Bolsonaro entrega míseros 51 km de estrada para comemorar 400 dias de governo | MUVUCA POPULAR

Domingo, 23 de Fevereiro de 2020

POLÍTICA Sábado, 15 de Fevereiro de 2020, 02h:48 | - A | + A




Nadica de nada

Bolsonaro entrega míseros 51 km de estrada para comemorar 400 dias de governo

Dos 4.476 km, presidente fez festa para "inaugurar" trecho insignificante


Muvuca Popular

O presidente Jair Bolsonaro levou uma grande comitiva - com toda a esbanjação que o cartão corporativo lhe dá direito - para entregar um trecho de 51 quilômetros de asfalto que liga Miritituba a Novo Progresso. Apesar de insignificante, o ponto pavimentado compõe a malha viária de 4.476 km da BR-163, e é politicamente estratégico porque fica no Pará, mas o Planalto conseguiu capitalizar politicamente como se fosse uma obra em Mato Grosso, com direito a discurso de dois governadores. Novo Progresso fica no 

“Essa entrega do governo contribui para o escoamento da safra de grãos que sai do centro do País, sobretudo do estado do Mato Grosso, até os portos do Pará”, disse ontem o presidente ao inaugurar a obra na divisa de Mato Grosso e Pará. Os governadores dois dois estados, Mauro Mendes (MT) e Helder Barbalho (PA), participaram da solenidade.

Em suas redes sociais, o presidente da República, Jair Bolsonaro, comunicou a conclusão da pavimentação a seus seguidores. “Em respeito ao compromisso que assumimos com caminhoneiros, produtores e cidadãos que aguardam, há 45 anos por este dia, comunicamos conclusão da pavimentação da BR-163 até Miritituba/PA.”

A inauguração de um mini trecho de 51 km também marcou os 400 dias de governo Bolsonaro. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Exército Brasileiro foram os responsáveis pela obra.

Para a conclusão desse segmento, foram investidos cerca de R$ 158 milhões em 2019. A obra foi executada por 650 trabalhadores - entre servidores do Dnit, militares do Exército e funcionários de empresas contratadas.

HISTÓRICO - A construção da BR-163 em Mato Grosso, na década de 1970, fez parte do Plano de Integração Nacional (Pin) do Governo Militar e pertencia ao movimento desencadeado na época, cujo tema era: "Integrar para não Entregar!"

Sob pressão para ocupar a região Amazônica, o governo determinou que o Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) do Rio Grande do Sul fosse para Cuiabá e instalasse uma base com o objetivo de implantar a BR-163, ligando a capital mato-grossense a Santarém, no Pará.

Em 1971, o coronel Antônio Paranhos inaugurou o 9º Batalhão de Engenharia e Construção (9º BEC) e começou a abertura da estrada que viria interligar a região Norte do País às regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ao mesmo tempo em que foi criado o 9º BEC, em Santarém, foi instalado o 8º BEC, que tinha a mesma missão, mas em sentido oposto (Norte-Sul).

Foram cinco anos de muito trabalho, desafios e também perigos, pois se tratava da ocupação de uma região inóspita. Ainda em 1971, o coronel José Meireles assume o comando do 9º BEC e dá início aos trabalhos.

Primeiro partia a equipe de topografia, sozinhos e sem máquinas, os trabalhadores chegavam a ficar 40 dias isolados na mata e os alimentos eram jogados de avião. Eles iam à frente para identificar o traçado da rodovia. Atrás, seguiam militares e civis que trabalhavam na construção. Foram mobilizados cerca de 1,5 mil homens, parte vindos do Sul do País, e parte, mão de obra local.

Foi durante o processo de construção da BR-163 que muitas cidades foram fundadas às margens da rodovia, caso de Lucas do Rio Verde - antigo acampamento dos trabalhadores -, Sinop e Peixoto de Azevedo entre outros municípios.

As situações enfrentadas por esses desbravadores eram críticas. Doenças tropicais, isolamento e até o contato com tribos indígenas traziam muitos desafios aos trabalhadores e militares. A inauguração da BR-163 ocorreu em 1976, quando os homens do 9º BEC encontram o 8º BEC na região sul do Pará, na Serra do Cachimbo, após cinco anos de trabalho.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(18) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

alex r - 17-02-2020 13:25:49

Oh Lord! Cara brasileiro é um animal curioso... Tem mentalidade de uma Ema... enfiam a cabeça no buraco e esquecem do mundo... 1- o dinheiro é nosso politico não faz nada ! 2- vc que defende politico chega a ser pior que um verme dado que estas criaturas são o câncer da sociedade. 3- olha para a situação do país e me diga vc está satisfeito? Ah mas os culpados são os políticos... em boa parte são mesmo mas cadê vc nesses anos? Fez nada abaixou a cabeça e deixou que lhe enrabassem... Foi assim na era PT , TEMER e agora Bolsonaro... Se vcs conhecem a doença pq não procuram a cura? Cada vez que um empurra para o outro grupo eu vejo o quanto idiotas são pois todos servem os mesmos mestres : seus próprios bolsos!

Responder

0
0


arruda - 17-02-2020 07:03:47

idiota lula ´é onesto. Nunca foi e nunca será honesto. Pelo visto você nem sabe ler corretamente!

Responder

1
2


olavo - 16-02-2020 23:54:10

Quer dizer foi construído pelos militares, teve que passar 30 anos depois, pra elegemos outro militar pra terminar essa rodovia... Então esquerdalhas chorem kkkkkk

Responder

1
2


maria QUÁ QUÁ QUÁ - 16-02-2020 12:21:40

KKKKK....o que era velho...hoje é o novo...kkkkk....existiu aqui ,um Governador...que passou a ser conhecido como...Pedro Placas....kkkkk....projeto pronto...placa pronta...em cada beco uma placa ,,,em cada buraco outra placa...kkkkkk...era o Pedro Predrossian...à pouco ...um nanico...tamborete de forró...reinaugurou o estilo do Pedro....recuperava 5,6,8,10 Kms...e Placa neles...kkkkk....ai vinha a Secom e dizia ...a MT tal , foi inaugurada ,com fogos e rapapés...kkkk...gastava-se mais em propaganda do que a recuperação em si...kkkkk...era o Pedro Recuperation....kkkkk...agora tem um Presidente...imaginem...a moda que não presta pega....o BOZÓ...Talkei...¨inaugura¨51Km...de 4.800 Km....e diz...INAUGUREI a BR 163...KKKKKKK.......o mentiroso, ele mesmo o Bozó das mentiras...o mentiroso....o Pinóquio do Planalto....arre ,como puderam eleger tal coisa....arre...kkkkkk.....ô galho de ¨arruda¨...vá desfilar o seu analfabetismo em outra parada....kkkkk..¨O ¨..nesto?....kkkkk.....que você seja um parasita minion..vá lá...mas , não passar em concursos ,ser expelido dos EUA por não saber lavar privadas,e vir aqui desfilar sua incompetencia ....menos ô parasita...analfabeto funcional....kkkkkk.....

Responder

6
4


olavo - 16-02-2020 23:49:54

“Acuse os inimigos do que você faz! Chame-os do que você é!”

Responder

1
1


Zeca - 16-02-2020 12:15:11

Estão dizendo que,por não ter obras para inaugurar o Bozó vai passar a inaugurar Covas !!! A primeira vai ser a do Capitão Adriano Nóbrega, APAGADO pela Milicia !!!

Responder

6
5


arruda - 16-02-2020 11:17:57

risadinha, o pt foi tão bão, que com 16 anos de governo não terminou" KKKKKKKKKKKKKK. É tão onesto que só roubaram 500 bilhões de reais. Toda morte que ocorre entre Cuiabá e Sinop é culpa de gentinha como você que idolatra bandidos comunas!

Responder

6
7


maria QUÁ QUÁ QUÁ - 16-02-2020 09:46:04

KKKKKKK...em 400 dias....51 KM....KKKKKK....51 KM....o dinheiro gasto com a comitiva de MILICIANOS foi bem maior....kkkkkk...como tem coragem de vir inaugurar 51 KM ?....quer dizer que neste ritmo ....a Mula irá inaugurar 200 KM...no seu mandato....KKKKKKK.....pior ...muito pior que o Pedro Taques...kkkkkk...como são incompetentes...o PIBINHO 089%....o Dólar 4.38 ....já gastaram 60 Bilhões de Dólares que o LULA deixou....e nada ...desemprego...fábricas fechando...fuga da Bôlsa em Dólares...e o Banco Central gastando...e o Guedes vendendo tudo a preço de banana ....Gasolina a 5,00...gás a 110,00...diesel a 4,10....kkkkkkk....e tem gente que elogia ....como gostam de Merda,,,,kkkkkkk.......

Responder

8
7


alexandre - 16-02-2020 09:43:05

Porque o PT não fez ? Porque estava mais preocupado em dar dinheiro pra cuba e Venezuela , o PT quebrou o Brasil..

Responder

7
8


Carlos Nunes - 16-02-2020 08:51:53

Só resta indagar: se em 8 anos de mandato, tio FHC não concluiu a BR-163, nem o tio Lula, que ficou mais 8 anos, nem a tia Dilma que ficou 6 anos. Será que em 8 anos de mandato BOLSONARO termina? Só não pode cometer o erro de, em vez de aplicar os BILHÕES por aqui mesmo...emprestar, via BNDES, pros compadres lá fora. Tio Álvaro Dias já disse: dos BILHÕES que tio Lula e tia Dilma emprestaram, 200 BI foram retirados do FGTS, PIS-PASEP, FAT, tudo do trabalhador...e o resto dos BILHÕES, como o caixa do governo tá vazio, foram emprestados no mercado financeiro a taxas de 15%, enquanto o BNDES emprestou lá fora a taxa de 5%. Quem é que pega dinheiro dos banqueiros a 15%, e empresta a 5%? Deve ser por isso que, enquanto tio Lula visita tio Francisco, pelo Whatsapp, pipocou notícias de que "eles" tem depositado no Banco do Vaticano mais de 200 Milhões de euros. Será verdade? Será fake news? Jamais saberemos...só se abrirem a caixa preta do Banco do Vaticano pra saber a verdade. Alguém consegue abrir caixa preta do Banco do Vaticano? O mesmo Whatsapp informava que tio Maduro também tem depositado nesse Banco, mais de 2 BILHÕES DE EUROS. Vai entender isso...valoroso povo venezuelano passando todas as necessidades, até fugindo do país...enquanto isso, tio Maduro tem essa grana preta depositada? É que essa turma tem medo de derrubarem eles do Poder, e tem dinheiro espalhado pelo mundo todo, pra quando fugirem.

Responder

9
4


Ivonilson - 16-02-2020 06:55:30

O pais esta cheio de verme como Bolsobosta mente com a maior cara dura e o mais inceivel que tem um bando de imbecis que apoia esse estrume deve ser igual a ele kkkkll

Responder

5
6


Carlos - 15-02-2020 21:59:35

MP foi infeliz no título da matéria, míseros 51 km que nenhum, digo nenhum, outro presidente eleito pelo voto concluiu em seu mandato. Infelizmente vcs deixam o lado político acabarem com um pouquinho da razão que a esquerda ainda tem.

Responder

7
6


Bolão - 15-02-2020 19:18:46

Bolsonaro é o Presidente mais mentiroso que já existiu! Essa é mais uma mentira confirmada, vejam só: “Asfaltamos a 163.” Bolsonaro omite que assumiu o governo quando o asfaltamento da rodovia BR-163 já estava em grande parte concluído e, por isso, a declaração é IMPRECISA. Conforme consta em atualização do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) sobre a obra, em outubro de 2018, 654 km dos 710 km da rodovia já estavam pavimentados. Fonte: https://aosfatos.org/noticias/asfaltamento-da-br-163-pelo-exercito-nao-comecou-no-governo-bolsonaro/

Responder

7
7


Carlos Nunes - 15-02-2020 15:02:03

Ih! A BR-163 é a piada nacional...e olha que é piada de mau gosto. Tio FHC ficou 8 anos no Poder, prometeu que terminava - MENTIU. Aí, veio tio Lula, que ficou mais 8 anos, jurou que terminava - MENTIU TAMBÉM. Aí, veio tia Dilma, que ficou só 6 anos porque foi impichada, prometeu que terminava também - MENTIU. Bem essa, o dinheiro acabou, e ela teve até que dar pedaladas. Enquanto não faziam a BR-163 por aqui...tio Lula e tia Dilma, via BNDES, emprestavam alguns BILHÕES DE REAIS pros compadres lá fora. Tio Álvaro Dias diz que emprestaram mais de 700 BILHÕES DE REAIS. Por que não pegaram uma parte desses 700 BI...e terminaram a BR-163? Em vez de gerar empregos pros compadres lá fora, geraria milhares de empregos por aqui mesmo, uai.

Responder

14
6


olavo - 15-02-2020 13:56:49

MITO MITO MITO BANANA PRA EXTREMA-ESQUERDA, BANANA PRA EXTREMA-IMPRENSA... CHUPAAAAA BOBÃO, MARIA CASCÃO É OUTROS ESQUERDALHAS DESTE SITE

Responder

7
9


Bolão - 15-02-2020 19:33:48

Mito da mentira!

Responder

8
5


olavo - 16-02-2020 23:48:13

“Acuse os inimigos do que você faz! Chame-os do que você é!”

Responder

1
1


Francisco vigo - 15-02-2020 10:02:01

Gostei do título da matéria falou dos 400 dias do governo Bolsonaro com a conclusão da estrada e do término do sofrimento daqueles que precisam passar por ali ou seja c ajuntar todos os governos Sarney, color ,Fernando Henrique ,lula e lula dilma e Michael temer não vomos nem comentar o dinheiro roubado nesse período o quanto poderia fazer por este país e ao povo de cada 400 dias.

Responder