Brasil é o primeiro país a reconhecer presidente autoproclamada da Bolívia após o golpe | MUVUCA POPULAR

Sábado, 14 de Dezembro de 2019

POLÍTICA Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019, 09h:40 | - A | + A




Crise Política

Brasil é o primeiro país a reconhecer presidente autoproclamada da Bolívia após o golpe

Golpe aconteceu após renúncia do presidente Evo Morales no último domingo (10)


redacaomuvuca@gmail.com

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Ministro Ernesto Araújo

 

Após a senadora Jeanine Añez se autroproclamar presidente da Bolívia, durante sessão sem quórum suficiente, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, declarou que o Brasil deve reconhecer a parlamentar como líder do Poder Executivo.

“Foi declarada vaga a presidência, e ela [Añez] assumiu a presidência do Senado, que também estava vaga. E assume constitucionalmente a presidência. Então essa é a nossa percepção, de que a Constituição boliviana está sendo seguida”, afirmou o chanceler em entrevista ao O Globo.

Ao ser questionado sobre Añez, o ministro confirmou que a senadora está assumindo o cargo legalmente, mas ainda assim, considera importante a convocação de eleições. “Interinamente, claro, acho que é importante o compromisso de convocar eleições. Então nossa primeira percepção é que está sendo cumprido o rito constitucional boliviano, e queremos que isso contribua para pacificação e a normalização no país”, pontuou.

No entanto, o apoio de Araújo não está sendo bem visto no Brasil, pois o ministro foi acusado de ter apoiado o golpe de Estado no país vizinho, que vive uma crise política com a reeleição de Evo Morales, supostamente fraudada na contagem de votos.

Alguns partidos de oposição chegaram a pedir explicação do Itamaraty sobre um possível envolvimento de Araújo no golpe da Bolívia, pois o chanceler se encontrou com o líder golpista da extrema-direita boliviana Luis Fernando Camacho, em maio.

Em áudios publicados pelo jornal boliviano El Periódico, falam de um suposto "homem de confiança de Jair Bolsonaro, que assessora um candidato presidencial", para a derrubada do presidente eleito Evo Morales.

A senadora era a segunda vice-presidenta do Senado e tomou a presidência da Casa Legislativa após a renúncia dos demais senadores. Añez convocou sessão na tarde desta terça-feira (12) e, em resposta, o presidente renunciado declarou que a atitude foi a consumação do “golpe mais astuto e desastroso da história”.

“Uma senadora golpista de direita se autoproclama presidenta do senado e depois presidente interina da Bolívia sem um quorum legislativo, cercada por um grupo de cúmplices e apoiada pelas Forças Armadas e pela Polícia que reprimem o povo”, afirmou Evo Morales.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(11) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

wagner - 13-11-2019 17:56:43

A Auto proclamada Presidenta da Bolivia é TRAFICANTE !!!

Responder

4
2


Carlos Nunes - 13-11-2019 17:30:43

Ih! Tem gente que acha que o golpista é o tio Evo. A Constituição da Bolívia só permitia que uma pessoa fosse presidente duas vezes...tio Evo mudou isso pra ser presidente várias vezes. Já tá no Poder uns 14 anos. Tio Fidel em Cuba ficou no Poder mais de 40 anos...tio Chavez, se estivesse vivo, na certa ficaria décadas. Essa turma da esquerda, é igual pit-bull, quando segura osso...segura e não larga mais...se quiserem tomar, eles mordem. Já revelaram como é a eleição nesses países...fraudulenta pra burro, com coação de eleitor, ameaça. Eles visitam as regiões, investigam em quem a população vai votar...e ameaçam, se não votar em nós, vai ter. Muitos eleitores só votam neles, por estrita pressão...NA MARRA. Sabe quando a Oposição vai ganhar...nunca. Na Venezuela, o povo tá morrendo de fome, mais de 2 Milhões de venezuelanos já até fugiram de lá...se tiver uma eleição tio Maduro ganha...se não ganhar vai ter. Isso é uma falsa Democracia. O regime é tão bom, mas tão bom, que a população até foge. Em Cuba, centenas de cubanos, pegavam barco pra ir pra Miami...eram perseguidos pelo tio Fidel raivoso, que ou prendia ou matava. Não podia fugir, uai. Vôte!

Responder

4
4


alexandre - 13-11-2019 13:55:41

quem deu o golpe, foi o evo morales, com eleições fraudulentas..

Responder

6
6


alexandre - 13-11-2019 13:33:05

O povo usa bagulho estragado, cidadãos da venezuela invadindo embaixada da venezuela, que é território venezuelano, foram os funcionários que abriram as portas, é claro o indicado do maduro vai falar que foi invasão, se todo mundo renunciou a próxima na linha sucessória é o senado, agora fazer novas eleições sem fraudes, que se faça a vontade do povo boliviano, não do maduro ou da esquerda bolivariana de Puebla...

Responder

5
6


maria - 13-11-2019 14:48:06

Voce é um Mentiroso contumaz ,aliás como todo Bolsopata . PULARAM O MURO !!! Coisa de miliciano .

Responder

6
5


wagner - 13-11-2019 12:14:21

Completando aos incrédulos - Nº do Bilhete da Gol -WQ2GUH - 14/03/2018 - valor - 1.032,96 - !!! E agora Jair ?

Responder

5
3


wagner - 13-11-2019 12:10:44

Thais Bilenk ,jornalista da Fôlha e agora na Piaui ,tuitou em 14/março/2018 - Jair Bolsonaro ,teve uma intoxicação alimentar ,e voltou mais cedo para o Rio. Portanto ,ele não estava em Brasilia no dia da morte de Marielle !!! Já está na rede !!! É PEIXE FISGADO !!!

Responder

5
5


Zeca - 13-11-2019 11:56:58

Olha o OURO PRETO( Jose A. Silva ) dando pitaco !!! Estava sim TRAFICANDO EM MATO-GROSSO ,em Tangará da Serra com 480 QUILOS DE COCAÍNA PURA !!! Vai cheirar OURO PRETO ou vai AGASALHAR OURO PRETO ??? Tem TRAFICANTE DE ESTIMAÇÃO NÉ BURRÃO !!!

Responder

3
0


Silva - 13-11-2019 11:54:56

Midias informa: Senador do PROS RR denuncia que governo Bolsonaro orquestrou invasão na embaixada da Venezuela. Invasão de embaixada são de melicianos fardados que podem estar armados. Eduardo Bolsonaro defende agressão a soberania da Venezuela. Eduardo Bolsonaro gera indignação e pânico na diplomacia Brasileira. Representante do Itamaraty esta entre os invasores da embaixada da Venezuela. Bolsonaro disse que nunca quis Mourão como seu vice. Já mais quis esse cara do meu lado. Governo Bolsonaro até hoje não mostrou para que veio.

Responder

7
3


Zeca - 13-11-2019 09:53:20

O Brasil está sendo governado pela NARCOMILICIA !!! Esta Senadora é ligada ao NARCOTRÁFICO !!! Seu sobrinho foi preso ,com 480 QUILOS DE COCAÍNA em TANGARÁ DA SERRA em 2017 !!! O Brasil foi o primeiro a reconhecer o GOLPE na Bolivia ,depois de ter preso o sargento do Exército ,na Espanha ,no avião do PRESIDENTE, com COCAÍNA !!! Precisa desenhar???

Responder

7
6


jose a silva - 13-11-2019 11:20:43

Que seja a NARCO MILICIA, ZECA BABACÃO! Ou O PETISMO estava melhor? Só se for pra você, que no mínimo deve ser daqueles párias canalhas que mamavam nas tetas de governos de esquerda, um pária da sociedade que só sugava o povo! E SERÃO PELO MENOS MAIS 15 (quinze) anos desse governo, pois Bolsonaro tem mais sete e quem substituí-lo, MORO, MOURÃO ou GUEDES, mais oito(8)! E quem não concordar vaia para o saco preto!

Responder