Amazônia em chamas torna impeachment de Bolsonaro uma questão de tempo | MUVUCA POPULAR

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019

POLÍTICA Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019, 10h:42 | - A | + A




Crise

Amazônia em chamas torna impeachment de Bolsonaro uma questão de tempo

Destruição da Amazônia provocada pelas ações do governo Bolsonaro tem todos os ingredientes para levar o Brasil a uma crise sem precedentes

 Foto: Montagem 

A destruição da Amazônia provocada pelas ações do governo Bolsonaro e da nova política, que tem como ministro do Meio Ambiente um dos quadros mais importantes do Partido Novo, o advogado Ricardo Salles, tem todos os ingredientes para levar o Brasil a uma crise sem precedentes.   O grito de Emmanuel Macron, presidente da França, pedindo a convocação em caráter de urgência de uma reunião do G7 não é nada mais do que uma ação oportunista de um governante que aprendeu a interpretar os sinais das ruas depois de viver uma crise que quase o derrubou.

A Europa foi tomada ontem por imagens de uma floresta em chamas, de animais queimados, de fumaça cobrindo cidades, de relatos catastróficos, porém realistas, do que ocorre por essas paragens.

Em menos de 24 horas a cidadania ativa dos países desenvolvidos ligou os pontos. Um presidente fascista e bufão, que já tinha péssima imagem pública por lá, virou o responsável pelo maior crime ambiental da história recente.

Os europeus têm razão. O programa de governo e os discursos de Bolsonaro referendam o que está acontecendo. Não foi acidente. É crime.   E a cidadania ativa europeia exige um posicionamento dos seus governantes. Macron foi apenas o primeiro a trucar. Outros seguirão sua linha nos próximos dias.

Em breve, os produtos agrícolas brasileiros serão boicotados e interditados nos supermercados europeus. Sanções serão decretadas para importações de produtos como soja e carne. E haverá protestos na frente de embaixadas verde e amarela mundo afora.

Bolsonaro tentará usar a mesma tática da política interna para lidar com essa avalanche internacional e provocará mais crise.

A economia que já se arrasta na estagnação tende a entrar rapidamente em recessão. O nível de desemprego que já é alto se ampliará. E os filhos das madames de laquê e dos mascus de pulover vão abandonar o barco do capitão. Porque é impossível pra eles se manter a favor de um governo que destrói a Amazônia. Nem o discurso mais neoliberal moderno aceita esse roteiro demoníaco.

Para que imensas manifestações de rua sejam construídas falta apenas uma boa convocação. Serão milhões em todos os cantos do planeta.

E antes de outubro chegar o grito pelo impeachment de Bolsonaro já será atordoante. Evidente que ele não deve derrapar na primeira curva, mas o caminho estará aberto para que o seu governo seja interrompido antes das eleições de 2020. Foi assim com Collor. Foi assim com Dilma.

Já há condições para um pedido de impeachment de Bolsonaro antes do Natal chegar. Talvez de muitos pedidos. A economia, essa donzela, será decisiva. E o crime contra a Amazônia tende a esfarelar qualquer perspectiva (que já era baixa) de reação.

A queda de Bolsonaro se tornou uma questão de tempo. 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(16) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

alexandre - 24-08-2019 09:23:47

Pelo código penal, o crime é pessoal, os outros colocam fogo e a culpa é do Bolsonaro ? E os órgãos de proteção e fiscalização , fazem o que? Servem para que ! Tem que investir, mas o PT gastou todo o dinheiro do Brasil.

Responder

4
0


FAGNER - 23-08-2019 23:34:56

A casa caiu. Perdeu o poder. Agora chora esquerdalhas

Responder

3
2


MIRLA MARIA Feminino MIRANDA - 23-08-2019 23:01:59

Longe disso. O Brasil já está apresentando sinais de crescimento depois de sua destruição quase total pelo PT, que não aceita ainda sua derrota. A oposição é grande e nociva, mas o Brasil está no caminho certo com Bolsonaro. Vamos em frente, Capitão.

Responder

3
3


Karlos - 23-08-2019 20:19:39

chorem PETEBAS.......o Brasil está ressurgindo para a tristeza de vcs.......

Responder

5
3


Carlos - 23-08-2019 19:09:25

Quando as chuvas que estão chegando e acabar com as queimadas, vão pedir impeachment por causa das enchentes, depois porque teve geada no sul, seca no Nordeste e por aí vai, queimadas é irresponsabilidade do ser humano, que o Governo está muito errado com a preservação da Amazônia até concordo, e o Cerrado em Mato Grosso e Goias que acabou faz tempo e ninguém falou nada, Mata Atlântica que desapareceu????

Responder

5
6


Geovane Figueiredo - 23-08-2019 18:08:28

Essa tipo de matéria, nao ajuda o Brasil em NADA. Só cego que não vê que essas queimadas são criminosas , é uma questão de tempo para colocar os criminosas na cadeia. Brasil acima de Tudo! Deus acima de Todos!

