrutura da Santa Casa para conselheiros do TCE | MUVUCA POPULAR

Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019

MATO GROSSO Quarta-feira, 17 de Julho de 2019, 08h:32 | - A | + A




Governo apresenta estrutura da Santa Casa para conselheiros do TCE

A reabertura do Hospital Estadual Santa Casa está marcada para o próximo dia 23 de julho, terça-feira

bB.jpeg

Foto: Mayke Toscano

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Isaías Lopes e Jaqueline Jacobsen, conheceram nesta terça-feira (16) a estrutura do Hospital Estadual Santa Casa. A visita técnica da unidade foi comandada pelo governador Mauro Mendes, pela primeira-dama Virginia Mendes, e pelo secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Mauro Mendes destacou que a reabertura do hospital será no próximo dia 23 de julho, terça-feira. "Fizemos questão de acompanhar a reta final das obras da Santa Casa e caminhamos por todos os setores para apresentar um panorama aos conselheiros do Tribunal de Contas", explicou.

Durante a visita, o gestor da Saúde realizou uma apresentação aos conselheiros, destacando todos os problemas encontrados e os trabalhos de intervenção necessários para o funcionamento do Hospital Estadual.

“Todos os setores passaram por readequações e, em breve, nós estaremos entregando à população um hospital moderno e de capacidade ampla de atendimento a todos os usuários do Sistema Único de Saúde”, disse Figueiredo.

Após a apresentação, os conselheiros percorreram o setor administrativo da unidade, a recepção, o Centro Cirúrgico, as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto, pediátrica e neonatal, a brinquedoteca, a cozinha e os corredores, para observar de perto a revitalização da unidade.

Jaqueline Jacobsen, que já conhecia a antiga estrutura do hospital, considerou positivo o trabalho realizado no hospital e parabenizou o interesse do Governo em sanar os problemas da saúde.

“Este hospital é grande, são mais de 200 leitos e o trabalho realizado pelo Governo de Mato Grosso é muito positivo, pois essa reforma era necessária, tendo em vista que haviam problemas de infiltração e contaminação, ocasionadas pela infraestrutura que é antiga. O Governo está de parabéns por fazer essa reforma e assumir a Santa Casa”, disse a conselheira.

Reabertura do Hospital

Para a solenidade de reabertura do Hospital Estadual Santa Casa na próxima semana estará presente o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, entre outras autoridades.

A unidade iniciará com atendimentos nas áreas de Oncologia (tratamento de câncer), Nefrologia (hemodiálise), UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal, Pronto Atendimento Infantil, cirurgias pediátricas e geral. Também serão ofertados Serviços de Apoio e Diagnóstico Terapêutico (SADT), como Tomografia, Raio-X, Ultrassonografia, Densitomestria Óssea, Cateterismo, Ressonância para crianças, hemoterapia, exames laboratoriais clínico e de anátomo-patológico (usado para o diagnóstico preciso de doenças).

O caso Hospital Santa Casa

Após uma grave crise financeira, o hospital mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá – mais antiga unidade de saúde da Capital – fechou as portas no dia 11 março deste ano, ocasião em que deixou de prestar atendimentos de saúde à população mato-grossense.

Diante da situação, o Governo do Estado decretou, no dia 2 de maio, a requisição administrativa dos bens e serviços da Santa Casa de Misericórdia assumindo o controle da unidade com o objetivo de assegurar os atendimentos de média e alta complexidade aos cidadãos que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A equipe técnica da Secretaria de Saúde está em uma força-tarefa, que visa à entrega de um novo hospital à população mato-grossense. Não é simples colocar uma unidade dessa proporção para funcionar, mas estamos trabalhando com muita determinação”, disse Figueiredo.

Durante o processo de estudo e avaliação do prédio, a equipe da SES-MT constatou que algumas readequações precisavam ser feitas para atender às normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária. Diversas intervenções foram necessárias, como troca de piso, pintura, manutenção do telhado e da rede elétrica e revitalização das alas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da cozinha, do refeitório, da recepção e do setor administrativo.   Neste momento, a equipe da SES-MT trabalha para restabelecer o pleno funcionamento do novo Hospital Estadual Santa Casa no menor espaço de tempo possível, inclusive, com a contratação de funcionários, médicos e prestadores de serviços.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários