Lista de candidatos do DEM à prefeitura de Cuiabá é furada | MUVUCA POPULAR

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019

POLÍTICA Terça-feira, 08 de Outubro de 2019, 04h:56 | - A | + A




Candidatos laranjas

Lista de candidatos do DEM à prefeitura de Cuiabá é furada

Imprensa cogita nomes que não tem chance alguma na disputa


Muvuca Popular

A imprensa cuiabana revelou nesta segunda (07), uma lista de possíveis candidatos a prefeitura de Cuiabá pelo DEM, na disputa eleitoral do ano que vem. O partido é o mais forte do estado, comanda o poder central com o governador Mauro Mendes, a chefia do poder legislativo com Eduardo Botelho e ainda tem um senador da república, Jayme Campos.

A lista do democratas saiu numa afronta velada à primeira-dama, Virgínia Mendes, após ela revelar sua simpatia pelo chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho. Demais secretários e políticos que orbitam o Palácio Paiaguás, se sentiram diminuídos, e plantaram outros nomes, que inclui Alberto Machado (“Beto 2 a 1”), Eduardo Botelho, Gilberto Figueiredo, Rogério Gallo, o próprio Mauro Carvalho e Roberto França.

Primeiro erro na lista é que faltou o principal nome do DEM, o 'bate estaca' do governador e presidente regional da sigla, Fábio Garcia, até então à frente na corrida pela vaga de candidato maurista à prefeitura de Cuiabá.

Quanto aos outros nomes, Eduardo Botelho, por exemplo, já deixou claro que não entra na disputa e tem uma preferência muito particular pela reeleição do atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB). Botelho, inclusive, já disse que não será 'toureado' pelo partido, ou seja, quer que sua posição seja respeitada.

O segundo da lista, Rogério Galo, seria um bom nome, mas está mesmo sendo preparado para suceder o próprio Mauro Mendes como governador, e de bate pronto já recusou qualquer candidatura no momento. Ao MPopular, Galo disse que está completamente focado na gestão estadual, que está sendo saneada.

Roberto França, por sua vez, já jogou a toalha na última semana, dizendo que estava se recolhendo momentaneamente. O que não foi dito é que França está inelegível, devido a processos que acumula após sua passagem pela prefeitura, de onde saiu e depois não conseguiu sequer ser eleito para deputado estadual, amargando uma suplência. Algumas aposentadorias e um programa líder de audiência garantem ao 'gordo' uma vida tranquila, cuidando dos netos, como sempre disse que queria ficar nesta altura da vida.

Quanto a Gilberto Figueiredo, não passa de um boi de piranha, sem liderança nem serviços prestados que o credenciem a uma disputa dessa magnitude. Foi pífio como vereador mas tem se sobressaído como secretário, ao menos encerrando um ciclo de chefes da pasta da saúde que não tem mandado de prisão por incompetência (descumprimento de ordem judicial), ao menos por enquanto. Fora isso, nada de extraordinário, a não ser a lealdade canina ao governador. Serviria como um bom candidato laranja.

O único da lista que se salva é o próprio Mauro Carvalho, preferido da primeira-dama e amigo de infância do governador. Desfruta total confiança do grupo, mantém o sorrisinho no rosto (simpatia), além de ser extremamente solícito, atendendo todos que o procuram. A citação de Virgínia não foi à toa.

Por sua vez, o Beto dois a um, cujo apelido grudou e não sai mais, é um operador de bastidores nato. Foi disputado a tapa por Mauro Mendes e Eduardo Botelho (Governador e Presidente da Assembleia), hoje é o braço direito de Mendes, tem mais poder que muitos secretários, mas a humildade suficiente de permanecer no seu lugar. 

A candidatura do DEM, portanto, se for pra valer, vai ter Mauro Carvalho ou Fábio Garcia, ambos com visibilidade política mas ainda sem apelo popular, algo superável em uma campanha midiática com o poder de fogo que o governo tem.

