Governo e Conselho realizam Semana da Pessoa com Deficiência | MUVUCA POPULAR

Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019

MATO GROSSO Quarta-feira, 11 de Setembro de 2019, 08h:37 | - A | + A




Governo e Conselho realizam Semana da Pessoa com Deficiência

Entre as atividades, destacam-se a realização do 1º desfile de moda inclusivo, entrega de homenagens, seminários, audiência pública e atividades esportivas


redacaomuvuca@gmail.com

Deficiência.jpg

Foto: Secom

A 5ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência será realizada entre os dias 17 e 26 de setembro, pelo Governo de Mato Grosso e pelo Conselho Estadual de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência (Conede), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT).

Uma extensa programação discutirá o fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência em Mato Grosso. A iniciativa é em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro.

A programação começa no dia 17 com a entrega do Prêmio Maria Auxiliadora (Dodora), em ato solene, no auditório Clóves Vettorato, para aqueles que foram de relevância para a inclusão das pessoas com deficiências no Estado de Mato Grosso. Neste dia ocorrerá também a entrega simbólica de cadeiras de rodas e aparelhos auditivos, além da inauguração da plataforma elevada no Palácio Paiaguás, garantindo acessibilidade a todos os servidores e visitantes.

Já no dia 21 de setembro, a programação contará com duas grandes atividades. A primeira, no período matutino, em comemoração ao Dia do Atleta Paraolímpico, no Centro Desportivo Dom Aquino, em Cuiabá, com a realização de atividades esportivas adaptadas para atletas com deficiências.

E à noite, a partir das 18h, no Shopping Estação, será realizado o 1º Desfile de Moda Inclusiva e Acessível. O evento é uma realização da primeira-dama Virginia Mendes em parceria com o produtor de modas, Edson Guilherme, e apoio de diversos empresários. A organização está à cargo da Unidade de Ação Social e Atenção à Família (UNAF).

“Fiquei muito honrada com o convite em ser a madrinha e embaixadora da causa dos deficientes. Este é um público que muitas vezes fica à margem e queremos resgatar e promover ações de inclusão social para todos”, garantiu a primeira-dama.

No dia 25, a Setasc irá realizar um evento direcionado para gestores de assistência social dos municípios mato-grossenses. A intenção será promover a garantia de direitos e o fortalecimento da participação social.

A analista de Seguridade Social – INSS, Luciana Miyakawa, ministrará a palestra “Novas regras para a concessão e revisão do Benefício de Prestação Continuada – BPC para pessoa com Deficiência”. E o promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso, Alexandre de Matos Guedes, abordará o tema da “Garantia de Direitos da Pessoa com Deficiência e a importância da Participação Social nos Conselhos de Direito”. O evento será no auditório do Conselho Regional de Contabilidade, das 13h às 17h, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

E encerrando a programação, no dia 26, será realizado, na Assembleia Legislativa, das 8h às 16h, o I Simpósio Estadual de Educação e Saúde da Pessoa Surda, com audiência pública sobre o Dia Nacional de Luta e Inclusão da Pessoa Surda na Educação e a necessidade das escolas bilíngues.

O presidente do Conede, Luis Carlos Grassi, falou sobre a importância da ação. “É um evento muito importante para e inclusão das pessoas com todos os tipos de deficiência. É uma oportunidade de chamar a atenção de toda a população para a causa, diminuindo a discriminação”.

A secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, ressaltou a participação do Estado na inclusão social. “Estamos trabalhando para promover a inclusão das pessoas com deficiência, garantindo a proteção dos direitos e promovendo qualidade de vida para toda a sociedade”, comentou.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários