Chiquitanos denunciam crime ambiental em Porto Esperidião  | MUVUCA POPULAR

Quarta-feira, 03 de Março de 2021

POLÍTICA Sexta-feira, 22 de Janeiro de 2021, 15h:20 | - A | + A




Portal do Encantado

Chiquitanos denunciam crime ambiental em Porto Esperidião

Indígenas residem na Terra Indígena Portal do Encantado


redacaomuvuca@gmail.com

 

Povo chiquitano denuncia crime ambiental contra rio e requer investigação para identificar os responsáveis pelo desmatamento ilegal e represamento na cabeceira das águas. Um ofício foi encaminhado a órgãos fiscalizadores para apurar a ocorrência.

Os chiquitanos residem na Terra Indígena Portal do Encantado, em Porto Esperidião (326 km a oeste de Cuiabá). De acordo com o cacique da aldeia Acorizal, José de Arruda Mendes, no início deste mês, a água do rio Tarumã diminuiu o volume e ficou barrenta. Efeitos do desmatamento ilegal da margem e represamento na cabeceira. O indígena relata que há vários pontos no rio onde é possível identificar a degradação.

Os indígenas agora precisam buscar água em outra aldeia. José narra ainda que até mesmo os peixes acabaram. O problema no Tarumã influencia também no comportamento tradicional dos indígenas. “Tomamos banho durante a madrugada porque acreditamos que a água tira todo o mal do corpo e vai embora pela correnteza”.

O ofício requerendo a apuração sobre o que poderia ter causado o problema no rio foi entregue aos Ministérios Públicos Federal e Estadual, além da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. MPF e Sema confirmaram que o documento foi protocolado e disseram que serão tomadas as providências cabíveis.

O MPE informou que na Promotoria de Porto Espiridião não foi protocolado o ofício.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Pioneiro em construções de Sapezal
Deputado apareceu sentado em sessão
Vitima da covid
Medidas mais severas
Em busca da vacina

Últimas Notícias
02.03.2021 - 22:46
02.03.2021 - 21:19
02.03.2021 - 19:50
02.03.2021 - 19:00
02.03.2021 - 18:34




Informe Publicitário