Reforma da Previdência sob no telhado e Paulo Guedes vai junto | MUVUCA POPULAR

Domingo, 25 de Agosto de 2019

POLÍTICA Sexta-feira, 24 de Maio de 2019, 16h:02 | - A | + A




Ameaça com demissão

Reforma da Previdência sob no telhado e Paulo Guedes vai junto

Ministro da Economia ameaça com demissão e Bolsonaro está inclinado a aceitar


De Brasília (Agência RBC News)

 

A proposta de emenda constitucional (PEC) da reforma da Previdência, ao menos da forma como o Palácio do Planalto enviou ao Congresso Nacional subiu no telhado desde a última semana. Não há, inclusive entre os partidos da base aliada, muita gente disposta votar cegamente na íntegra da proposta elaborada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Por esta razão, já se desenha, a partir da Câmara dos Deputados, um texto alternativo ao do governo de Jair Bolsonaro.  

É por esta razão que o ministro começou a ameaçar desde a manhã desta sexta-feira (24) a pedir o boné caso a proposta não seja aprovada com o texto original. Não é a primeira vez que Paulo Guedes faz este tipo de ameaça. Em outras duas vezes já esperneou. Desta vez afirmou peremptório: "Pego um avião e vou morar lá fora. Já tenho idade para me aposentar".  

Como antes, Paulo Guedes costuma pintar um quadro catastrófico caso a reforma não seja aprovada. "A Previdência é hoje um buraco negro, que engole tudo ao redor. O déficit tem crescido cerca de 40 bilhões de reais por ano. A reforma é urgente, porque os mercados não vão esperar muito mais. Eles fogem antes. A engolfada pode vir em um ano, um ano e meio", afirmou, após ameaçar sair do governo.  

Só que agora, ao contrário das vezes anteriores, o ministro da Economia não recebeu uma resposta desconsertante do presidente da República. "Ninguém é obrigado a continuar como ministro meu”, afirmou Jair Bolsonaro.  

“Logicamente, ele tá vendo uma catástrofe e é verdade, concordo com ele, se nós não aprovarmos uma reforma realmente muito próxima a que nós enviamos para o parlamento. Paulo Guedes não é um vidente e nem precisa ser pra entender que o Brasil será um caos econômico sem a provação dessa reforma", acrescentou.  

A declaração do presidente está sendo interpretada como uma reação à sua dependência, desde ainda na campanha eleitoral, do economista e banqueiro Paulo Guedes. É ele quem dita não apenas a política econômica, como quase todas as demais ações do governo, especialmente onde é preciso pagar custeios e fazer investimentos.  

Uma das razões da crise recente de Bolsonaro com sua base aliada foi o desmentido na semana passada de que cancelaria os cortes na Educação, às vésperas dos protestos de professores e estudantes, no dia 15. O presidente havia anunciado a desistência dos cortes para os líderes dos partidos da base em reunião no Palácio do Planalto e alguns deles imediatamente começaram a divulgar.  

Mas a reação do ministro Paulo Guedes também foi imediata e tratou de desautorizar a declaração presidencial. Este é o fato mais recente, contudo, desde o início do governo há uma coleção de confrontos entre Bolsonaro com o seu “posto Ipiranga”, pois o ministro sempre o desautoriza nas declarações que envolvem direta e indiretamente questões econômicas.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(14) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

Carlos Nunes - 26-05-2019 11:47:17

Continuando meu comentário anterior...que quiser saber a verdade sobre essa Reforma da Previdência, fabricada pelo tio Guedes, é bom assistir, pelo youtube, uma palestra da professora, Doutora em Economia, DENISE LOBATO GENTIL, intitulada "Professora da UFRJ desmonta Reforma da Previdência". Tá explicado porque tio Guedes quis tornar sigiloso os dados da Previdência pro povo brasileiro. É, BOLSONARO, tá comprando é Gato por Lebre...tá pensando que essa Reforma do tio Guedes é grande coisa (lebre suculenta)...mas é apenas um Gato vira-lata...RUIM PRA BURRO. Seria bom o BOLSONARO convocar URGENTEMENTE, a Dra. GENTIL pra formular um Novo Projeto de Reforma da Previdência, que beneficie o POVO BRASILEIRO.

