Ex-reitor da Unemat é aposta do DEM para disputar prefeitura de Cáceres  | MUVUCA POPULAR

Domingo, 15 de Setembro de 2019

POLÍTICA Sábado, 17 de Agosto de 2019, 10h:37 | - A | + A




Eleições 2020

Ex-reitor da Unemat é aposta do DEM para disputar prefeitura de Cáceres

Adriano Silva afirmou que colocou o seu nome a disposição do partido


redacaomuvuca@gmail.com

  Adriano Silva (DEM), ex-reitor da Unemat - Foto: JL Siqueira/ ALMT 

O ex-reitor da Unemat e atual presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), Adriano Silva (DEM), afirmou em entrevista exclusiva ao que colocou o seu nome a disposição do Democratas para disputar a prefeitura de Cáceres (que fica a 217km de Cuiabá) nas próximas eleições, em 2020.

Entretanto, Adriano ressaltou que o partido participa da “Frente por Cáceres”, que é composta por seis partidos, e só disputará as eleições municipais se o seu nome for um consenso no grupo.

Contudo, já adiantou que mesmo não sendo o escolhido para concorrer a prefeitura, estará a disposição para disputar as eleições como vice, ou até mesmo só auxiliando na campanha do candidato que for definido, pois o seu principal objetivo é mudar o modelo de gestão de Cáceres.

Confira entrevista completa:

: O seu nome foi cotado pelo ex-senador Júlio Campos (DEM) como um dos candidatos para concorrer a prefeitura de Cáceres? Você tem intenção de disputar as próximas eleições municipais?

Adriano Silva:  Realmente coloquei meu nome à disposição do partido. O próprio governador Mauro Mendes me indagou sobre isso e eu respondi que podemos construir o projeto juntos, inclusive já conversei com o Fábio também. Aqui na cidade nós estamos fazendo um trabalho com a “Frente por Cáceres” que já tem seis agremiações partidárias. Dentro do Democratas de Cáceres nós estamos trabalhando o meu nome, mas dentro da frente nós temos outros nomes. Fiz um compromisso com essa frente de que vamos construir a partir de agosto até fevereiro. Sendo que, em fevereiro aquele que estiver melhor posicionado e reunir as melhores condições para ser candidato nós vamos apoiar, se for o meu nome eu vou encarar as urnas mais uma vez, mas se for outro companheiro até de outra signa, mas que pertence a frente, eu vou apoiar, porque a gente precisa mudar o modelo de gestão de Cáceres, pois está muito mal o jeito que se encontra. E eu acredito nessa mudança só quando mudarmos a composição do perfil político.

– Quais são os partidos que fazem parte dessa frente?

Adriano Silva: – é o Democrata, PV, PVT, PRB, DC e o PSD.

– Não teria problema você concorrer como vice e não como prefeito?

– Nenhum, estou entrando para ajudar a construir esse projeto, os partidos que estão nessa frente são os que estão na base do Governo. Estou à disposição para ajudar como candidato a prefeito, como vice, como coordenador de campanha, qualquer posição que ajude a construir esse novo momento para Cáceres.

Quais são os principais projetos que vocês têm, o que estão idealizando para Cáceres?

Adriano Silva: O grande problema de Cáceres e da região, é que Mato Grosso é muito grande, é muito desigual. Nós temos muitas regiões ricas e prósperas, mas temos outras cada vez pior. O Araguaia era uma região pobre, mas veio uma nova fronteira agrícola e conseguiram uma nova matriz econômica. Nós aqui em Cáceres somos a parte pobre da região oeste e estamos a cada dia que passa mais pobres. É uma cidade rica com potencial e o povo pobre, se você pegar o índice do desemprego desde a década de 10 para 19, diminuiu a oferta de emprego em Cáceres ao invés de aumentar. Ficam falando muito em hidrovia, mas isso até hoje é lenda, é discurso político. Efetivamente o que nós queremos é discutir um projeto para que possamos trazer uma nova matriz econômica para Cáceres, que possa gerar emprego e renda, mas que também tenha sensibilidade social, porque Cáceres é uma cidade pobre e merece um carinho para o povo, é nessa linha que nós queremos construir. Nós entendemos que a nossa atual gestão não tem esse perfil.

Quais seriam essas matrizes econômicas, quais estudos vocês estão fazendo para implementar em Cáceres?

