Bolsonaro chama Lula de canalha e Moro lamenta revés no Supremo | MUVUCA POPULAR

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019

POLÍTICA Sábado, 09 de Novembro de 2019, 17h:19 | - A | + A




“Não deem munição ao canalha"

Bolsonaro chama Lula de canalha e Moro lamenta revés no Supremo

Presidente se manifestou pela primeira vez sobre a soltura do ex-presidente Lula


redacaomuvuca@gmail.com

Amanda Perobelli/REUTERS

xo-presidente-do-Brasil-Jair-Bolsonaro-PSL.jpg.pagespeed.ic.IS7607VxeE.jpg

Jair Bolsonaro (PSL)

Ao se manifestar neste sábado (9) pela primeira vez sobre a soltura do ex-presidente Lula, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) pediu aos seus seguidores que não deem "munição ao canalha", em uma referência ao líder petista.

Sem citar o nome do ex-presidente, Bolsonaro postou um vídeo em homenagem ao ministro da Justiça, Sergio Moro. Hoje membro do governo, o ex-juiz foi responsável pela condenação de Lula na primeira instância no caso do triplex.

"Iniciamos a (sic) poucos meses a nova fase de recuperação do Brasil e não é um processo rápido, mas avançamos com fatos. Não dê munição ao canalha, que momentaneamente está livre, mas carregado de culpa", escreveu o presidente em redes sociais.

No vídeo que acompanha a publicação, Bolsonaro recupera um discurso em que afirma que pessoas de bem são maioria no Brasil e atribui a Moro parte da responsabilidade por sua chegada à Presidência da República. Condenado e preso em 2018, Lula foi impedido de disputar as eleições. "Em parte, o que acontece na política no Brasil, devemos a Sergio Moro", disse.

"Amantes da liberdade e do bem, somos a maioria. Não podemos cometer erros. Sem um norte e um comando, mesmo a melhor tropa, se torna num bando que atira para todos os lados, inclusive nos amigos. Não dê munição ao canalha, que momentaneamente está livre, mas carregado de culpa", escreveu em seguida, em novo post.
Minutos depois, também em uma rede social, Moro escreveu: "Lutar pela Justiça e pela segurança pública não é tarefa fácil. Previsíveis vitórias e revezes (sic). Preferimos a primeira e lamentamos a segunda, mas nunca desistiremos. A decisão do STF deve ser respeitada, mas pode ser alterada, como o próprio Min. Toffoli, reconheceu, pelo Congresso".

Na sexta-feira, a saída da prisão do ex-presidente Lula dividiu opiniões no Palácio do Planalto e foi recebida com silêncio pelo presidente Bolsonaro, que considera o petista seu principal adversário político.

Em Goiânia, onde participava da entrega de ônibus escolares, o presidente não comentou o assunto, se ausentou de entrevista programada e evitou os veículos de imprensa após a expedição da ordem de soltura.

Em caráter reservado, no entanto, disse a um grupo de auxiliares e aliados que a decisão do STF, que barrou a prisão após segunda instância e permitiu a soltura do petista, deve ser respeitada.

Durante a cerimônia na capital goiana, minutos depois da decisão do juiz federal Danilo Pereira Junior, um assessor do Palácio do Planalto se dirigiu à tribuna de honra e mostrou ao chefe a tela de seu celular.

Bolsonaro ouviu em silêncio e, menos de um minuto depois, cochichou ao ouvido do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que estava sentado ao seu lado. Após a conversa, olhou para a frente e baixou a cabeça.
Próximo a discursar, o presidente falou sobre diversos assuntos, como a necessidade de não ter o que chamou de "ideologia política ou de gênero" no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas não abordou a soltura de Lula.

Na sequência, deixou o local sem comparecer a entrevista programada. A saída do presidente surpreendeu até mesmo a sua equipe de comunicação. Minutos antes de Bolsonaro entrar no carro, dois assessores palacianos já tinham organizado o espaço e anunciado que os jornalistas teriam direito a três perguntas.

Ao serem informados de que Bolsonaro havia desistido, os repórteres saíram às pressas do local, pegando mochilas e equipamentos. Um deles chegou a pular um balcão para alcançar a comitiva presidencial.

A soltura do ex-presidente ocorreu um dia após o Supremo Tribunal Federal ter decidido, por 6 votos a 5, que um condenado só pode ser preso após o trânsito em julgado (o fim dos recursos). Isso alterou a jurisprudência que, desde 2016, tem permitido a prisão logo após a condenação em segunda instância.

A decisão do Supremo, uma das mais esperadas dos últimos anos, tem potencial de beneficiar cerca de 5.000 presos, segundo o CNJ (Conselho Nacional de Justiça). O Brasil tem, no total, aproximadamente 800 mil presos.