Responder

1
0


Carlos Nunes - 25-05-2019 17:46:46

Meu caro Alexandre...pra entender um pouco de Previdência, tem que assistir, pelo youtube, as aulas da professora, Doutora em Economia, DENISE LOBATO GENTIL, que contestou o Projeto de Reforma fabricado pelo tio Meirelles, e contesta também o Projeto fabricado pelo tio Guedes. Essa professora devia ser ouvida, devia ser entrevistada, ou fazerem uma matéria jornalística, reportagem com ela...Por que a Imprensa não faz isso? Eis a questão. A Dra. GENTIL fez a sua tese de Doutorado em cima da Previdência Brasileira, é uma das pessoas que mais entende de Previdência no país. É preciso realmente fazer uma Reforma da Previdência, mas não essa fabricada pelo tio Guedes...essa é cópia da Reforma fabricada pelo tio Meirellles, piorada. E olha que nem sei qual é o partido político da Dra. GENTIL, nem se ela mexe com política. Já assisti vários vídeos dela pelo youtube, e achei muito coerente. Previdência no Brasil faz parte de um Sistema de Seguridade Social complexo, não se baseia apenas nas contribuições previdenciárias. Cada medida errada dos governos retiraram muito dinheiro da Seguridade, com prejuízo na Previdência. Teria que abrir a caixa preta, pra avaliar quanto de dinheiro da Seguridade foi desviado pra outras finalidades, do FHC até o Temer. Aí, fechar esse ralo dessa saída do dinheiro. Dinheiro da Seguridade tem que ficar na Seguridade...

Responder

3
0


alexandre - 25-05-2019 17:12:35

Os dados da previdência estão na transparência, são deficitários, tá comendo o orçamento público, prejudicado saúde, educação, investimentos, que geram empregos, ignorar o problema, foi o que todos os governos anteriores fizeram, o sistema não se sustenta, um sistema de castas querem manter privilégios..

Responder

0
1


Carlos Nunes - 25-05-2019 16:08:12

A Reforma da Previdência no Brasil é totalmente diferente que a da Grécia...lá a Previdência só tinha uma fonte de dinheiro, a contribuição dos previdenciários...aqui no Brasil a Previdência faz parte de uma Sistema de Seguridade Social complexo. Segundo a Dra. DENISE LOBATO GENTIL, a primeira coisa a fazer é abrir a CAIXA PRETA desse Sistema, pois tão desviando dinheiro dele, pra outras finalidades, faz tempo...até a Ponte Rio-Niterói foi feita com dinheiro da Seguridade Social. Virou um saco sem fundo...Abre essa CAIXA PRETA, e acaba com os desvios...dinheiro da Seguridade tem que ficar na Seguridade. Enquanto abre essa caixa preta, convoca os maiores Mestres, Doutores, em Matemática Atuarial, a ciência que trata de Seguros, Previdência, etc, Cada Mestre e Doutor tem um Modelo de Matemática Atuarial que pode ser aplicado no Brasil...escolhe aqueles que forem os melhores pro povo brasileiro, uai. Segundo pesquisa, a média de vida do brasileiro é de 75 anos de idade, quem passa disso já tá lucrando...Ora, nessa visão o homem que vai aposentar com 65 anos de idade, só vai usufruir da Previdência 10 anos (65-75). Fazendo as contas, se uma pessoa começa a trabalhar com 18 anos de idade, e ficar contribuindo com a Previdência até completar 65 anos...vai contribuir 47 anos, pois não vai parar porque não pode ficar desempregado, sem dinheiro. Contribui 47 anos, e usufrui da Previdência 10 anos? Por que será que tio Guedes fez sigilo sobre os dados da Previdência? Não quer que ninguém saiba da realidade sobre a Seguridade Social e a Previdência? É estranho isso...