Responder

4
5


Grillo Falante - 23-08-2019 17:02:18

Cri...cri...cri...Ao que parece o Trump ,já está jogando o LIXO fora !!! O ¨topetudo¨ disse que está preocupado com as queimadas . Ai não mais que de repente o Bozó acionou o Exército para ¨proteger a Amazònia¨. Ei Bozó ,os Generais argentinos afundaram as Malvinas . Os Generais brasileiros estão QUEIMANDO a Amazõnia . PÔ !!!

Responder

8
3


maria - 23-08-2019 16:03:21

¨NINGUÈM AGUENTA MAIS VOCÊS ¨!!! Quem cara-pálida ? Ora ,você é um imbecil robotizado sem idéias próprias ,que prega o ódio ,homofobia ,não suporta as diferenças ,e quer que sejamos idiótas tanto quanto você ? Você é o CACHORRO da MANSÃO ; pobre que late ,rosna e até morde ,mas DORME NA CALÇADA !!!

Responder

8
2


olavo - 23-08-2019 15:49:08

Sou Capitalista. Sou fã da Livre Iniciativa, do Livre Mercado, dos pensadores, dos corajosos que se expõem, criam produtos, geram trabalho, riqueza, dinheiro... Esses são os donos do mundo. O mundo é nosso. Porém, se há uma coisa que entendo ser resultado do Capitalismo e que não gosto é essa: GENTE MIMADA. Nunca houve na História da Humanidade uma quantidade de gente mimada e chata como há hoje em dia. Amazônia? Sim, sou e somos a favor da preservação da Amazônia... Mas gritar contra queimadas e deixar as ruas imundas com suas guimbas de cigarro é ridículo. Reclamar da poluição, mas fumar maconha o dia inteiro é inacreditável. Gritar, chorar, xingar e nada fazer é cara de vocês. Você é carnívoro?!?! Mimado, você acredita na possibilidade de alimentarmos 7 bilhões de pessoas com alface orgânica? Enfim, temos muitos adultos de 40, 50, 60, 70 anos que não saíram da adolescência... Mimados, por favor: CRESÇAM. AMADUREÇAM. Ninguém aguenta mais vocês.

Responder

3
7


Zeca - 23-08-2019 16:10:50

Sr. ¨capitalista ¨qual a sua Empresa ? Quantos funcionários tem ? Quantos milhões recolhe de I R ?

Responder

5
2


Linsiod Lacerda passos - 23-08-2019 14:38:52

Bom , ao menos a rede Globo está afirmando que Bolsonaro já fez alguma coisa nhé ! São poucos meses e ele nem vez de trabalhar, fica aí contratando pessoas pra por fogo pra ver se aparece na mídia kkkkk Tenha dó nhé inocente !!!

Responder

4
0


Deivid Bento - 23-08-2019 14:37:34

Mais que jornalzinho é esse aqui em no mato grosso sempre houve queimada,na Amazônia também,vocês querem que o pt volte ao governo para o país andar nas propinas e falir o país isso que vcs querem tá na kara que esses incêndios vem de uma ação criminosa.

Responder

4
6


wagner - 23-08-2019 13:40:16

O Macron vai colocar o Bozó ,em Xeque Mate na próxima reunião do G-7 . Já o elegeu o Facínora Maior do Planêta ,e agora negociando com a Rússia a sua volta a cúpula do G-7 ,vai colocar na mesa de negociação a punição exemplar do Brasil . O Trump terá que decidir se fica com o Brasil ou a Rússia .Mais dia menos dia todos sabíamos que isso aconteceria. Defenestrar administradores públicos locais que ajudaram os EUA a invadirem um país é a regra para os “americanos”. “Não é nada pessoal, são só negócios”. É só ver o que aconteceu com Sérgio Fernando… Fleury. Ou o que está acontecendo com Moro, Dallagnol… o que aconteceu com Sadam Hussein e Osama bin Laden. A turma de Bolsonaro já devia ter percebido isso antes, lá na questão da OTAN, da OCDE e em tantas outras questões similares. Não é porque Bolsonaro e turma ajudaram aos sócios do clube que se tornam sócios automaticamente. Podem continuar sendo manobristas, garçons, camareiros, fritadores de hamburguer… mas sócios, não. XEQUE - MATE !!!

Responder

7
5


alexandre - 23-08-2019 13:30:21

os mimimi petebas, verdinhos, poderiam pegar o proximo onibus para a amazonia e se apresentar como Brigadistas, no quartel do C Bombeiros, queimar combustivel e botar fogo em pneus,em protestos, não é contra producente ? tem que mandar o exercito combater as queimadas e multa dura e cadeia, pros idiotas que colocam fogo pra limpar mato... tem que haver punição...

Responder

3
8


Vilmara - 23-08-2019 13:06:56

Ele vai derrubar toda a Amazônia e vai afundar o Brasil mas os gados não enxerga

Responder

9
4


Mrmax Emici - 23-08-2019 13:05:22

DESESPERO BATE FORTE NEH?

Responder