A soltura de Lula foi determinada pelo juiz federal Danilo Pereira Junior. A decisão foi publicada às 16h15, e o petista deixou a sede da PF às 17h40.

Lula passou 580 dias presos devido à condenação sob a acusação de aceitar a propriedade de um tríplex, em Guarujá, como propina paga pela OAS em troca de três contratos com a Petrobras, o que ele sempre negou. Essa condenação foi confirmada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), com pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias, e a defesa do ex-presidente apresentou recursos à corte.

O petista também foi condenado, até aqui apenas em primeira instância, no caso do sítio de Atibaia. Segundo a decisão judicial, ele recebeu vantagens indevidas das empreiteiras Odebrecht e OAS em troca de favorecimento às empresas em contratos da Petrobras.

As reformas e benfeitorias realizadas pelas construtoras no sítio frequentado por Lula configuraram prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Pelas regras atuais, Lula é considerado ficha-suja, devido a ao menos uma condenação em segunda instância -regra de corte da Lei da Ficha Limpa.

Com informações do FolhaPress

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(9) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

Carlos Nunes - 11-11-2019 08:02:39

Ih! Tio Evo renunciou. Já tá há 14 anos no Poder, e queria ficar igual ao Fidel que permaneceu mais de 40 anos. Essa turma da esquerda não toma jeito, segura o Poder igual pit-bull agarra o osso e não quer soltar de jeito nenhum. Metem o pau no tal de Imperialismo Americano, mas lá tem eleição...entrou o OBAMA, saiu, entrou o TRUMP, e na próxima sai também. Isso se chama alternância no Poder, que os esquerdistas não gostam. Eles pegam o Poder e não largam mais. Na Argentina, tia Cristina deu o Golpe...acusada de Corrupção até na tampa, criou um presidente e ficou como vice. Tão dizendo que lá quem vai mandar será ela...e o presidente "arranjado" obedece. O Brasil escapou por pouco...se tio Haddad tivesse ganho, quem mandava era o tio Lula, e dentro da cadeia. Aí, que não ia ficar nela de jeito nenhum. Na Venezuela, tio Maduro ainda vai querer ficar por décadas...na Coreia do Norte, o tio de lá vai ficar até morrer, e depois coloca um elemento da família...lá começou com o avô, passou pro pai, agora tá com o neto. Por que não tem eleição limpa, com Oposição, sem falcatruas pra manter no Poder? O esquema deles, pra eles, é melhor do que o tal Imperialismo Americano.

Responder

5
0


wagner - 11-11-2019 06:21:03

À MULA GARBOSA !!!O Golpe deixou digitais ,do Ernesto Araújo ,de Israel e EUA , aliás como sempre . Áudios gravados por El Periódico ,boliviano ,mostra a estratégia traçada a mando dos EUA e com a ajuda do Capacho ,o Bozzó . Nos áudios ,ouve-se a colaboração ,das Igrejas Evangélicas ,e setores da ultra-direita do Brasil ,Israel e citação de Senadores norte americanos . Os EUA no seu último suspiro ,ferido de morte pela China e URSS ,esperneia ,mas está ferrado ,e se agarra ao seu quintal ,a América do Sul ,para que a Banca norte-americana ,continue a nos espoliar !!! O pior ,deste golpe ,é a intenção de Matar o Evo ,e incendiar as casas das suas lideranças . Foi um Golpe Racista ,contra a comunidade indigena . A sede do Golpe foi ,Santa Cruz de La Sierra ,a maior cidade boliviana ,sede da oposição ,e centro do Tráfico de Cocaína e Lavagem internacional de dinheiro . Nas praças de Sta Cruz ,troca´se dólares a céu aberto ,em praças ,avenidas . Vê-se rapazes ,senhores ,senhoras ,idosos com valises ,sob a camisa ,e ternos, dólares em profusão . Obs; foi coincidência este Golpe , e o leilão do GÁS no Brasil ???!!!

Responder

2
2


wagner - 11-11-2019 06:11:31

A GARBOSA ainda por ai relinchando !!! GARBOSA ,acho que se enganou ,a # foi ; # pouquissimosnasruas !!! Povo só em São Bernardo !!!

Responder

2
2


Grillo Falante - 10-11-2019 06:27:51

O CHEFÃO MILICIANO , o BOZZÓ está todo CAGADO de mêdo da JARARACA !!! Não dormiram direito ,o chão estremeceu no Brasil ,ante a fala do LULA !!! Já pediu SOCORRO aos Militares ,com MEDA do que pode vir por ai ,devido ao DESASTRE ECONOMICO provocado por ele e o Malandro de Esquina, o Guedes ,que já ROUBOU R$ 340.000.000,00 do FUNDO DO BB !!! A GLOBO está também nas cordas se BORRANDO toda ,afinal comandou e incentivou o DESASTRE e ainda colocou o BOZZÓ na Presidência .