Responder

3
1


ira - 25-05-2019 16:00:43

vou assistir de camarote essa humilhante passeata bolsonaro, vai ser pingo de gente por toda parte, você perdeu bozo

Responder

1
2


Mariazinha - 25-05-2019 10:18:01

Esta reforma .é só para PAGAR BANCOS , e turbinar seus ganhos . Já foi mais que provado que a Previdência NÃO È DEFICITÁRIA !!! A RDU é o calo ,mas fazem de contas que não ouvem. Quem está PAGANDO especilistas de araque ,Globo e midia em geral Jovem Pan tem até slogan ,Ratinho , Silvio com cachés milionários ??? Quem paga ? OS BANCOS que vão arrecadar 380.000.000.000,00 TREZENTOS E OITENTA BILHÕES só no primeiro ano !!! Vão ser criados FUNDOS para administrar esta grana toda ,como no Chile !!! Só que no CHILE foram criados 22 VINTE E DOIS FUNDOS ,para tal finalidade !!! Dos vinte e dois VINTE FALIRAM ,ou seja ROUBARAM o dinheiro dos pobres ,e o que se vê em santiago e no interior ,são VELHINHOS A PEDIR ESMOLAS !!! O Guedes quer um Fundo destes para roubar como fez no FUNPREVI do BANCO DO BRASIL !!! Pior mesmo é POBRE que nesta nesta CANÔA FURADA !!!

Responder

6
3


alexandre - 25-05-2019 10:03:15

Os petebas não entenderam, sem reforma, a aposentadoria não se mantém, não vai ter dinheiro, porque o sistema é inviável, a população está envelhecendo, teremos mais aposentados do que contribuintes, o país quebra em 2020, porque a esquerda não fez reformas necessárias a modernização do país e geração de empregos ? O populismo tem custos..

Responder

3
4


Carlos Nunes - 25-05-2019 09:03:42

Oh! Mariazinha...essa Reforma da Previdência, fabricada pelo tio Guedes, é impopular a beça. Os homens vão ter que trabalhar até os 65 anos, as mulheres até os 62 anos...não podem parar de trabalhar porque se pararem vão viver DE QUE? No nosso Mercado de Trabalho tem a tal da rotatividade da mão de obra...aí, se o cara ou a cara for mandada embora com 40 anos de idade, vai ser difícil pra burro arrumar um novo emprego...se forem mandado embora com 50 anos de idade vai ser impossível. Quase ninguém contrata trabalhador com mais de 40 ou 50 anos, ou contrata? Fico pensando esse montão de gente procurando emprego, e nada de conseguir...vão entrar na fila da nova classe que surgiu agora "OS DESALENTADOS" - aqueles que já desistiram de procurar emprego. Fico pensando que estarão nessa fila imensa, nossos filhos, nossos netos, nossos bisnetos, nossos tataranetos. Que vão olhar pra trás no tempo e dizer: como o nosso ancestral foi um bunda mole em deixar aprovar essa porcaria de Reforma. Reforma da Previdência é um assunto seríssimo...pois vai afetar várias gerações. Acho que mesmo que o Congresso Nacional aprove, devia ser submetida a um Referendum Nacional, pra ver o que os eleitores pensam. Senão esse Governo pode entrar pra história do Brasil como o Carrasco dos Velhinhos e Velhinhas. Quem tá fazendo a Reforma é o tio Guedes...Bolsonaro só tá comprando Gato por Lebre...tá pensando que é uma Lebre suculenta, mas é um Gato vira-lata.