Adriano Silva: O governo do Estado determinou a mim, como presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) juntamente com a reitoria, fazer um estudo de viabilidade econômica para Cáceres. Então nós estamos nesse processo de diagnóstico, mas estamos avaliando por exemplo o turismo. Cáceres é uma cidade turística, mas nós temos que fazer o diagnóstico, levantar os atores realmente fortes e ver a maturidade desse atores. O turismo é um dos atores, a agricultura, mas a nossa agricultural não é a do agronegócio, mas sim do pequeno agricultor, mas ela pode gerar economicamente também. Nossa questão geografia também é importante, estamos perto da Bolívia, temos fronteira seca, temos uma hidrovia que nos leva a Montevidéu na Bolívia, 3442 km de hidrovia, mas temos que pensar de uma forma diferente porque nós temos ribeirinho, turismo, temos uma série de coisas, mas que somos barrados ambientalmente. Então, o que nós estamos fazendo? Aproveitando esse momento e eu como presidente da FAPEMAT estou levantando um projeto de estudo e viabilidade, que chamamos hoje, em nível nacional, de ecossistema, onde fazemos o diagnóstico e levantamos a maturidade dos atores, depois vamos mostrar qual desses atores podem viabilizar Cáceres e região. Então, é nessa linha e o governo está ajudando nisso, para que possamos chegar no ano que vem e ter uma proposta sólida para apresentar para sociedade, para que tudo dê certo e a partir de 2021 começar a executar.

E você é ex-reitor da UNEMAT, quais seriam as suas propostas para educação? Cáceres é uma cidade universitária, a gente tem um dos principais polos da UNEMAT aí. Quais seriam as suas propostas na linha da educação?

Adriano Silva – Quando fui reitor de 2010 há 2014 eu procurei fortalecer a UNEMAT nos principais polos, e aqui em Cáceres naquela época nós criamos o curso de medicina em 2013. Fui o reitor que criou o curso de medicina, porque eu já visualizava, se pegar no Brasil nós temos mais de 5 mil municípios, e todos os municípios que tem curso de medicina viram um polo de saúde. Cáceres já é um polo de saúde e vai melhorar cada vez mais com o curso de medicina. Mas nós também queremos colocar Cáceres como referência na educação, a UNEMAT já tem 13 cursos, tem pós graduação, mestrado e doutorado, temos uma linha de pesquisa interessante, temos o IF aqui, temos algumas particulares, porque é uma cidade com qualidade de vida boa e custo de vida baixo. Então, pode virar um grande polo da educação, porém, para isso, precisamos melhorar a cidade. Ela precisa de um urbanismo melhor. Acredito que Cáceres ainda vai ser uma grande referência em saúde, mas para isso, foi preciso criar lá trás o curso de medicina, que já foi pensado para ser ofertado para os alunos mais pobres que moram no interior, e isso está provado porque muitos não tinham condições de estudar, só tinha a UFMT. Hoje tem a oferta aqui no interior e esse curso se você for no hospital regional você vai ver vários estagiários nossos da medicina e enfermagem trabalhando, muito legal o projeto, e vários desses não vão embora, ficam aqui como profissionais. Fora outros professores de gabarito que estão vindo para cá para dar aula e acabam instalando projetos profissionais aqui também. Então, está virando um aglomerado de saúde aqui e acredito que isso possa gerar qualidade de vida, emprego e renda.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(7) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

Souza - 18-08-2019 13:56:39

É uma pessoa intragável não gosta de gente só gosta de status. Caceres continuará Na merda.

Responder

2
0


Tania - 18-08-2019 09:24:28

Cruzes

Responder

2
1


Marcos - 18-08-2019 09:23:54

Tamos juntos por uma Cáceres melhor

Responder

1
2


Cleiton - 18-08-2019 09:22:41

Professor Adriano Silva reúne competência para representar e administrar a cidade de Cáceres. É importante lembrar que enquanto reitor da Unemat foi o responsável pela expansão da universidade pelo estado de MT. Propôs uma política de valorização e qualificação profissional...

Responder

1
1


Maria José - 17-08-2019 20:16:11

Esse não ganha, o povo não gosta dele, a história dele na época de reitor da UNEMAT queima a imagem dele

Responder

1
2


Generoso Gomes - 17-08-2019 15:39:32

Quero cumprimentar o inteligente e competente lider do DEM-MT Sr.Julio José de Campos, pela iniciativa de lançar e valorizar o nome do Professor Adriano Silva, suplente de Deputado Federal para disputar o cargo de Prefeito Muncipal de Cáceres, é um homem honrado e preparado para ser o novo Prefeito de nossa cidade. Vamos enfrente Adriano....

Responder

3
2


Cacerense - 17-08-2019 11:01:48

Professor Adriano Silva reúne competência para representar e administrar a cidade de Cáceres. É importante lembrar que enquanto reitor da Unemat foi o responsável pela expansão da universidade pelo estado de MT. Propôs uma política de valorização e qualificação profissional...

Responder

4
5


7 comentários