Responder

9
5


Olavo - 11-11-2019 01:16:59

Kkkkk me divirto com a insanidade desses esquerdistas, tudo lunático.... Vai tomar seu rivotril doido... Quem estremeceu o chão foi a direita hoje... #todosnasruas

Responder

2
3


Carlos Nunes - 09-11-2019 20:08:29

Ih! Os telejornais informaram agora que já saíram na cadeia...tio Lula, tio Dirceu, tio Vacari, tio Delúbio...e por aí vai. A Quadrilhona tá toda solta...Sabe quanto vão voltar pra cadeia de novo? Nunca...ou quando ficarem bem velhinhos, aí a idade não permite mais. Saiu tio Eduardo Azeredo também. O que adiantou a polícia federal prender esses caras, porque delatores premiados abriram o bico e contaram estórias...a primeira instância condenar, a segunda instância também...se vão ficar soltinhos. Perda de tempo! Perda de dinheiro! Incentivo pra dezenas de Corruptores, Corruptos e Laranjas, roubarem ainda mais. Então só resta dizer pra essa turma...ROUBEM COM VONTADE! ROUBEM MUITO! Roubar pouco é bobagem. Agora a gente tem que incentivar essa turma, uai.

Responder

6
7


Carlos Nunes - 09-11-2019 17:55:14

Ih! Depois que o tio Tofolli aprovou o fim da prisão pela condenação na segunda instância...e agora os Corruptores, os Corruptos e Laranjas nunca mais serão presos, pois começa na primeira, passa pra segunda, vai pra terceira, segue...e será o Supremo que dará a última palavra...pra nós, os cidadãos de bem não ficarmos DESMORALIZADOS internacionalmente...só resta adotar um Slogan Nacional: NÃO EXISTE CORRUPÇÃO NO BRASIL, SÓ INOCENTES! Todos os acusados pelos delatores premiados, juraram que eram inocentes. Tio Lula foi acusado e negou...todos negaram. Até o cara que foi filmado enchendo os bolsos com pacotes de dinheiro, negou. Se houve negação geral...NÃO EXISTE CORRUPÇÃO NO BRASIL, SÓ EXISTE INOCENTES! Uai. Alguns dizem que...se eles foram covardes pra passar a mão na grana...covardes serão pra admitir isso. Jamais admitirão...Podem aparecer 500 delatores premiados que negarão sempre...pode filmar de qualquer jeito que negarão também. TODOS os condenados na segunda instância DEVEM ser soltos...se ficar 1 preso é Injustiça, pois o que vale pra um, tem que valer pra todos. Se tiver nalgum presídio algum condenado na segunda instância, tem que ser solto IMEDIATAMENTE como tio Lula. Se demorar 1 semana, 1 mês, já é Injustiça. Por que o Supremo decidiu num dia, e noutro tio Lula já tava solto? E os outros não tem esse mesmo direito? Por que são pobres? Defensoria Pública tem que fazer MUTIRÃO pra soltar todo mundo em todos os Estados Brasileiros, que se enquadre nessa nova decisão do Supremo. TODOS. Pelo menos desta vez a Justiça tem que funcionar, senão vai ficar desmoralizada. Tio Lula no seu discurso disse: se pegar o pessoal da Justiça e bater no liquidificador, o que sobrar não tem a minha honestidade. Parece que tio Lula tem completo de honestidade...e que a Justiça, segundo ele, é desonesta, pois depois que bater no liquidificador, não sobra muita coisa.

Responder

5
7


Bolão - 09-11-2019 17:35:04

Canalha é o Bolsoasno! Está se borrando de medo do Lula, medo da reação que o povo está tendo com o aumento da pobreza e do desemprego! Todos já viram o exemplo do Equador, Argentina e Chile! Chega de Governo neofascista, o povo precisa de um líder de verdade que não corre na hora H e abandona a população. Para melhorar o Brasil, Lula Presidente do Brasil!

Responder

11
7


Olavo - 11-11-2019 01:13:18

Bobão como sempre fora da realidade, Evo Morales renunciou! Tá sabendo? Duro golpi no foro de SP que quer perpetuar ditadorzinho socialista no poder! A direita tá mais forte como nunca! Chupaaaaa a, hã Lula tá solto, e não passa de um condenado... Mais nada

Responder

2
3


9 comentários