CRAS confirma que esposa de vereador recebeu por quase um ano Bolsa Família | MUVUCA POPULAR

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019

POLÍTICA Quinta-feira, 12 de Setembro de 2019, 10h:47 | - A | + A




Benefício irregular

CRAS confirma que esposa de vereador recebeu por quase um ano Bolsa Família

Companheira do vereador recebeu por 10 meses o benefício concedido às famílias em situação de extrema pobreza


redacaomuvuca@gmail.com

 Foto: arquivo pessoal 

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Colniza (cidade a 1.067 km de Cuiabá) confirmou que a esposa do vereador Silvanio Alberto (PMB), Debora Xavier Nunes, recebeu por quase um ano recursos do Bolsa Família, que é destinado para famílias em situação de extrema pobreza.

Leia também:  Esposa de vereador recebe Bolsa Família por quase um ano  

Em entrevista ao emanuelzinho a servidora do CRAS, Eliana Teixeira Broisler, esclareceu que Debora foi até o Centro e solicitou o cancelamento do benefício em 31 de janeiro. Entretanto, a solicitação foi arquivada com outros pedidos de cancelamento, e somente em outubro foi verificado que o pedido não havia sido executado.

Porém, a companheira do parlamentar continuou sacando e utilizando o benefício, mesmo sabendo que era um valor que não deveria estar recebendo.

Conforme o portal da transparência, a esposa de Silvanio recebeu R$257 de janeiro até outubro de 2017, quando o marido já havia tomado posse como vereador. O parlamentar assumiu a legislatura em 1º de janeiro de 2017.

Nesse sentido, Debora recebeu por dez meses um recurso que deveria ser destinado para outras famílias, que realmente precisam do benefício.   

Print Bolsa Família.jpg

 

Segundo as vedações previstas no regulamento do Programa Bolsa Família, certos perfis de beneficiários são caracterizados como fraudes, como servidor público, pois a remuneração que recebem é superior a um salário mínimo, conforme determina a Constituição Federal de 1988.

Além disso, o artigo 25 do decreto 5.209/04 regulamenta que o beneficiário do programa perde o direito ao recurso quando ocorrer "posse em cargo eletivo remunerado, de qualquer uma das três esferas de governo”, o que não aconteceu com a esposa do vereador.

O salário de um vereador no município de Colniza é de R$ 5.292, o que é incompatível com o público-alvo do programa do governo Federal, que atende famílias pobres, com renda por pessoa de até R$89 mensais.

Outro lado

Em contato com a equipe do emanuelzinho Debora Xavier Nunes alega inocência e afirmou que entregou o pedido de cancelamento. Entretanto, conforme mostra extrato do Portal da Transparência a esposa do vereador continuou utilizando o benefício por 10 meses. 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(15) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

Givaldo pereira - 13-09-2019 08:55:29

Fz está vampira com extrema noção do faz pagar este valor com juros e correções monetária toma vergonha nesta tua cara rpz está e mais uma loba querendo acha o seu partido o PT.

Responder

0
0


Givaldo pereira - 13-09-2019 08:48:26

O veriado disse q ela e enocente nada disso ela sabe o q fz ela deve e toma vergonha na cara não tá contente com o q tem vá trabalha seja útil a se mesmo vampira

Responder

1
1


valeria Maria zanelo - 13-09-2019 08:04:08

absurdo! trabalho em casa e sei que há muitas famílias que precisam e não conseguem receber, safadeza demais dessa mulher

Responder

1
0


Ma - 13-09-2019 06:27:14

E quem nao precisa o governo federal nao corta agora quem precisa realmente como eu cortaram! Bando de corruptos.

Responder

1
0


Andréa - 12-09-2019 14:36:36

O Cras deveria fazer isso em todos os Estados do Brasil, pois do que deve ter de pessoas recebendo o bolsa família sem precisar, pessoas que as vezes trabalhando ainda recebem, enquanto quem precisa mesmo está sem receber.

Responder

17
2


Fabiana vieira Lima - 12-09-2019 15:38:46

Concordo com você, pois conheço pessoas que tem uma vida bem estabilizada e recebi eu preciso do meu bolsa familia pra comprar alimento pra minha casa pois todos estamos desempregado e diminuiu meu bolsa pra um valor de 41,00 como uma família sobrevive com esse valor e todos estamos procurando serviço minha filha 6 meses desempregada meu marido nao consegue nada pois sempre falam que eles não se encaixam no perfil da vaga, estou muito triste mais Deus vai olhar por nós.

Responder

5
1


Andréa - 12-09-2019 14:35:07

O Cras deveria fazer isso em todos os Estados do Brasil, pois do que deve ter de pessoas recebendo o bolsa família sem precisar, pessoas que as vezes trabalhando ainda recebem, enquanto quem precisa mesmo está sem receber. Fui no Cras de São João de Meriti na baixada do Rio de Janeiro, chegando lá fiquei sabendo por um funcionário que as pessoas que fizeram o cadastro desde Abril desse ano, não estão recebendo o benefício. Agora basta saber se nao estão recebendo porque não precisam, tem que ser averiguado.

Responder

5
1


Andréa - 12-09-2019 14:34:19

O Cras deveria fazer isso em todos os Estados do Brasil, pois do que deve ter de pessoas recebendo o bolsa família sem precisar, pessoas que as vezes trabalhando ainda recebem, enquanto quem precisa mesmo está sem receber. Fui no Cras de São João de Meriti na baixada do Rio de Janeiro, chegando lá fiquei sabendo por um funcionário que as pessoas que fizeram o cadastro desde Abril desse ano, não estão recebendo o benefício. Agora basta saber se nao estão recebendo porque não precisam, tem que ser averiguado.

Responder

3
0


Joseane - 12-09-2019 14:18:41

O que será que está acontecendo com essas pessoas ???

Responder