Deputado apresenta projeto para tornar pública lista de espera do SUS | MUVUCA POPULAR

Domingo, 25 de Agosto de 2019

POLÍTICA Quinta-feira, 15 de Agosto de 2019, 16h:30 | - A | + A




Transparência

Deputado apresenta projeto para tornar pública lista de espera do SUS

Wilson Santos (PSDB) afirma que transparência deve trazer resultados melhores na Saúde


redacaomuvuca@gmail.com

Deputado Wilson Santos (PSDB)

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB), instaurou um projeto de Lei que deve obrigar o Sistema Único de Saúde (SUS) a divulgar a lista de pacientes em espera aguardando exames, cirurgias e consultas com médicos especialistas. Segundo o parlamentar, o intuito é trazer mais transparência à administração pública.

“A transparência vem comprovando seu potencial transformador no universo da gestão e tem mostrado ser impactante para o alcance de melhores resultados”, ressaltou.

Conforme o Projeto de Lei 816/2019, as listagens devem ser disponibilizadas pela Internet, com acesso irrestrito, no site oficial do Estado de Mato Grosso. Desta forma, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) seguirá rigorosamente a ordem de inscrição para a chamada dos pacientes, com exceção de procedimentos emergenciais atestados por laudo médico ou por decisão judicial.

“A presente propositura pretende dar conhecimento à população acerca da divulgação da lista de pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias na Rede Estadual de Saúde, facilitando e garantindo o pleno cumprimento da obrigação imposta”, afirmou Wilson.

Para preservar a privacidade dos pacientes, na identificação da lista será divulgado somente o número do Cartão SUS e a data de nascimento. Além dos dados de solicitação do procedimento, como número do protocolo fornecido no ato, data da realização do pedido, data agendada pela SES, especialidade e tipo de solicitação.

“Gerir com transparência é comprometer-se com a construção de uma sociedade melhor e mais justa para as gerações que se sucedem. Contudo, significa também consolidar princípios éticos de modo a construir uma base que fundamente a missão social da instituição e que oriente a sua conduta”, pontuou o deputado.

O sistema deve contemplar os 141 municípios de Mato Grosso, abranger todos os candidatos inscritos nas diversas unidades de saúde e ser realizada em todas as entidades conveniadas ou qualquer outro prestador serviço que receba recursos públicos Estaduais.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(4) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

Mara Lídia S R Jeronimo - 16-08-2019 13:03:45

É importantíssimo que seja aprovada,parabéns Sr Wilson pela proposta,só colocando luz e muita transparência ????????

Responder

0
0


Leticia - 16-08-2019 09:33:47

Que bom se esta lei for provada resta funcionar e não demorar o bom é que vamos ficar sabendo quantos tem pra fazer uma cirurgia na sua frente vai ser muito bom, Obrigado

Responder

0
0


Leticia - 16-08-2019 09:33:35

Que bom se esta lei for provada resta funcionar e não demorar o bom é que vamos ficar sabendo quantos tem pra fazer uma cirurgia na sua frente vai ser muito bom, Obrigado

Responder

0
1


Carla - 16-08-2019 09:31:51

Parabéns pelo seu trabalho que tá fazendo Wilson vamos em frente, mas seria melhor se essa lista não demorasse tanto

Responder

0
0


4 comentários