Revelações do The Intercept: vem mais chumbo grosso por aí | MUVUCA POPULAR

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019

POLÍTICA Segunda-feira, 10 de Junho de 2019, 16h:54 | - A | + A




Irregularidades de Moro

Revelações do The Intercept: vem mais chumbo grosso por aí

Editores do site afirmam que não olharam nem 1% do material que recebeu da fonte


De Brasília (Agência RBC News)

 

Os editores do site The Intercept Brasil disseram hoje em entrevistas que estão apenas começando com a divulgação das informações que revelam crimes e irregularidades cometidas pelo ex-juiz Sérgio Moro, pelo procurador-chefe da Operação Lava Jato e outros personagens da força tarefa de Curitiba, entre os quais mais procuradores, juízes e policiais federais.  

Leandro Demori, editor-executivo, e um de seus fundadores, Glenn Greenwald, falando à Rádio Gaúcha e ao portal UOL, respectivamente, reforçaram que os documentos recebidos contém conversas, vídeos, áudios, arquivos, documentos, fotos, prints e tudo que se afaz num aplicativo de mensagens.  

“Eu diria que a gente olhou 1% do material. Não tem como quantificar, é muita coisa mesmo”, disse Demori. “É um material avassalador, muito vasto. A gente não está divulgando o tamanho do arquivo, mas em extensão é maior do que o arquivo Snowden", disse se referindo ao ex-agente da CIA (Central de Inteligência dos Estados Unidos), Eduard Snowden, que vazou para Greenwald documentos revelando o esquema de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês).  

O jornalista exemplificou o tamanho do material em poder do The Intercept: em apenas um dos grupos de procuradores no Telegram, chamado de “Incendiários”, foram resgatadas nada menos que 1,7 mil páginas de conversas. Demori revelou que além do chat privado entre Moro e Dallagnol, há vários grupos formados apenas por procuradores de Curitiba, e outros incluem também “procuradores de todo o Brasil”.  

Alguns grupos foram batizados com piadas internas ou referências à cultura pop – um deles, por exemplo, se chama” The winter is coming”, em alusão à série da HBO, Game of Thrones. Ao todo são cerca de 3 anos de conversas no Telegram a partir de uma fonte mantida em anonimato. O acesso ao material se deu semanas antes de Moro e Dallagnol terem o celular invadido, segundo divulgaram na semana passada.  

Ao falar com o portal UOL, o jornalista Glenn Greenwald, asseverou que "Moro era um chefe da força-tarefa, que criou estratégias para botar Lula e outras pessoas na prisão, se comportando quase como um procurador, não como juiz". E confirmou que o volume de material obtido por ele neste caso supera o da principal reportagem de sua carreira, o caso de Snowden.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(12) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

fiscal da geral - 11-06-2019 08:34:11

ACho muito bacana que tenha que aparecer alguém de fora pra expor a ferida dos brasileiros porque por aqui , na republica da bananeira tudo é lindo. Princípio basilar da administração pública é que o servidor só pode fazer o que está na lei. Ai o juiz esquematiza com o promotor o que é proibido, o juiz é a parte isenta no processo, não pode tomar parte de nenhum lado. Em outros casos a policia faz escuta clandestina e com base na escuta clandestina faz abordagem e diz foi denuncia anônima e fica apor isso mesmo. Enfim, o povo não consegue andar dentro da lei e quer que os bandidos obedeça a lei.

Responder

4
1


Alex r - 11-06-2019 07:48:47

Me espanta a burrice do Brasileiro... Defendendo bandidos , sim os 2 lados são canalhas e bandidos! Dai os sem caráter vão e apoiam qualquer um dos lados mesma sabendo que estão errados. Agora espero que mostrem conversas do moro com o Bolsonaro, pra todo mundo saber que houve sim venda de cargo!

Responder

4
3


Mariazinha - 11-06-2019 06:38:12

Enfim caiu a VAZA-JATO !!! A armação da condenação do Presidente Lula estava mais que clara ,e agora escancarou . O acerto entre o Moro e o Dallagnol está claro , e se revela promíscuo . A condenação sem PROVAS ,como mostra o INTERCEPT , até a desconfiança do Dallagnol ,questionando o Moro da veracidade da mesma .O Procurador disse ao Juiz ,que a prova não tinha veracidade ,mas o Moro insistiu para que o mesmo fizesse uma denúncia APÓCRIFA ,pois não havia TESTEMUNHA !!! Um CRIME ,cometido por uma QUADRILHA formada no seio da VAZA-JATO !!! O Juiz e o Procurador devem ser afastados ,e pagarem pelos seus crimes ,de FALSIDADE ,FORMAÇÃO de QUADRILHA ,ABUSO DE PODER ,ENRRIQUECIMENTO ILICITO ,VENDA DE SENTENÇAS ,e uma série de CRIMES !!! Onde realmente estava a QUADRILHA ???!!!

Responder

8
5


Vitor - 10-06-2019 22:24:19

Jornalzinho sem vergonha esse, tendencioso, publicando fake News, rackeado por um grupo mal intencionado, sejam mais profissionais, por favor

Responder

5
13


alexandre - 10-06-2019 19:33:10

Invadir dados telefônico, e-mail e de aplicativos , de um procurador e juiz federal de todo o Brasil, não é crime ?

Responder

7
17


Neide - 22-06-2019 08:56:43

Han han...na minha "singela" opinião, deixa de ser crime quando um juizeco vaza em rede nacional diálogo de uma presidente da república, inclusive pedindo "escusas" ao ministro do stf Teori, que lhe deu um puxão de orelha!! Aliás, quem matou Teori?

Responder

1
0


Cristo Santo - 10-06-2019 19:10:27

Esse Glenn Greenwald não é o mulherzinha parceira daquele gay substituto do Wilys?

Responder

10
12


maria - 10-06-2019 18:18:41

Atuou a margem da Lei ,a quem devia respeitar . A sua mulher vendeu acertos com Zucolloto ,ao Tacla Duran . O DD esta milionário ,depois da VAZA-JATO !!! Atuaram para tirar o Lula da disputa ,e acertou uma vaga ao STF !!! Como se chama isto? CORRUPÇÃO !!! CADEIA NESTES SAFADOS !!!

Responder

13
7


Carlos Nunes - 10-06-2019 17:13:32

Pois é, no Brasil, país das inversões de valores tremenda...traçar planos pra prender pra desmascarar corruptores e corruptos...É CRIME. Hoje no programa Opinião, os professores chegaram a uma conclusão: vão fazer a caveira do MORO, porque as investigações chegaram até OS PODEROSOS. Cadeia, no Brasil, ainda durante muito tempo será só pra pobre, p... e p... Mexeu com OS PODEROSOS não pode. Daqui a pouco vamos achar que nem existe Corrupção no país...SÓ INOCENTES. A gente já tava começando a acreditar na Justiça, pois colocaram na cadeia ex-presidentes, ex-governadores, ex-prefeitos, ex-senadores.

Responder

12
7


ze - 10-06-2019 17:10:04

a lava jato por hora, so recuperou 14 bilhoes de reais da super quadrilhas de ladroes petralhas!!!

Responder

11
12


Luciana - 10-06-2019 17:00:00

SUPER-MAN CAIU ..... to com dó das criancinhas birrentas que amam ele.

Responder

13
9


Olavo - 10-06-2019 23:05:57

Kkkk melhor que o seu barbudo, que te roubou né, e chama feminista de grelo duro... Aí tudo bem né é o Lula pode, cambada de aloprados, LULA AINDA TÁ PRESO BABACAS...

Responder

4
9


12 comentários