Prefeito garante solução para pacientes e funcionários da Santa Casa | MUVUCA POPULAR

Sexta-feira, 22 de Março de 2019

POLÍTICA Sexta-feira, 15 de Março de 2019, 18h:30 | - A | + A




Medidas Emergenciais

Prefeito garante solução para pacientes e funcionários da Santa Casa

Emanuel Pinheiro (MDB) divulgou que irá realizar uma ação humanitária

Por: Redação

 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), divulgou durante coletiva nesta sexta-feira (15), que irá realizar uma ação humanitária na Santa Casa, para que os tratamentos dos pacientes sejam garantidos e para que situação salarial dos funcionários seja também resolvida. “O que a Santa Casa fez com seus pacientes foi uma violência contra a vida humana”, declarou.

No entanto, o gestor criticou a instituição por ter agido de forma ilegal ao suspender os serviços sem notificação prévia de no mínimo 90 dias, vide lei 8.666/93 das licitações e contratos, que proíbe a rescisão ou suspensão de serviços de instituições contratualizadas sem aviso.

Desta forma, Emanuel garantiu que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), juntamente com a Procuradoria Geral do Município (PGM), devem dar procedimento jurídico ao caso para responsabilizar os dirigentes que prejudicaram a saúde da população.

Em virtude dos direitos dos usuários do SUS à assistência hospitalar e ambulatorial contínua e ininterrupta, os pacientes da Santa Casa foram realocados para outras unidades hospitalares contratualizadas, os pacientes com horários agendados também serão reagendados e realocados.

Os pacientes com problemas renais, que fazem hemodiálise na Santa Casa, devem ser acolhidos pelos prestadores de serviços de tratamento renal CNEC, Clinemed e CTR. Já os pacientes diagnosticados com câncer, serão hospitalizados pelo Hospital de Câncer e Hospital Geral.

“São 652 pacientes em tratamento contra o câncer, sendo cerca de 40 crianças. Deste total 70% são pessoas vindas de cidades do interior e apenas 30% de pacientes da Capital. Ou seja, Cuiabá está absorvendo sozinha a demanda de todo o estado, então é justo que o Governo também ajude com recursos para conseguirmos resolver o problema”, ressaltou Pinheiro.

Sobre os funcionários da Santa Casa, que não recebem salários há meses, Emanuel divulgou uma agenda de reuniões com instituições como Governo do Estado, Ministério Público, Tribunal Regional do Trabalho e Ministério da Saúde para encontrar auxílio na busca de recursos.

“Os funcionários estão com quatro folhas salariais atrasadas além do 13º. A Prefeitura não deve mais nada para a Santa Casa, mas mesmo assim vamos em busca de uma solução. Só faremos o adiantamento de mais recursos para o hospital se tivermos uma garantia de que esse dinheiro será usado exclusivamente para pagamento dos servidores”, finalizou.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(1) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

Luiz - 17-03-2019 19:25:44

Esse mentecapto tá com gozação com os usuários e paciente dessa instituição, o caus na Santa casa tem patrocínio do governo municipal e estadual como sempre pela sua ineficiência em gerir recursos públicos desde do governo Blairo, até a data de hoje, compras os serviços das instituições e não querem pagar, isso e a realidade desse engodo, Elem de uma tabela, do SUS defasada em relação aos atuais procedimento médico e hospitalar existem, e com constante atraso nos repasses dificulta e ajudará a fundar ainda mais a crise nas instituições que atende o sistema SUS. Que se não buscarem urgente um pacto pela Saúde Vai entrar em colapso total, e o que era ruem vai ficar pior, se esses caloteiro aos iveis de ficar com blá blá blá blá tem que a apresentação de uma política públicas para área da saúde, se é municipalista, estadulista ou federativa a saúde precisa de ações e de decisões desses incompetentes gestores. Só piada

Responder

2
0


1 comentários

coluna popular
“Na gestão passada a Santa Casa funcionava”
Senadora mato-grossense tem "contato direto"
Arena não é só para futebol
Presenteada com salário de 13 mil
Renegociação faz povo pagar conta por 20 anos

Últimas Notícias
21.03.2019 - 18:16
21.03.2019 - 17:00
21.03.2019 - 16:12
21.03.2019 - 15:08


Emanuel Pinheiro

Valtenir Pereira

Procurador Mauro

Gisela Simona

Lúdio Cabral

Janaina Riva

Juiz Julier

Mauro Carvalho

Fábio Garcia

Ulysses Moraes

Pedro Taques

Victório Galli

Nenhum deles



Informe Publicitário