Qualquer outra alternativa pode soar apenas como massagem de ego, ou mesmo um aceno de que a investida não será para derrotar Emanuel, mas uma estratégia para sangrá-lo nas eleições do ano que vem, através de algum candidato laranja, afim de facilitar a reeleição de Mauro Mendes em 2022, que vê no prefeito cuiabano um inimigo potencial. 
Em tempo: Embora o DEM tenha que afunilar sua lista para chegar a um nome, a disputa pela prefeitura de Cuiabá no próximo ano será bem inflacionada. Candidatos de todas as matizes políticas e partidos estão brotando todos os dias. Será, sem sombra de dúvida a eleição mais disputada da história.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(3) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

Carlos Nunes - 08-10-2019 09:08:34

A Convenção Partidária, que escolherá a GISELA SIMONA, acontecerá em Agosto/2020...não vão fazer igual ao que fizeram com a Juíza SELMA, começar a vida da GISELA a partir de janeiro/2020...com a Juíza começaram a fuçar a partir de Maio/2018, pra ver se ela movimentou conta bancária, fez empréstimo, contratou profissional. Ora, ANTES da Convenção Partidária e do Registro da Candidatura, ninguém é candidato a nada...nem a porteiro de cemitério. TRE/MT só pode meter o bedelho a partir do registro da candidatura até a contagem final dos votos. Antes disso é irregular. Vai que a pessoa nem vá pra Convenção, nem passe nela. Já teve um Juiz Federal famoso, que até renunciou ao cargo pra ser candidato a Governador, nem passou na Convenção porque o partido passou uma rasteira, pois tinha outros interesses. Essa intromissão na vida da Juíza, pra saber o que aconteceu ou deixou de acontecer ANTES da Convenção...já entrou pra história política do Brasil. Foi a Gênese da Cassação. Se a GISELA não abrir o olho...a turma, que não gosta de Mulher na Política, vai fazer a mesma coisa com ela.

Responder

4
0


Carlos Nunes - 08-10-2019 08:55:50

Melhor candidata a Prefeita de Cuiabá...GISELA SIMONA. Isso se a turma que não gosta de Mulher na Política deixar. Já tão falando que a GISELA é principiante na Política, que devem escolher um político tarimbado, entendido no assunto. Vôte! Tio Datena passou vários dias falando sobre os tais dos políticos tarimbados...dividiu-os em duas classes: 1) aqueles que pecaram pela Corrupção...e agora um bando de delatores premiados apontam pra eles e disparam: Esse? Pediu propina também. Teve alguns que foram pegos até enchendo os bolsos com pacotes de dinheiro. Sobrou dinheiro pra encher os bolsos, mas faltou pra Saúde como sempre, uai. 2) aqueles que pecaram pela Omissão...viram tudo de mal acontecer no país, e não fizeram nada. Teve alguns que até fingiram que nem viram. Assim sendo é melhor a GISELA mesmo...inexperiente nessa Política, mas que pode aprender rapidinho. Só não pode ser nem Corrupta nem Omissa, que tá bom demais. É fácil administrar Cuiabá...só precisa da palavrinha mágica, chamada HONESTIDADE. Se houver HONESTIDADE (tudo com letra maiúscula) com o pouco faz muito...e com o muito faz muito mais. Cuiabá nunca teve uma Mulher como Prefeita, apesar que 52% dos Eleitores são Mulheres...então é bom a gente pelo menos ouvir as propostas da GISELA...se ela nos convencer, podemos cravar o voto nela. Por que não? Pode ser a GISELA, com uma condição sine qua non...RENOVAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL. Cartão vermelho pra muitos vereadores, só devem ser reeleitos os melhores. Uma nova Prefeita, mais um Câmara Renovada, pode fazer a diferença.

Responder

6
4


Diego - 08-10-2019 05:31:21

Ninguém tira reeleição do palitó

Responder

5
4


3 comentários