Responder

3
4


Mariazinha - 25-05-2019 08:21:59

Sem essa de jogar a culpa da impopularidade no Guedes. O BOZÓ é muito ruím mesmo. Não sabe falar, articular.não entende de politica ,homofobico ,FISSURADO EM PÊNIS , corrupto ,torturador e MILICIANO !!! Acha mesmo que alguém tem culpa da sua impopularidade???

Responder

4
3


Carlos Nunes - 24-05-2019 20:25:06

Os telejornais tão repercutindo uma entrevista do tio Guedes, e ele sempre com a mesma estória: com essa Reforma da Previdência, em 10 anos, vamos "economizar" 1 Trilhão de reais. Traduzindo corretamente: com essa Reforma da Previdência, em 10 anos, vamos RAPAR o bolso dos Aposentados e Pensionistas 1 Trilhão de reais. Oh! Coitados...O que é melhor: deixar os 1 Trilhão no bolso dos Aposentados e Pensionistas ou encher o caixa vazio do Governo? Sinceridade, é melhor deixar no bolso dos Aposentados e Pensionistas mesmo, pois eles recebem o dinheiro com uma mão e pagam com a outra...movimentam as Economias Regionais, fazendo circular o dinheiro no Comércio, em Serviços, na Indústria...e no final o governo dá uma mordida nos 1 Trilhão, porque tem embutido taxas, tarifas, impostos, em tudo o que eles consomem. Falando em 1 Trilhão...a Imprensa divulgou que o Impostômetro acabou de acusar que até hoje o brasileiro já pagou mais de 1 Trilhão de reais. É melhor o governo conseguir muitos 1 Trilhões de várias maneiras: 1) combatendo a sonegação que dá muitos trilhões. 2) cobrando os grandes devedores, que somados dá trilhão também. 3) acabando com a Corrupção...bem essa dá até medo de pensar em quantos trilhões fica. Por que querem RAPAR o bolso dos pobres dos Aposentados e Pensionistas do Brasil?

Responder

4
2


alexandre - 24-05-2019 20:21:53

vamos as ruas no domingo, mostrar a força do projeto Bolsonaro e apoiar as reformas, contra a corrupção, o presidente da republica, é no executivo, o legislativo não manda no Brasil, são empregados do povo...

Responder

5
11


Eita - 24-05-2019 23:28:07

Não falou coisa com coisa... Kkkk

Responder

6
0


Ivo - 25-05-2019 04:07:34

Kkkk vc esta e desiquilibrado igual o meliciano do bolsonaro. Pior cego e aquele que ve e faz de conta que nao enxerga a verdade . Kkkk

Responder

5
2


Carlos Nunes - 24-05-2019 16:26:44

Tio Guedes vai ser a pedra de tropeço do BOLSONARO...vai jogar a sua popularidade lá embaixo, e depois que a popularidade cair, não levanta mais nem com reza braba. A fórmula dessa Reforma da Previdência, fabricada pelo Tio Guedes, é RUIM PRA BURRO. Fórmula: faço o povo brasileiro trabalhar MUITO mais, faço o povo contribuir MUITO mais com a Previdência, pra no final receber MENOS. Como fazer o povo trabalhar MAIS, contribuir MAIS...se não tem emprego, mas sim 14 Milhões de desempregados, mais 30 Milhões jogados no setor informal pra sobreviver, mais milhões de desalentados (pessoas que já desistiram de procurar emprego). Há uma contradição enorme nessa fórmula. A pessoa mais indicada pra fazer um Projeto de Reforma da Previdência pra ser debatida com os eleitores, os verdadeiros donos do Poder, através do voto, é a professora, Doutora em Economia, DENISE LOBATO GENTIL. Dá Carta Branca pra ela, que ela faz o melhor Projeto de Reforma...é só dar uma meta pra ela: que seja o melhor Projeto que beneficie o POVO BRASILEIRO. Reforma da Previdência não é pra encher cofre vazio do Governo, nem o bolso dos banqueiros. É pro povo.

Responder