Vereador diz que militarização das escolas é um abandono a educação pública  | MUVUCA POPULAR

Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019

POLÍTICA Terça-feira, 16 de Julho de 2019, 15h:12 | - A | + A




Falso Patriotismo

Vereador diz que militarização das escolas é um abandono a educação pública

Cézare Pastorello (SD) criticou a medida sancionada pelo governador


redacaomuvuca@gmail.com

O vereador de Cáceres, Cézare Pastorello (Solidariedade), contestou a medida do governador Mauro Mendes (DEM) em militarizar as escolas públicas de Mato Grosso. Segundo o parlamentar, o sistema deve continuar privilegiando uma minoria, enquanto a maioria sofre com o esquecimento da rede pública.

“Mais unidades para selecionar, dentre todos os alunos, alguns privilegiados e manter o abandono na educação pública como um todo?”, questionou Pastorello.

Para o parlamentar, a proposta de “melhores índices de desempenho”, com o conceito de universalizar o acesso ao ensino público de qualidade, é apenas uma desculpa para entregar a educação na mão dos militares e se abster de vez da responsabilidade pública.

Ademais, Cézare aponta que o sistema de educação com critérios de admissão (filhos de militares e aprovados em prova eliminatória), só trará resultados melhores nas avaliações por conta dos alunos.

“A diferença não está no sistema militar ou não, e sim no alunado, que virá de famílias onde eles não precisam trabalhar no contra turno, fazem as refeições sem se preocupar com as do outro dia e têm acesso à internet em casa, computador, revistas etc”, frisou.

De acordo com o vereador, a militarização deve aumentar o distanciamento educacional e fomentar a disparidade entre os ensinos no estado, além de segregar os estudantes entre os privilegiados e os excluídos socialmente.

“A militarização das escolas é a forma mais rápida de aumentar os gaps educacionais, lavando as mãos para a educação como um todo. Porque são os esses pais dos alunos que conseguirão estar matriculados nas escolas militares que têm vez e voz. Aos excluídos, a sorte e a sobra.”, finalizou.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(14) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

Romoaldo - 17-07-2019 11:43:31

Um lampejo de sanidade na classe política! É exatamente isso que o governo quer, criar uma escola de elite para receber os alunos de elite, filhos das famílias que podem até pagar escolas particulares, mas que vão usar a desculpa da "disciplina" para matricular seus filhos nas escolas militares. Aos demais alunos, o abandono, pois, serão vistos como aqueles que não se esforçaram. Parabéns, vereador. Tens visão de conjunto e sociedade.

Responder

4
1


Ana do Cidade Nova - 17-07-2019 09:39:47

vereador, vai ler a lei, lá diz, todas as escolas ficam sobre a decisão da comunidade escolar aderir ou não. Nada esta sendo imposto! Vai legislar mais e melhorar a nossa cidade que esta feia!

Responder

2
2


CLEVERSON - 17-07-2019 00:19:50

discordo totalmente dos argumentos apresentados pelo vereador.

Responder

7
2


olavo - 16-07-2019 17:18:14

também concordo com o vereador, tem que Militarizar "todas as escolas" 100% sem exceção, passar todo o controle para o comando militar, e todos os professores, serem contratados, e gerenciados, ai sim, quero ver diretor, merendeira, e outros desviarem recursos da escola, pegou é cana, xadrez...

Responder

7
11


jose a silva - 16-07-2019 16:58:51

Segundo o parlamentar, o sistema deve continuar privilegiando uma minoria, Uai vereador, e a política, não privilegia uma minoria? Cáceres, no rol de habitantes, quantos já foram vereadores? Só dá repeteco! Dois pesos , duas medidas? Ah! Vai dizer que quem quiser se candidata e disputa, é livre para fazê-lo! Nas escolas é a mesma coisa. COMPETÊNCIA e OPORTUNIDADE!

Responder

7
5


alexandre - 16-07-2019 15:54:23

As escolas militares tem o melhor padrão, queremos o melhor para todas as escolas,para todos os alunos não escola do funk..

Responder

10
11


alexandre - 16-07-2019 15:52:13

Os militares não fazem parte da administração publica ? é claro que a administração civil na gestão das faculdades e das escolas falhou, pois a educação desgringolou, basta comparecer , não precisa estudar...

Responder

8
12


Neto - 16-07-2019 15:48:29

Precisamos de escola integral

Responder

12
0


Kiko - 16-07-2019 15:44:05

Quando se trata de escolas militarizadas, não significa que as Forças Armadas vão assumir a frente das instituições e melhorar a qualidade do ensino público. Significa, na verdade, que a Polícia Militar assume a gestão das unidades escolares. Apenas isso.

Responder

8
3


Andriano - 16-07-2019 15:41:26

Que tal fazer essas escolas para crianças infratoras? separar nossos filhos deles e dar mais segurança?

Responder

3
8


Jaquiline - 16-07-2019 15:40:04

não resolve os problemas da educação, isso não era para ser discutido já que não fará diferença na nossa situação

Responder

3
5


Eduardo - 16-07-2019 15:38:06

Não era escola sem partido??

Responder